Dicas dos visitantes

segunda-feira, fevereiro 16th, 2009

dicas2

Através do blog eu acabo recebendo muitas dicas, porém elas ficam um pouco escondidas nos comentários.  Hoje eu resolvi compartilhar algumas delas com todos os leitores, ai vai:

Dica do WDF

Caro Blogueiro. Você parece estar no caminho certo. Foi assim que eu também comecei a fazer em fevereiro de 2008, quando estava com 119 kg.

Hoje, contabilizei nessa manhã de domingo, após uma caminhada no parque (40 minutos) e mais 20 minutos de esteira, 100 quilos. Ou seja, perdi 19 quilos em 1 ano. Mas os resultados foram difíceis nos primeiros 4 meses. A dieta era de restrição alimentar, com aproximadamente 1200 cal por dia e mais hidroginástica (3 x por semana) e caminhadas. Perdi rapidamente 5 quilos, mas depois houve um longo período de estabilização.

Somente comecei a perder peso (em torno de 90 gramas por dia) quando mudei radicalmente a dieta. Aboli as farinhas brancas, o açúcar branco, as carnes vermelhas, o leite de vaca, o café, os adoçantes e mais algumas coisas. Sofri horrores nas 3 primeiras semanas. Tive dores de cabeça durante quase duas semanas. Era a tal da síndrome da abstinência, que passou na terceira semana.

Hoje alimento-me com aproximadamente 1500 calorias por dia e continuo perdendo peso. às vezes abro algumas exceções, como por exemplo pizza, ou algum doce. Mas somente raramente. Não sinto mais nenhuma falta da carne e do açúcar. Como peixe quase todos os dias. Meus níveis de glicose, triglicéride e colesterol baixaram significativamente e tenho, hoje, uma disposição invejada. Sinto-me com 10 dez anos menos que há um ano.

Meu conselho para você é manter um diário com todas as suas atividades, alimentação e peso. Eu construi uma planilha que alimento todos os dias. Isso me deu um “apoio” tremendo, mantendo-me sempre em meu objetivo.

Um outro conselho, leia o livro Ultrametabolismo de Mark Hyman. Foi à partir dessa leitura e estudo que consegui atinguir meus objetivos.
Boa sorte.

Dica da Gabrielle

Alex,

Acho que vc está no caminho certo. Nada de exageros. O importante sim é ter os exercícios como rotina e melhor a alimentação.

Fiz muitas dietas para emagrecer (vivi na sanfona), mas nunca fui obesa. No entanto me irritva sempre esse emagrece-engorda de 2 em 2 meses… Até que um dia me convenci de que a tal reeducação alimentar, que todo nutricionista fala (e que me irritava), é o caminho correto.

Estou a quatro meses na reeducação alimentar e inseri os exercícios na minha vida. Nada poderia ser melhor para o meu animo, me sinto viva, me alimento pensando no beneficio daquilo para meu bem estar físico e mental. Escrevo tudo que como como maneira de me organizar e saber + ou – quantas calorias estou ingerindo para ficar um pouco abaixo da minha TBM (enquanto ainda quero emagrecer).

Quantos quilos perdi nesses quatro meses? Ah! Menos do que perdia num mês da “dieta da moda” (engordava tudo no mês seguinte). Mas minha saúde, essa agradece e em mais um mês atinjo minha meta, de maneira sustentável. :)

Ah! Minha necessidade por doces (como a sua) eu respeito, e TODOS os dias como uma barrinha de 25g de chocolate amargo. Cabe perfeitamente na minha reeducação alimentar.

Abs e boa sorte! Vou acompanhar de perto.

Dica do Dennis Menezes

Junte o Wii com a bike … apesar de fazer os movimentos do Jogo de Tênis, não passa nem perto das calorias de que se pode perder com um …

Wii é “um a mais” , não “o” exercício do dia …

Eu consegui perder peso por mim mesmo também, não fazendo cálculos de calorias e tal … mas trocando alimentos , dando horários as refeições e comendo sempre a mesma coisa , variando os bons alimentos …

Vitamina de banana com aveia e semente de linhaça pela manhã e uma fatia de pão com queijo ou/e suco de laranja com 2 fatias de pão , é uma ótima pra começar o dia !

boa sorte e se empenhe , porque com certeza terá resultados se você seguir a risca o que disse … isso que mais anima!!

