Receita Light: Tofu com gengibre e legumes

Wednesday, February 17th, 2010

Imagem Randy Mayor

Tofu-com-gengibre-legumesEscorra o tofu enquanto você cozinha o arroz e prepara os legumes. Fazendo isso garante que o tofu fique marronzinho e firme. O broto de brócolis adiciona um doce apimentado. Você pode substituir o broto de brócolis por broto de alfafa ou omiti-lo completamente.

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 450 gramas de tofu extra firme
  • Arroz
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim escuro.
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco picado
  • 1 pimentão vermelho grande, cortado em tiras
  • 1 xícara de cebolinha, dividido
  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 1 colher de sopa de Shoyu
  • 1/4 colher de chá de pimenta preta moída na hora
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim torrado
  • 1 xícara de brotos de brócolis

Preparação

Coloque o tofu em várias camadas de toalhas de papel e deixe repousar durante 10 minutos. Cortar o tofu em cubos de 1 centimetro.

Prepare o arroz de acordo com o seu gosto.

Coloque 2 colheres de chá de azeite em uma grande frigideira antiaderente em fogo médio-alto. Adicione alho, gengibre e pimentão à panela, refogue por 3 minutos.

Coloque 3/4 xícara de cebolinha, o vinagre e o shoyu, cozinhe por 30 segundos. Retire da frigideira. Limpe a frigideira com toalhas de papel.

Coloque 2 colheres de chá de azeite em fogo médio-alto. Polvilhe o tofu com sal e pimenta preta. Adicionar o tofu a panela e cozinhe por 8 minutos ou até dourar (ficando marronzinho em todos os lados). Retorne a mistura de pimentão à panela e cozinhe por 1 minuto ou até ficar bem aquecido. Regue com o restante da mistura de tofu 1 colher de sopa de azeite de gergelin; coloque as sementes de gergelim. Sirva o tofu com arroz; no topo coloque o brotos de brócolis e 1/4 xícara de cebola que sobrou.

Dicas

Se você não tiver o vinagre de arroz, substitua com vinagre de vinho branco diluído em um pouco de água.

Se você não encontrar o óleo de gergelim, não existe um verdadeiro substituto, mas você pode fazê-lo. Pegue e cozinhe 1/4 de xícara de sementes de gergelim torrado, junto com 1 xícara de óleo de girassol (ou outro óleo vegetal), por 2 minutos. Misture em um liquidificador e deixe descansar por 2 horas, depois coe esta mistura para separar as sementes do óleo, voilá você tem o seu óleo de gergelim.

Caso você não goste de tofu substitua por frango.

Informação Nutricional

Calorias: 325 (28% de gordura)
Gordura: 10.2g (sat 2.6g, 2.7g mono, poli 4.6g)
Proteína: 28.2g
Carboidrato: 41.6g
Fibra: 6.2G
Colesterol: 0.0mg
Ferro: 7.6mg
Sódio: 603mg
Cálcio: 96mg

Fonte: myrecipes

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Caminha, um exercício simples e que todos podem fazer

Monday, February 15th, 2010

Mesmo sendo um exercício simples, caminhar traz vários benefícios para a saúde e contribui para o bom funcionamento do corpo.

Cerca de 30% das pessoas que deixam o sedentarismo optam pela caminhada como uma alternativa para começar a fazer exercícios físicos.

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Bom carnaval a todos

Friday, February 12th, 2010

Imagem autor desconhecido
carnaval-2010

O carnaval começa hoje e para a grande maioria é motivo de cair na gandaia.

Eu não vou ser aquela pessoa chata e dizer que você não pode fazer nada e vai ter que manter a sua dieta, porque eu sei que para muitas pessoas não vai adiantar nada. :)

Mas algumas medidas são importantes você tomar. Por exemplo, a ingestão de líquidos. Em muitos sites e blogs você vai escutar a opinião de especialistas para beber muita água e/ou sucos naturais.

Eu concordo com estas dicas, mas não se esqueça que os sucos mesmo os naturais contém açúcar, por isso sempre que puder prefira a água e tome um suco uma ou duas vezes por dia no máximo.

Outra sugestão que você vai encontrar por ai, é de não beber bebidas alcoólicas porque elas desidratam, agora me fala a verdade, você não vai beber neste carnaval, certo? :D

Bom, agora para a grande maioria que vai encher a lata, que tal alternar uma bebida alcoólica com um copo de água, assim você vai beber menos, por consequência adquirir menos calorias e também vai estar se reidratando. Por experiência própria, eu te digo também que a ressaca do dia seguinte será menor. ;)

Curiosidades sobre gastos de caloria no carnaval

Se você pular carnaval por mais de 5 horas, você poderá gastar até 2500 calorias, é claro que vai depender da intensidade.

Caso você queira desfilar em uma escola de samba, o gasto fica em torno de 425 calorias.

Se for desfilar em um carro alegórico, já cai para 275 calorias.

Quem for participar em um bloco de rua ou trio elétrico por 2 horas, poderá gastar até 800 calorias.

Se for pular em um salão de festas pelo mesmo período, o valor calórico cai para 700.

Então eu desejo um bom carnaval a todos e provavelmente eu vou encontrar a grande maioria só depois da quarta-feira de cinzas.

Fonte : O Povo Online [gasto de calorias no carnaval]

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Exercícios para fortalecer e aumentar a estabilidade do joelho

Thursday, February 11th, 2010

transparencia
Esta é uma série de exercícios muito interessante para o fortalecimento do joelho.

Com certeza esta é uma série que eu vou praticar, porém eu sei que não vou fazer todos de uma vez só, pois será uma carga muito forte para o meu joelho, mas tenho certeza que com o tempo eu ficarei mais acostumado.

Uma outra vantagem sobre esta série é que você não precisa de nenhum equipamento ou aparelho, salvo o último que você pode utilizar um bloco ou mesmo juntar aquelas listas amarelas que ficam guardando poeira na estante. :)

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Tente outra vez…

Wednesday, February 10th, 2010

Imagem Luke Best
tente-outra-vez

Eu não sei porque mas hoje eu estou muito inspirado, apesar das minhas inúmeras falhas na minha dieta, eu decidi que nunca vou desistir de perder peso e conseguir ter uma vida mais balanceada.

Na minha última tentativa eu descobri que os exercícios são fundamentais para o meu sucesso, foi assim todas vezes que eu consegui perder muito ou pouco peso.

Porém, eu cheguei a conclusão que os 20 minutos de bicicleta que estava fazendo estavam sendo muito puxados, por isso eu comecei a pesquisar outras alternativas.

Eu encontrei um método de exercícios que duram 10 minutos e achei a ideia excelente, ele envolve um pouco de exercícios de força e cardio e o melhor é que você praticamente só usa o peso do corpo.

Se você quiser aumentar a dificuldade, você pode usar uns elásticos para criar uma maior resistência. Porém quando eu fui fazer os exercícios, eu cheguei a conclusão que eu ainda não estou apto para fazê-los, pois eles envolvem pulos e algumas posições que envolvem uma certa elasticidade, e isto aplica uma carga mais forte do que os meus joelhos podem suportar hoje.

Depois desta conclusão o mais natural seria de me sentir um pouco derrotado, mas é por isso que eu coloquei como o título deste post a música do Raul Seixas, tente outra vez.

Bom, eu gosto muito do Raulzito, por isso se eu falar que a letra desta música é muito boa (ou maravilhosa na minha opinião), você pode achar que é porque eu sou fã do Raul.

Mas veja esta parte da letra:

Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!…

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!…

Basta ser sincero e desejar profundo, eu acho que esta é uma questão fundamental para termos sucesso na dieta e depois de escutar esta música muitas vezes eu decidi que a batalha não está perdida.

Por isso, o que eu vou fazer? Eu vou aplicar o conceito dos 10 minutos de exercícios na bicicleta. Vou treinar com o estilo HIIT. E assim que eu estiver melhorando a minha forma física, eu vou poder fazer os outros exercícios.

Agora o meu lema vai ser…TENTE OUTRA VEZ.

Ps: Para quem não conhece a música ou tiver vontade de escutar, abaixo vai o clipe.

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline