O estresse pode causar aumento no peso

segunda-feira, outubro 20th, 2008

Imagem SXC

A tensão do dia a dia, o acumulo de tarefas, as discussões no trabalho e em família, horários apertados, o trânsito congestionado, tudo isso provoca o estresse, o grande vilão da vida atualmente.

Como conseqüência, as glândulas suprarenais, localizadas acima dos rins, acabam sendo hiperestimuladadas, produzindo altos níveis do hormônio cortisol. Normalmente, o cortisol e a adrenalina, também produzido pelas glândulas suprarenais, deixariam o nosso organismo mais esperto e preparado para se defender de situações de perigo. No entanto, podem causar um aumento no estoque de gordura, afetando mais as mulheres.

Segundo especialistas, quando as mulheres em geral deixam de dar atenção à família, elas sentem angústia e o corpo produz menos ocitocina, batizado pelo terapeuta americano John Gray, do hormônio do amor. Esta angústia dispara o gatilho da fome, normalmente levando a pessoa estressada a consumir doces.

Um jeito de driblar este vício é reservar 30 minutos do dia para você – fazendo exercício, meditação, ir ao cabeleireiro ou manicure, ler um livro, etc. Segundo Gray, “quando a mulher se cuida, além de ocitocina, aumenta a produção de serotonina”, e o risco de estresse diminui pela metade. Outra sugestão de Gray é começar o dia bebendo um copo de água com suco de meio limão e uma colher de chá de mel, assim limpando o organismo e estimulando o funcionamento do intestino, e portanto facilitando a perda de peso.

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline