Alimentos crus facilitam a digestão e favorecem a saúde do corpo

Imagem purerawcafe

lasagna

As enzimas são substâncias que ajudam a melhor absorção do alimento no nosso organismo e ajudam na preservação de nossos órgãos. São elas as responsáveis pelas reações químicas que acontecem em nosso corpo e, a falta destas, faz com que as vitaminas, minerais e os hormônios não consigam cumprir o seu papel.

Possuímos em nosso organismo uma reserva de enzimas, mas como nos dias de hoje muitas pessoas não se alimentam de forma saudável, usam muitos medicamentos e fazem pouco ou nenhum exercício físico, nosso organismo não produz as enzimas suficientes para processar o alimento de forma correta e nutrir o corpo todo.

É muito importante não esgotar o estoque de enzimas, pois isso pode acarretar em vários tipos de doenças, além do envelhecimento ou morte precoce. Comer alimentos crus faz com que a digestão seja mais fácil e saudável e evita o gasto da nossa reserva enzimática.

Já os alimentos cozidos, fervidos, enlatados, pasteurizados, enfim, que não estejam in natura, perdem suas enzimas e por isso precisam das produzidas pelo nosso corpo durante sua digestão, o que faz com que órgãos do sistema digestivo tenham que “roubar” substâncias do sistema imunológico, causando reações adversas, como: gases, dor de estômago, dor nas articulações e nos músculos, insônia, diarreia/constipação, erupções na pele (acne), envelhecimento precoce, celulite entre outras.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com
Esta entrada foi publicada em Nutrição e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas a Alimentos crus facilitam a digestão e favorecem a saúde do corpo

  1. Di disse:

    Olá…

    Gostei mto desse post que vc publicou, concordo plenamente com ele, hj temos a tendencia de buscar metodos mais faceis e rapidos para emagrecer, nem sempre com saude e ainda po cima bagunçando todo nosso metabolismo… Hoje mesmo eu tinha uma consulta marcada com minha endocrinologias, mas vou adiar mais um pouco…
    O unico probleminha que vejo nisso, é que não sou mto fã de coisas cruas, só sushis… hehe!!

    • Liza Diniz disse:

      Oi,Essa matéria realmente é muito boa e interessante!Gostei das dicas e saber direito como funciona nosso corpo.Ver as coisas por esse ângulo da história faz sentido e é por isso que nós engordamos,dou meus parabens!
      Vou seguir as dicas desse post e sugiro a vocês tentarem tambem!

  2. Pingback: Rejuvenescendo com os sucos verdes « Blog da Dieta

  3. Pingback: Como envelhecer com o corpo e a mente sã « Blog da Dieta

  4. Pingback: Banana verde: Alimento funcional gostoso e abundante no Brasil « Blog da Dieta

  5. Pingback: Alimentos que combinam ou não. « Blog da Dieta

  6. Pingback: Maçã: A fruta que cuida do nosso sangue « Blog da Dieta

  7. Pingback: Exposição ao sol salva 10 vezes mais vidas por absorção de vitamina D do que causa câncer de pele « Blog da Dieta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>