Comer virou uma religião

domingo, agosto 31st, 2008

Image courtesy of SXC

O americano Barry Glassner é um crítico da cultura alimentar contemporânea, autor do livro Os Segredos da Alimentação Saudável.  Segundo ele, a fixação por alimentos saudáveis rouba o prazer de uma boa refeição.

…Nos dias de hoje…um grande número de pessoas come como se seguisse uma religião. Temos rituais no preparo dos alimentos, no modo como comemos. Restaurantes são como templos e conferem status. Imaginamos que alimentos naturais serão especiais para nós de alguma maneira.

Sou a favor de uma alimentação saudável. Devemos ter uma dieta o mais equilibrada possível. Não significa idealizar certos tipos de comida. Por exemplo, comidas com altos teores de gordura são desconsideradas. A indústria criou os alimentos light. Mas a gordura é fonte de energia e também ajuda na absorção de uma série de nutrientes.

…Uma verdade óbvia é que as pessoas estão mais gordas porque comem demais. Mais do que precisam. Mas também há pessoas obesas que não comem muito. Como explicar isso? E outras que comem muito e são magras. Temos de olhar para as respostas da ciência, como casos de hereditariedade. E os hábitos das pessoas, como comer muito e não se exercitar.

…Por exemplo, alguém que sofre de diabetes não pode ingerir açúcar. Mas quem não tem, por que deixa o açúcar? Porque essa pessoa acredita que será melhor, quando na verdade pode até fazer falta dentro de sua dieta geral. Torna-se insuportável viver assim. A pessoa perde o prazer de se alimentar com o que gosta e enxerga a comida como algo negativo. Emocionalmente, não é saudável.

O que importa é manter pelo menos duas das refeições diárias balanceadas, consumindo uma boa quantidade de frutas, legumes e verduras. As pessoas precisam gostar do que comem.

Hoje, os vilões são alimentos com alto teor de gordura e carboidratos (pães, massas). O problema é que é muito difícil conseguir uma dieta saudável e prazerosa sem esse tipo de comida. É gostoso e ajuda o organismo a funcionar bem. Um bom exemplo de ex-vilão é o ovo. Há 20 anos, o ovo era demonizado por causa do alto colesterol. Hoje, os ovos são considerados um grande alimento porque têm muitos nutrientes e podem ser preparados e combinados em diferentes pratos.

…Coma suas comidas favoritas, mas em pequenas quantidades. O maior erro que as pessoas cometem é comer grandes quantidades de poucos itens. Aí não agüentam nem comer os pratos que mais gostam.

Nota do Blog

Concordamos com as idéias do Sr. Barry Glassner que diz que o mais importante é ter uma refeição balanceada.  Evitar de comer comidas que gostamos só vai te levar a frustração à constante batalha do peso.

O que as pessoas tem que compreender é que elas não ganharam todos os seus extra quilos em uma semana ou em um mês, por isso você não ira perder o seu peso em 30 dias e mesmo se perder não vai conseguir manter o peso perdido por muito tempo.

Por isso que nosso blog prega que o mais importante é a reeducação alimentar e saber diferenciar e escolher alimentos que são mais nutritivos, pois seguindo este caminho com certeza você ira atingir o seu objetivo, amém.

Revista Época

Se gostou deste post, assine o nosso RSS Feed

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Como os remédios para emagrecer atuam no organismo

sábado, agosto 30th, 2008

Estes são alguns sintomas que os remédios para emagrecer causam ao seu corpo.

– Antidepressivos: atuam na liberação de serotonina, um neurotransmissor que regula a sensação de saciedade. Remédios como a fluoxetina são indicados para pessoas com problemas de transtorno alimentar. Devem ser ingeridos estritamente com orientação médica.

– Derivados de anfetamina: os mais conhecidos são os princípios ativos femproporex e a anfepramona. Atuam no sistema nervoso central diminuindo o apetite. Podem causar dependência, irritabilidade, insônia, taquicardia, sensação de boca seca, dor de cabeça, constipação, problemas de pressão arterial e alterações de humor.

– Orlistate: a substância ativa do Xenical diminui em 30% a absorção da gordura absorvida pelo intestino. Considerado uma medicação segura, pode ser usado por tempo indeterminado desde que seja acompanhado de dieta.

– Rimonabanto: conhecido como “pílula antibarriga”, o princípio ativo diminui o apetite e a formação de gordura, principalmente na região do abdome. Com a redução da gordura da região, há uma melhora no diabetes, na hipertensão e no nível de colesterol e redução do triglicérides. O uso indiscriminado pode causar sensação de boca seca, náusea e enjôo. É contra-indicado em pessoas com histórico de depressão.

– Sibutramina: atua no sistema nervoso central, aumentando a sensação de saciedade. Baixo risco de dependência e de problemas arteriais. Apresenta probabilidade reduzida de efeitos colaterais como sensação de boca seca, irritabilidade, insônia e taquicardia.

Nota do Blog

Estes tipos de remédios só existem pois vivemos em uma sociedade que almeja resultados rápidos em um curto espaço de tempo. Você pode perder peso com estes medicamentos mas será que você vai conseguir manter o seu peso após terminar com o medicamento?

Eu aposto que não, por um simples fato, você não esta enfrentando o principal problema que te levou a ganhar peso que são os maus hábitos alimentares, ou você acha que vai engordar comento peito de frango com brócoli e salada?

Portal Terra – Saúde

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Saiba quantas calorias o seu corpo queima

sexta-feira, agosto 29th, 2008

Se você esta preocupado em saber quantas calorias você gasta por dia, não se preocupe mais, o link abaixo te levará ao “calories per day calculator” ou em português calculadora de calorias diárias.

Só mais uma coisa, você vai precisar saber o seu peso em libras e a sua altura em pés.  Não tem a mínima idéia?

OK, como nosso blog é bem bonzinho :) eu vou te dar o link.

Kg para Libras

Cm para pés

Calculadora de calorias diárias

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline