A dieta de Cambridge

quinta-feira, julho 16th, 2009

dieta-cambridge

Ao verificar as estáticas do meu blog hoje, eu verifiquei que muitas pessoas que tinham chegado ao meu blog através dos sistemas de busca, tinham feito através da pesquisa pela dieta de Cambridge.  Mas que eu me lembre eu nunca tinha escutado nada sobre esta dieta e resolvi dar uma pesquisada.

O que é a dieta de Cambridge?

A dieta de Cambridge foi desenvolvida em 1970 pelo Dr. Alan Howard na Universidade de Cambridge, Inglaterra.
Ela consiste em um programa de controle de calorias variando de 415 a 1500 kcal/dia.

É fabricada no Reino Unido, e foi lançada em 1984. Em 1986, a dieta foi ligeiramente reformulada para aderir às recomendações feitas pela Comissão sobre aspectos médicos.

Existem diferentes produtos dentre eles shakes, sopas, barras de cereal, chás entre outros.
A dieta é combinadas com a adição de sais minerais, vitaminas e ácidos graxos para reduzir a perda de nutrientes, que é uma característica típica de uma dieta de baixa caloria.

A minha opinião.

É seguro?
Conforme eu peguei as informações no wikipédia me parece que é, pois ela foi reformulada para atender algumas recomendações médicas.

Funciona?
Existem casos em que pessoas conseguiram perder peso, por isso eu não posso dizer que não funciona, afinal de contas, aqui no blog nós já mostramos um caso de um croata que perdeu 73kg com uma dieta de cebola e alho!

Porém eu não acredito que a perda de peso seja por uma longa duração, pois simplesmente esta dieta não te ensina a fazer boas opções alimentares, ela simplesmente te encentiva a comprar o produto que eles fabricam. E depois quando você enjoar das sopas, shakes e barrinhas de ceral, o que você vai comer? Quais serão as suas escolhas? Será que você vai ter aprendido alguma coisa sobre alimentação?

Estas são as grandes dúvidas que me vêem a cabeça quando eu leio algo em torno sobre estas dietas milagrosas onde mostram pessoas que perdem muito peso em um curto espaço de tempo.
No final das contas quem decide é você, mas se alguém pedisse a minha opinião eu recomendaria uma reeducação alimentar junto com exercícios.

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Quer viver mais e melhor? Ingira menos calorias

quinta-feira, julho 16th, 2009

Imagem Paulo Correa
valor-nutricional-tabela-calorias

Quem está em dieta sabe o quão importante é controlar a ingestão de calorias. Agora, pesquisadores descobriram que diminuindo o consumo de calorias não é bom somente para a sua cintura, mas também pode retardar o envelhecimento.

Um novo estudo da revista Science, pesquisadores investigaram mais de 70 macacos por 20 anos. Metade dos macacos seguiram uma dieta restrita em calorias porém muito nutritiva, em valores, eles consumiram 30% menos calorias do que normalmente comeriam. Enquanto, a outra metade comia o quanto quisesse.

No final, 53% dos macacos que seguiam a dieta ainda estavam vivos até ao final do estudo, em comparação com apenas 34% do outro grupo. Outro ponto importante, os macacos que comeram menos calorias permaneceram mais saudáveis por longos períodos de tempo. De fato, eles tinham 3 vezes menos probabilidade de desenvolver doenças relacionadas com a idade como o câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. Eles também apresentaram melhorias em relação a saúde do cérebro. “Todas estas mudanças ajudam a retardar o processo de envelhecimento”, diz o Dr. Richard Weindruch, autor e professor de medicina da Universidade de Wisconsin em Madison. Inclusive um outro estudo realizado por ele descobriu que a restrição calórica poderia ajudar a diminuir a perda de músculos com o envelhecimento.

Como macacos e seres humanos estão intimamente ligados, os resultados podem se aplicar a você, também. No entanto, o Dr. Weindruch é hesitante em recomendar uma redução de 30% de calorias para os seres humanos, dizendo que pode ser demasiado para a maioria das pessoas. “E se você reduzir muito o seu consumo alimentar, você poderá entrar em desnutrição”, diz ele. Se você quiser seguir este método, você deverá procurar um perito qualificado como um nutricionista que pode te acompanhar e de ter a certeza de que enquanto você está cortando calorias, você está recebendo todos os nutrientes que você precisa.

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline