Caminhar 3 vezes por semana melhora o condicionamento físico.

Imagem SXC

Especialistas em saúde de uma forma geral concordam que caminhar por meia hora, cinco vezes por semana, é o mínimo necessário para que haja benefícios para a saúde.

Mas segundo um novo estudo publicado na revista científica Journal of Epidemiology and Community Health, caminhar apenas três vezes por semana já é benéfico.

Os responsáveis pelo estudo, cientistas da Queen’s University, em Belfast, na Irlanda do Norte, disseram que a descoberta pode encorajar pessoas com estilos de vida sedentários a começar a fazer exercícios gradualmente.

Pressão Sangüínea

Participaram do estudo 106 funcionários públicos saudáveis, porém com estilos de vida sedentários, com idades entre 40 e 61 anos. Destes, 93 concluíram o programa.

Os voluntários foram monitorados durante 12 semanas. Nesse período, alguns receberam instruções de fazer 30 minutos de caminhadas vigorosas, cinco vezes por semana.

Um outro grupo caminhou apenas três vezes por semana e o resto dos participantes não mudou seu estilo de vida.

Todos tiveram seu peso, pressão sangüínea, diâmetro do quadril e outros indicadores de saúde medidos antes e depois do estudo.

Não houve mudanças no grupo que não fez caminhadas, mas nos dois outros grupos houve uma queda sensível na pressão sangüínea e no diâmetro do quadril.

Segundo especialistas, isso diminui os riscos de ataques cardíacos e derrames.

Os grupos que fizeram caminhadas também apresentaram melhoria no condicionamento físico geral.

Os pesquisadores envolvidos no estudo disseram que tais mudanças já são suficientes para fazer diferença nos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares pelos indivíduos.

Nota do Blog

Eu também sou uma prova de que você pode melhorar o seu condicionamento e consequentemente a sua saúde apenas caminhando. Infelizmente agora eu estou inativo pois tive um estiramento na perna esquerda, mas quando estava ativo caminhava todos os dias entre 60 a 90 minutos e consegui perder 5 kg.

O problema é que muitas pessoas não tem paciência para manter uma rotina e conseguir uma perda de peso constante. Todos querem resultados rápidos por isso optam por exercícios mais puxados porém muitos não conseguem manter o ritmo e desistem depois de 1,2 ou 3 meses.

Se você não tem muito tempo livre ou dinheiro para gastar em uma academia, tente caminhar e você vera que os resultados aparecerão mais rápidos do que você imagina.

Fonte: BBC Brasil

Esta entrada foi publicada em Exercicios, Pesquisas e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas a Caminhar 3 vezes por semana melhora o condicionamento físico.

  1. jonno disse:

    Alex,

    O exercício deveria fazer parte de uma rotina diária,ele é fundamental para melhorar a qualidade de vida.

    A maioria procura ela nos confortos e luxos,mas é nestes exemplos de exercitar o corpo e espírito que ela está.

    Abraço amigo,
    joao

  2. Pingback: Crianças obesas podem ter a idade vascular de uma pessoa com 45 anos « Blog da Dieta

  3. Maria Irene disse:

    Preciso caminhar. Engordei muito porque passei a ser sedentária. Esta notícias me deu um alento. Muito obrigada.

  4. Luís disse:

    Concordo com seu comentário quando diz que, a procura de resultados rápidos, as pessoas praticam exercícios mais pesados. Mas dizer que desistem após o terceiro mês é uma grande “viagem”. Afinal, se manter uma corrida durante 3 meses ela passou a fazer parte da sua rotina, que não será mudada facilmente. Sem contar que, se manter um exercício puxado durante 3 meses o resultado já terá aparecido.

  5. Pingback: Perder peso - Conheça a história de David Smith que perdeu 186 kg. « Blog da Dieta

  6. Pingback: Exercícios para os glúteos « Blog da Dieta

  7. Pingback: 10 fatos interessantes sobre a água « Blog da Dieta

  8. alexmcosta disse:

    O primeiro passo você já deu, que é assumir a responsabilidade.

    Te desejo boa sorte,

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>