Será que os brasileiros não se importam muito com a saúde?

terça-feira, julho 21st, 2009

Muitas das matérias que eu coloco aqui no blog são relacionadas aos assuntos que eu escuto aqui no Canadá, o que está em destaque nos portais ou blogs “gringos” ou simplesmente por achar o assunto interessante e que na minha opinião deva ser difundido para que o máximo de pessoas devam conhecer sobre o fato.

As vezes eu penso que eu estou um pouco fora de sintonia com os assuntos relacionados a saúde no Brasil pelo simples fato de estar vivendo no Canadá, por isso eu comecei a pesquisar nos grandes portais brasileiros para ficar um pouco mais conectado com a realidade do Brasil e deste blog pois a grande maioria dos visitantes são brasileiros que moram no Brasil.

Mas surpreendentemente eu reparei que estes portais não falam quase nada sobre saúde e muito menos põe alguma matéria em destaque na primeira página, será que o brasileiro não se interessa muito por questões sobre saúde? Ou será que os grandes portais só querem saber mesmo é de assuntos que sejam polêmicos e que tragam o máximo de pessoas para os seus sites?

Veja a foto abaixo, como exemplo, você pode reparar que os portais do UOL, IG e Globo sequer tem uma seção de saúde! Enquanto o Terra que diferentemente possui uma, porém fica enterrado na seção vida e estilo que na minha opinião é um absurdo pois como a questão de saúde pode ser considerado como um estilo? Então quer dizer que aquela gíria que diz que uma pessoa é estilosa podemos aplicar para uma pessoa que cuida da sua saúde?

portais-brasileiros-saude

Infelizmente isso me leva a pensar que o povo brasileiro não presta mesmo muita atenção sobre a sua saúde, pois se olharmos no mundo dos blogs por exemplo, existe poucos blogs que tratam sobre o tema da saúde e dos que fazem não existe nenhum que seja realmente popular. Se compararmos então com os blogs sobre saúde em Inglês a diferença é ainda maior e não digo isto só no número de visitantes, mas também no número de participação das pessoas.

Neste blog por exemplo se eu pegar as 10 matérias mais acessadas, 6 delas são sobre curiosidades, celebridades ou coisas que não tem uma relação direta com informações que tragam algum conhecimento para que você melhore o seu estilo de vida e passe a ter uma vida mais saudável.

Acredito que muitos fatores levam a este tipo de comportamento do brasileiro e um deles é a falta de educação, onde na maioria dos estudantes de hoje (e até da minha época) procuram a escola ou faculdade pois sentem que o diploma é a coisa mais importante que se pode ganhar em uma sala de aula e não estão preocupados com o conhecimento que podem adquirir ou a curiosidade de se aprender alguma coisa nova.

Agora na sua opinião, porque você acha que o brasileiro de uma maneira em geral não se interessa por assuntos na questão da saúde? Ou você acredita que isto é uma falta de visão dos grandes portais brasileiros, pois existem muitas pessoas que estão a procura de informações sobre saúde? Gostaria de saber a sua opinião.

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline