Monthly Archive for August, 2009

Molho de Tomate com Proteína Texturizada de Soja (PTS)

tomatesImagem Stephanie Berghaeuser

O tomate é à base da culinária italiana, alimento funcional (além das funções nutricionais básicas, traz benefícios à saúde). É rico em licopeno, beta-caroteno, vitamina E e vários outros fitonutrientes.

O extrato de tomate tem sido associado como antioxidante (envelhecimento), risco de certos tipos de câncer como o de próstata, diminuição da pressão arterial sistêmica e com o fortalecimento da função imune, sendo que esta última alegação ainda precisa de mais estudos.

Apesar dos benefícios, é preciso verificar a origem e qualidade do fruto em função do uso indiscriminado de agrotóxicos, pois o tomate é uma das culturas mais contaminadas (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA). É recomendado comprar um produto de origem segura, lavar bem e descascar quando necessário. O ideal seria o consumo de alimentos orgânicos.

Lembrando, a proteína de soja também é um alimento funcional, auxiliando na redução dos níveis de colesterol. Então, mãos à obra!

Receita

  • Colocar 6 a 8 tomates maduros, cortados em 4, numa panela com 1 ½ xícara de água e cebola picada em 4.
  • Deixar cozinhar até diminuir o caldo.
  • Bater no liquidificador, coar e levar ao fogo novamente com alho, sal e orégano.
  • Acrescentar ½ xícara de proteína texturizada de soja e deixar cozinhar por alguns minutos.
  • Ao retirar, juntar 1 colher (sopa) de castanhas batidas no liquidificador.

Fonte: Nutraingredients-usa.com

Dra. Kilza Miranda - NutricionistaDra. Kilza Miranda é nutricionista formada pelo Centro Universitário do Leste de MG. 

Faz atendimento em consultórios em todo o Vale do Aço, em Minas Gerais.

É a responsável pelos blogs:

Dicas de Nutrição
Saúde e Receitas

Frases e Poemas na Web - Um pouco de cultura todo dia.

Exercícios abdominais

Uma pequena série de exercícios abdominais com a personal Bianca Vilela para você ganhar uma barriguinha reta e durinha. Não se esqueça que fazer exercícios aeróbios são fundamentais para perder gordura nesta região.

A incrível transformação de Renato Chocair

Renato Chocair Transformação -Incrível!!!

Essa é uma história realmente de conto de fadas, o ator Renato Chocair para atuar na peça Casamento à francesa, teve que engordar 70kg para atuar no papel de um marido traído pela esposa.

Inicialmente era para ele ser escalado como o amante, mas como ele gosta de desafios pediu ao diretor da peça para atuar no papel do marido, por isso na fase de ensaios que durou 3 meses, ele teve que engordar e não só ganhou peso como conseguiu ganhar 70kg!!!

O pior de tudo é que ele fez isso sem nenhum acompanhamento médico, porém eu acredito que ele se inspirou naquele filme Surper Size Me – A dieta do palhaço, onde o diretor Morgan Spurlock passou 30 dias comendo McDonald’s.

Eu digo isso porque Renato Chocair comia de 3 a 4 vezes por dia no McDonald’s e se entupia de doces, porém ao adquirir todo esse peso ele começou a conhecer os problemas que a maioria das pessoas obesas tem, como: pressão alta, colesterol, falta de circulação e arritmia cardíaca e confessou que por diversas vezes sentia dores de cabeça e tonturas durante a peça.

Depois de terminar a temporada ele se viu como um homem deprimido, descuidado e desempregado. Como alternativa pensou até em vender o seu carro para ir a um spa. Porém através de muita meditação ele visualizou que perderia o seu peso em uma academia de ginástica, mas ele admite que não foi fácil se livrar do vício dos doces, chocolates, bolos, massas e refrigerantes.

Ele diz que a sua sorte foi ter encontrado o body builder Roger Braga que lhe fez uma proposta de que poderia entrar em forma em 3 meses. Então ele começou um treinamento de 4 vezes por semana e que continha 2 sessões de aeróbio. Se alimentava 6 vezes por dia e segundo ele a sua dieta era composta basicamente de atum e batata. No café da manhã comia uma fruta com um suplemento alimentar de proteína.

As fotos abaixo não são após os 3 meses como eu tinha pensado, mas segundo a fonte ele conseguiu entrar em forma em 3 meses. Porém isso mostra que a força de vontade é fundamental para que você possa perder peso.  Eu tenho certeza que durante o processo ele pensou em desistir diversas vezes pois apesar dele não ter mencionado, com certeza foi um processo muito difícil. Mas o Blog da Dieta dá os parabéns ao ator Renato Chocair que conseguiu vencer a luta contra a balança e com certeza vai servir de inspiração para muitas pessoas e desejamos muito sucesso na sua próxima atuação.

Renato Chocair transformação - Incrível!!!

Fonte: Terra – Vida e Saúde

Temperos funcionais: Incremente seu prato e contribua para saúde de todos na sua casa

Temperos FuncionaisImagem Greg Gladman

A alimentação funcional deixou de ser um tabu e passou a fazer parte da vida das pessoas que se preocupam cada vez mais com sua saúde e de sua família. Abaixo tem uma tabela que mostra quais benefícios alguns temperos podem trazer a sua saúde. Usados no seu dia-a-dia podem dar um sabor especial aos pratos além de fazer bem, que é o mais importante.

TEMPEROS PROPRIEDADES
SALSÃO Indicado para flatulência (gases) e diurético.
ALECRIM Estimulante, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo e anti-séptico.
MANJERICÃO Sedativo, tônico, auxilia no tratamento da febre, infecções bacterianas e parasitas intestinais.
ALHO Melhora a circulação e purifica o sangue, e previne alguns tipos de câncer.
CANELA Ajuda na prevenção da osteoporose, sintomas da menopausa e controla a pressão sanguínea.
CEBOLA Antioxidante e digestiva.
COENTRO Auxilia no tratamento da ansiedade e como moderador de apetite.
ERVA-DOCE Combate tontura, náuseas, infecções intestinais e estomacais.
GENGIBRE Ajuda a tratar enjôos, combater infecções e prevenir doenças cardiovasculares.
HORTELÃ Estimulante. O pó da folha também é usado para combater parasitas intestinais.
LOURO Estimula o apetite e auxilia no tratamento da gripe.
ORÉGANO Antibacteriano, antibiótico, analgésico, sedativo. Auxilia na gripe e cólicas menstruais.
PIMENTAS Purificam o sangue, previnem doenças cardíacas e auxiliam no tratamento da obesidade.
SALSINHA Favorece o equilíbrio hormonal, alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais, e cistite, além de auxiliar no tratamento de cálculos e cólicas renais.

Se você preferir, clique aqui para baixar a tabela de temperos funcionais.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Propagandas anti-fumo

Para quem acompanha o blog sabe muito bem que eu sou um grande apreciador da nova lei anti-fumo que foi criada em São Paulo.

Hoje eu vi estas duas propagandas contra o cigarro que são super interessantes, pois mostra um outro lado, não o da saúde mas mostra um pouco do lado financeiro de quem gasta o seu dinheiro com cigarros.

Talvez no Brasil estas propagandas estejam um pouco fora da realidade pois os cigarros não são tão caros como aqui no Canadá, que chegam a custar até 8 dólares o maço com 25 cigarros.

Eu sei que em uma situação ideal seria que as pessoas deixassem de fumar por questões de saúde, e acredito que isto deva ocorrer na maioria dos casos, porém há pessoas que nunca vão deixar de fumar por este motivo, mas elas podem ser persuadidas a parar de fumar por outros motivos e que no final das contas vai melhorar a sua saúde e a dos outros que estão a sua volta, pois afinal de contas os fumantes passivos sofrem as mesmas consequências do que os fumantes.

Na propaganda a pergunta é: Você sabe o quanto de dinheiro você gasta com cigarros? Eu acredito que a maioria não sabe.

Por isso, faça um teste com o seu amigo(a) fumante e pergunte a ele(a) o quanto eles gastam com o cigarro, talvez isso possa ser algum incentivo a mais para eles pararem de fumar.

Blog Widget by LinkWithin