Comer é prazeroso para você?

quinta-feira, outubro 23rd, 2008

Imagem SXC

Pesquisas recentes demonstraram que muitas pessoas acima do peso ideal não tem prazer em comer doces e comidas gordurosas. Aliás, têm menos prazer do que pessoas magras. Como resultado, os obesos comem mais destes alimentos menos saudáveis justamente procurando satisfação. Em geral, mulheres com menos receptores de dopamina no cérebro tendem a comer mais justamente para provocar uma resposta de prazer, enquanto aquelas mulheres com mais receptores de dopamina no cérebro podem sentir prazer comendo menos.

O ato de comer deve ser agradável, mas não ao ponto de ir acima das necessidades diárias do seu corpo.

Uma recomendação boa para quem está tentando emagrecer é de levar mais tempo nas refeições – deitar seu garfo entre cada “bocada”, mastigar lentamente e realmente procurar sentir o gosto e o prazer em comer. Quando tomamos mais tempo para comer, o corpo sente o gosto dos alimentos, e você descobrirá que necessita menos quantidade.

Fonte: that’s fit

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

10 fatos interessantes sobre a água

quarta-feira, outubro 22nd, 2008

Imagem SXC

  1. Cerca de 70 por cento do corpo de um adulto é composto de água.
  2. A água representa cerca de 80% do peso corporal de um bebê recém nascido.
  3. Beber muita água rapidamente podem levar à intoxicação hídrica. A intoxicação ocorre quando a água dilui o nível de sódio na corrente sangüínea e provoca um desequilíbrio de água no cérebro.
  4. Embora a dose diária recomendada seja de oito copos de água por dia, nem toda a água tem de ser consumida na forma líquida. Quase todos os alimentos ou bebidas contém água.
  5. Apesar de refrigerantes, café e chá, serem compostos quase que inteiramente de água, eles também contêm cafeína. A cafeína pode agir como um diurético suave, evitando que a água percorra a todas as localizações no corpo.
  6. A água dissolve mais substâncias do que qualquer outro líquido. Onde quer que ela viaje, a água transporta produtos químicos, minerais e nutrientes.
  7. Entre 70 e 75 por cento da superfície terrestre é coberta por água.
  8. A Terra é um sistema fechado, semelhante a um terrário, o que significa que raramente perde ou ganha recursos. A mesma água que existia na Terra há milhões de anos ainda está presente hoje.
  9. Até o momento em que uma pessoa sente sede, o seu corpo terá perdido mais de 1 por cento do seu volume total de água.
  10. O peso que uma pessoa perde logo depois de uma atividade física intensa é devido a perda de água e não de gordura.

Fonte: allaboutwater.org

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

O estresse pode causar aumento no peso

segunda-feira, outubro 20th, 2008

Imagem SXC

A tensão do dia a dia, o acumulo de tarefas, as discussões no trabalho e em família, horários apertados, o trânsito congestionado, tudo isso provoca o estresse, o grande vilão da vida atualmente.

Como conseqüência, as glândulas suprarenais, localizadas acima dos rins, acabam sendo hiperestimuladadas, produzindo altos níveis do hormônio cortisol. Normalmente, o cortisol e a adrenalina, também produzido pelas glândulas suprarenais, deixariam o nosso organismo mais esperto e preparado para se defender de situações de perigo. No entanto, podem causar um aumento no estoque de gordura, afetando mais as mulheres.

Segundo especialistas, quando as mulheres em geral deixam de dar atenção à família, elas sentem angústia e o corpo produz menos ocitocina, batizado pelo terapeuta americano John Gray, do hormônio do amor. Esta angústia dispara o gatilho da fome, normalmente levando a pessoa estressada a consumir doces.

Um jeito de driblar este vício é reservar 30 minutos do dia para você – fazendo exercício, meditação, ir ao cabeleireiro ou manicure, ler um livro, etc. Segundo Gray, “quando a mulher se cuida, além de ocitocina, aumenta a produção de serotonina”, e o risco de estresse diminui pela metade. Outra sugestão de Gray é começar o dia bebendo um copo de água com suco de meio limão e uma colher de chá de mel, assim limpando o organismo e estimulando o funcionamento do intestino, e portanto facilitando a perda de peso.

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline