Alto consumo de refrigerantes está ligado a baixos níveis de potássio

Imagem Diego Normarefrigerantes

Uma matéria publicada no International Journal of Clinical Practice observou que consumidores de refrigerantes (dois a quatro litros por dia) estão em risco de hipocalemia, ou baixos níveis de potássio.

Esta é uma condição séria, que leva a fraqueza muscular, fadiga, vômitos, diarreia e até mesmo a problemas cardíacos.

A análise incluiu duas gestantes que bebiam três e sete litros de coca-cola por dia. Este estudo também incluiu um homem de 51 anos que bebia quatro litros por dia, porém ele se recusou a desistir, mesmo quando descobriu que o refrigerante era o responsável pelos sintomas.

Não há dúvida que terminar o hábito de beber refrigerantes pode ser bastante difícil para algumas pessoas. Este não é um problema para a maioria das pessoas pois elas não bebem litros e litros de refrigerante por dia. Porém as embalagens de refrigerantes que estão cada vez maiores significa que estamos bebendo mais do que nunca.

Na América do Norte as “vending machines” de refrigerantes oferecem embalagens de 24 onças, de modo que se você consumir dois destes por dia equivale a quase um litro e meio. Refrigerantes açucarados têm sido relacionados à obesidade, diabetes e síndrome metabólica.

Enquanto um refrigerante de vez em quando, não fere ninguém, se você tiver o hábito diário é melhor tentar parar de vez.

Dicas para você terminar de beber refrigerantes:

  • Diminua o consumo gradualmente. Se você bebe 4 refrigerantes por dia, substitua 2 por outra bebida.
  • Troque por refrigerantes diet, em seguida, mude para águas com sabor.
  • Assim que você estiver confortável com esta nova rotina, substitua o resto dos refrigerantes por uma bebida alternativa.
  • Ainda está vivo? Ótimo! Agora substitua os refrigerantes diet ou a água com sabor por água. Não gosta de água? Tente adicionar pedaços de fruta fresca.
  • Experimente outras bebidas como chás, leite, leite de soja, e água com gás – o objetivo aqui é principalmente se hidratar com água.
  • Não tenha refrigerante em casa.

Eu parei de beber refrigerantes no dia 10/2/09 (vale destacar que eu bebia 2 litros de pepsi ou coca diet por dia), que foi a data em que eu comecei o meu teste de ficar 3 meses sem comer doces. As vezes eu ainda tenho uma vontade de tomar um guaraná ou uma coca mas depois eu penso que eu já estou tanto tempo sem tomar refrigerantes então eu deixo pra lá, e na verdade eu acredito que eles não fazem mais falta.

E você, conseguiu quebrar o seu hábito de tomar refrigerantes? Compartilhe as suas dicas nos comentários, com certeza elas podem ajudar outras pessoas.

Fonte: Dietblog

Esta entrada foi publicada em Pesquisas e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a Alto consumo de refrigerantes está ligado a baixos níveis de potássio

  1. Roberto Hori disse:

    Muito legal essa sua idéia, eu nao tenho muito problema com peso, hj estou com 66 e tenho 1.67, mas eu fazia muito exercio (jiu jitsu) e já faz quase 1 ano que não faço e ganhei 6 kilos nesses ultimos meses, eu acho q sem contar a falta de exercio que antes fazia em torno de 4 horas por dia, e agora 0 por causa do trabalho, começei a adotar uma nova postura, mas o refrigerante é froide de parar.
    Mas acho legal essa sua idéia, mas sempre deixo para segunda feira, e é fato, se falar q começo hj amanha concerteza vai ter um aniversário ou algo assim para eu ir e ai vai ter refri. Segunda eu começo…

    Abraços e continue com suas dicas, eu e minha namorada sempre estamos ligado =D

  2. Dennis Menezes disse:

    Eu já não tenho esse problema, ainda bem … não gostava muito de guaraná e nunca senti falta , só qundo vou em festas e não tem outra opção pra beber!
    Mas as vezes prefiro a cerveja , que não é nada bom , mas raramente bebo também , só quando saio …

    Mas , o refrigerante equivale ao chocolate pra mim, e tem 2 semanas já que não como , só aos fins de semana que comi um pouco, mas antes nem isso conseguia , mas já botei na minha cabeça e to controlando !

    é psicológico …

  3. zépescador disse:

    O maior perigo está no CICLAMATO que substitui o açucar nos refrigerantes, iorgutes lights, doces etc. Cheguei a ficar com dores nas juntas após um tempo tomando a nova coca zero. O médico me examinou e disse que eu tinha que descobrir o que estava ocasionando as dores. Fui para a internet e descobri. Parei de tomar tudo o que tinha ciclamato, inclusive a coca zero e as dores sumiram, vejam: http://www.stmt.com.br/cocacola_zero_proibida.html

  4. shaun red disse:

    parar de tomar refrigerante é radical demais.

    o esquema é não exagerar….

  5. Pingback: É possível entrar em forma com 6 minutos por semana de exercícios? Aprenda um pouco mais sobre o HIIT « Blog da Dieta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>