Exercício e Glutamina – Metabolismo, imunidade e suplementação

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É de conhecimento geral que um atleta bem nutrido tem melhor desempenho na hora de fazer exercícios, pois possui melhor condicionamento atlético, melhor recuperação após o treinamento e menos chance de ter uma injúria tecidual.

Porém é difícil ter uma nutrição completa no dia-a-dia e, por isso, muitos atletas utilizam suplementos que contém carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais e podem ser ingeridos antes, durante ou até mesmo após o exercício.

Para exercícios que de longa duração e intensidade de leve a moderada, os aminoácidos e ácidos graxos são os mais usados pelo metabolismo e dentre os aminoácidos com maior importância metabólica, está a glutamina, que existe nos tecidos musculares e ajuda na conservação e integridade dos mesmos.

A glutamina está envolvida nos processos de morte celular, ou seja, a falta dela no organismo pode ser responsável pela morte das células saudáveis. O resultado deste processo é o conhecido “envelhecimento precoce”.

Conhecido como principal substrato energético de todas as células intestinais, a glutamina também é imprescindível para sua adequada manutenção, pois é responsável pela saúde e equilíbrio intestinal. Sendo assim, é crucial para a imunidade, já que muitas células imunológicas são produzidas no intestino, assim como os neurotransmissores. O mais famoso, serotonina, é a responsável pelo bem-estar.

Atualização: Você encontra a glutamina em alimentos ricos em proteína como carnes, peixes e derivados do leite (ricota, cottage), proteína isolada de soja, proteína de trigo.

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Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com
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19 respostas a Exercício e Glutamina – Metabolismo, imunidade e suplementação

  1. Clayton disse:

    E quais alimentos contém a glutamina?

  2. Michele disse:

    E em quais alimentos conseguimos a tal glutamina, sem precisarmos recorrer à suplementação alimentar?

  3. Raquel disse:

    fui pega de surpresa, aos 27 anos, por um índice elevado de colesterol! o total está em 257.
    gostaria muito de umas dicas de vocês para uma dieta saudável.
    estou preocupada e gostaria de me cuidar desd já!
    obrigada!
    Raquel

  4. Alexandre disse:

    Olá!
    Parabéns pela iniciativa.
    Convido-o a visitar o KILODRAMA (www.kilodrama.com.br).

    Abraço,
    Alexandre

  5. guga disse:

    Oi Alex no dia 16 de abril comemora-se o dia da dieta .Aproveite e escreva um artigo sobre o dia.Como sugestão do tema :As dietas podem tornar-se doenças compulsivas .

    Mais uma vez parabéns pelo blog

    Abraços Guga

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  13. thenatural disse:

    uso 10g de glutamina no pós treino

  14. Ricardo disse:

    Boa tarde! Parabens pelo blog e em principal as informações, as quais beneficiam o necessário crescimento da sociedade quanto a qualidade de vida e desta maneira à felicidade!

  15. Ricardo disse:

    Pergunto se os ovos caipiras conten glutamina tambem em grande quantidade? Muito grato!

  16. Ricardo disse:

    Pergunto quais são os alimentos que fornecem em maior quantidade D-Ribose? Muito grato!

  17. luiza disse:

    queria muito a ajuda de um profissional na área nutricional: tenho 16 anos e meu treino já pode ser considerado ‘pesado’. Tenho grande dificuldade de obter massa muscular e estou pensando em usar suplementos. quais você me indica? obrigada

  18. alexmcosta disse:

    Em alimentos ricos em proteína como carnes, peixes e derivados do leite (ricota, cottage), proteína isolada de soja, proteína de trigo.

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