Alimentos que combinam ou não

arroz-e-feijao

Pratos do dia-a-dia que se não tomarmos cuidado podem ser um bomba para nosso organismo

Alguns alimentos, quando ingeridos junto com outros, podem ter seus efeitos potencializados, refletindo de forma positiva no organismo. Mas o inverso também acontece, a combinação de alimentos pode fazer com que eles percam suas propriedades. A nutricionista funcional Daniela Jobst dá algumas dicas de combinações que dão certo, e das que podem prejudicar a absorção dos minerais e vitaminas.

O famoso café com leite é um exemplo de junção que não dá muito certo em questões nutricionais, pois a cafeína pode diminuir a absorção do cálcio, ferro e da vitamina C, contidos no leite.
Vale lembrar que 50% da população mundial tem intolerância à lactose, isto é, possuem uma dificuldade na absorção da lactose (açúcar do leite) devido uma deficiência ou ineficiência da enzima lactase, que faz a digestão, quebra da lactose . Nestes casos vale substituir o leite de vaca pelo leite de soja.

A saborosa feijoada com laranja formam uma ótima dupla, pois a fruta ajuda na digestão das proteínas e, por ser ácida, diminui o ph do estômago favorecendo a quebra dos alimentos em partículas o que facilita a digestão e absorção de nutrientes.

E quem não dispensa o tradicional arroz com feijão diário, faz muito bem, pois a combinação é ideal. Ambos os alimentos possuem aminoácidos que juntos formam proteínas importantes para nosso organismo. Os minerais e vitaminas contidos neles, são ótimos para a saúde intestinal e o equilíbrio do metabolismo. Se a pessoa puder trocar o arroz branco pelo arroz integral, melhor ainda, pois tem mais fibras.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com
Esta entrada foi publicada em Nutrição e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Alimentos que combinam ou não

  1. Bbel disse:

    Amigo alex
    Emagecer é duro mas saber que podemos comer um arrozinho com feijão e que aém de toda a gostosura ainda faz bem, é ótimo!
    O segredo está em comer pouco
    Bbel

  2. Tita Carré disse:

    Oi , gosto muito do teu blog, eu tb tenho um blog sobre artesanato em geral, visite-me,beijo.

  3. Pingback: Maçã: A fruta que cuida do nosso sangue « Blog da Dieta

  4. Pingback: Exposição ao sol salva 10 vezes mais vidas por absorção de vitamina D do que causa câncer de pele « Blog da Dieta

  5. Pingback: Cuide da sua saúde com o chá branco « Blog da Dieta

  6. Pingback: Exercício e Glutamina – Metabolismo, imunidade e suplementação « Blog da Dieta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>