Dica do Desi

Durante toda a minha vida tive problemas com sobrepeso. Fiz muitas dietas, sempre perdendo peso e…. sempre retornando acima do que havia perdido. Isso complicou muito com péssimos hábitos alimentares que eram carreados principalmente por causa de bebidas alcoólicas. Cheguei a 125 kg. Lembro-me do dia que vi esse número estampado na balança; entrei em depressão. Mesmo assim levou um tempo para parar de beber. Quando fiz isso imediatamente perdi aproximadamente 10 kg.

Mas o peso estacionou por aí e, mesmo sempre controlando a alimentação, eu não conseguia baixá-lo. No começo desse ano (2008), depois de um período muito difícil atingi 119 kg. Novamente comecei a entrar em pânico. Iniciei então um regime bastante restritivo, consumindo em média 1100 calorias por dia. Tudo contadinho. além disso hidroginástica 3 vezes por semana. Perdi 5 kg rapidamente. Só que depois o peso estabilizou e não mais conseguia diminuir, enfrentando ainda o problema de que, em qualquer viagem que fazia (de 3 a 5 dias), engordava 3 a 4 quilos.

Foi então que li um livro (Ultrametabolismo), que me acendeu a vontade de mudar de vida e de dieta. Troquei uma série de alimentos, cortei os açúcares brancos, a farinha branca, as carnes vermelhas, os adoçantes e todo tipo de salgadinhos. Passei a consumir alimentos funcionais integrais. Aumentei meu consumo calórico diário para aproximadamente 1500 calorias, às vezes 1800. De repente comecei a perder peso sem fome, principalmente porque como 6 vezes por dia.

Além disso, aumentei as atividades físicas incluindo, além da hidroginástica, caminhadas na esteira ou no parque, exercitando-me durante toda a semana. Minha vida começou a mudar. Nessa segunda fase já perdi mais de 8 kg (em 3 meses).

Segundo a minha estatística, na primeira fase restritiva eu consegui perder algo em torno de 38 gramas por dia; na segunda fase eu perco aproximadamente 100 gramas por dia. O começo é difícil, mas os resultados obtidos valem a pena. Todos os meus exames clínicos melhoraram consideravelmente. Sinto-me disposto e muito confiante.

Então, mãos à obra, nesse e em outros sites existem muitas dicas excelentes para ajudar a todos. A minha dica é: nunca perca o controle do seu peso. Pese todos os dias mantendo um diário do peso perdido, quantidade de quilos perdidos acumulado, IMC progressivo e quantidade de calorias ingeridas. Para quem tem um pouco de conhecimento sobre a planilha excel vai ser muito fácil. Bem, no total, até hoje (14/12/2008) perdi 15 kg.

Caso alguém tenho alguma outra dica você pode deixar nos comentários ou pode me enviar por email clicando aqui.

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Minha dieta – Os 3 primeiros dias

sexta-feira, fevereiro 13th, 2009

montagem

Diferente da primeira semana que foi meio desastrosa, esta semana tem sido muito boa, por isso eu reconsiderei e resolvi que na terça-feira passada foi o primeiro dia da minha dieta.

Eu lembro que quando eu consegui perder peso em 1998, a minha meta não era perder peso mas fazer exercícios todos os dias de 5 a 6 vezes por semana, por isso eu acho que agora eu estou indo bem pois a minha meta é ficar 3 meses sem comer doces, é claro que perder peso é o objetivo geral, mas como eu estou focado em não comer doces, na minha cabeça a pressão é menor e pra te falar a verdade eu não sei porque mas é este o meu sentimento.

Quanto a dieta ela está indo bem, eu não mudei muito, na verdade eu não mudei nada, pois eu não costumava comer fast food ou comidas hiper calóricas por isso eu acredito que não precisarei mudar a minha alimentação.  Na verdade o que vai decidir se a minha alimentação está adequada ou não vai ser a minha pesagem oficial que vai acontecer na próxima segunda feira (16/02/09), se os números baixarem eu vou manter a mesma dieta, caso contrário vou fazer alguns reajustes.

Deste terça-feira (10/02/09) tenho feito exercícios todos os dias, eu não sou uma pessoa que funciona muito bem de manhã mas se eu fizer os exercícios logo quando eu acordo, antes do café da manhã, eu tenho uma tendência a manter o ritmo e não pular nenhum dia.  Hoje está sendo uma excessão, pois eu acordei muito cansado, quebrado mesmo, e ainda não fiz nenhum exercício e para ser sincero não tenho muita gana de fazer qualquer atividade física, mas podem ficar tranquilos que após terminar este post eu vou direto para a bicicleta.

A foto montagem acima é a prova que eu finalmente consegui terminar o meu calendário e ele está funcionando a todo vapor, depois vem a foto da minha “estação de exercícios” que é a bicicleta onde eu treino e depois eu jogando o wii boxe.  Diariamente eu estou fazendo a bike por 30 minutos e jogando o wii boxe por 10, combinando estes dois exercícios eu estou gastando uma média de 630 calorias em 40 minutos, acredito que será suficiente para perder peso, contudo os exercícios terão o mesmo método de avaliação da dieta, se eu não perder peso terei que revisar o meu conceito.

Desejo a todos um bom final de semana e espero ver todos vocês na segunda.

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Abdominais em pé

quinta-feira, fevereiro 12th, 2009

Para quem está fora de forma como eu um dos exercícios mais chatos são os abdominais, são difíceis e geralmente levam muito tempo para você se acostumar.  Hoje enquanto eu estava surfando na net me deparei com uns exercícios de abdominais em pé e achei que eles podem ser uma boa alternativa para quem tem dificuldades com abdominais.

Os vídeos são em inglês mas acredito que todos possam entender como os movimentos devam ser feitos.  Aqui vai algumas dicas:

Sempre preste atenção na sua postura, a sua coluna deve estar sempre reta.

Sempre use os músculos abdominais para a execução dos exercícios.

Tente fazer no mínimo de 15 a 30 repetições.

No segundo vídeo você pode fazer cada tipo de exercício por 1 minuto e descansar 1 minuto.

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Alimentos para quem corre

terça-feira, fevereiro 10th, 2009

Imagem SXC

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Os alimentos que não podem faltar antes e depois do treino são em primeiro lugar os carboidratos, pois são combustíveis para toda e qualquer atividade física e as proteínas, para recuperação muscular. Porém o conjunto de toda a alimentação adequada, equilibrada, antioxidante, integral, traz benefícios muito importantes. O consumo de carboidratos na alimentação de quem caminha fornece energia para a queima de gordura assim como a prevenção da queima da massa muscular.

Para potencializar o treino, o atleta deve ingerir carboidratos, pois são os combustíveis necessários para o acionamento do maquinário metabólico. Com o fornecimento de apenas proteínas, desviamos nosso metabolismo para outras queimas, principalmente da massa magra e não gorda, aumento risco de lesão e overtraining.

Algumas vezes sentimos dor na barriga durante a caminhada, por isso é necessário salientar que, para qualquer início ou acompanhamento de atividade física, vale a pena consultar um médico assim como um nutricionista para adequar e equilibrar a alimentação e avaliar o estado de saúde, para que não haja risco da atividade ser prejudicial ao invés de benéfica.

Dentre os benefícios para o atleta que caminha ou corre, está a melhora principalmente do intestino, que devido ao incremento dos movimentos peristálticos, facilita o transito intestinal. Intestino que funciona bem possui mais chances de absorver nutrientes e excretar toxinas corretamente.

Nossa saúde depende da saúde intestinal, pois é lá que são absorvidos muitos nutrientes assim como produzidos muitas substâncias essências no nosso organismo como a serotonina – neurotransmissor do bem estar, responsável pelo bom humor, sono etc.

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Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

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Minha Dieta – Update 1

segunda-feira, fevereiro 9th, 2009

Imagens Alex Costa

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A primeira semana da minha dieta não foi muito fácil e nem serve como um bom exemplo, pois teve dias que eu não fiz exercícios e outros dias que eu comi demais da conta, porém não vou ficar lamentando pois o negócio é seguir em frente e analisar o que eu fiz de errado e tentar melhorar.

O meu grande problema são os doces, tem dias que eu sinto uma vontade maluca de comer alguma coisa doce e fica meio difícil de segurar.  O problema é que se eu seguir assim eu posso até perder peso, mais fica difícil de mudar os hábitos e esse é o meu objetivo principal, pois mudando os meus hábitos o peso cairá com certeza.

Outro dia eu estava vendo um vídeo na internet chamado diggnation que é um podcast sobre o site digg, não tem nada a ver com dieta ou saúde mas eles estavam discutindo sobre um milkshake e o câmera, que é um cara que segue um estilo mais zen, disse que se você ficar 3 meses sem comer doces o seu paladar sofre uma alteração e quando você volta a comer os mesmos doces que você comia, você acaba achando-os muito doces.

Outro problema que eu tenho e este eu acredito que seja mais grave é que eu costumo procrastinar tudo, sempre deixando para amanhã.  Esta foto que está ai em cima é um cartaz que eu fiz e coloquei no meu escritório para eu manter um acompanhamento sobre as coisas que eu tenho que fazer.

O problema que que ele esta lá pendurado por mais de 1 ano e eu nunca coloquei uma única letra nele.  Por isso hoje eu decidi que eu tenho que botar este cartaz pra funcionar, então eu fui ao centro para comprar aqueles post-it e ao invés de escrever no cartaz eu vou utiliza-los, assim eu não preciso trocar o cartaz, eu só vou precisar trocar os post-it.

Essa ida até o centro serviu como o exercício de hoje, pois ida e volta deu mais ou menos 50 minutos e andar em -10 graus por 50 minutos não é mole, né?  Como curiosidade eu tirei algumas fotos, assim vocês podem ter uma ideia de como é a cidade no inverno, quer dizer um pedacinho dela.

Para concluir eu estou colocando dois objetivos para os próximos 3 meses.  O primeiro é de usar o cartaz para monitorar as minha tarefas.  O segundo é de ficar 3 meses sem comer doces e saber se é verdade se o nosso paladar pode mudar mesmo.

Isto dá para ter uma ideia do quanto já nevou, este monte de neve deve ter mais ou menos uns 2 metros de altura.

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Esta mancha que você esta vendo na calçada é um dos grandes perigos do inverno aqui no Canadá, o gelo derrete e forma uma fina camada de água que acaba se congelando e se você não tomar cuidado leva aquele tombo que você só percebe que caiu quando esta no chão.

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Apesar de estar -10 você pode perceber que a vida não para.  Esta rua é a Ste. Catherine que fica localizada no centro de Montréal.

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Uma fonte semi-congelada, se você reparar no lado esquerdo da foto dá pra perceber uma fumaça bem de leve, é que a água é aquecida para não congelar totalmente.

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Os ciclistas não param nem no inverno de dar as suas pedaladas.

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Eu queria ver a mulherada no Brasil sair de saia com -10 graus!!!

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Esta é a rua University, fica localizada no centro e fica em frente da entrada da Universidade McGill.

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Entrada principal do campus da Universidade McGill.

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Um dos prédios localizados dentro do campus da McGill.

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Outra foto do campus da McGill, que fica localizado no centro de Montréal.

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Acho que o futebol e o rugby vão ficar só para depois de abril, que é quando a neve começa a descongelar.

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Nem as criancinhas escapam das suas tarefas diárias no inverno.

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E esse sou eu com essa cara de mau!!! :)

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