Saiba como suas unhas denunciam problemas de saúde

quarta-feira, agosto 19th, 2009

Imagem BiG Mr-BiG
unhas

Pessoas que leem a sorte, dizem ver o destino de uma pessoa pela leitura das linhas na palma da mão. Mas quando se trata de discernir o estado de saúde, virar a palma para baixo, pode ser mais esclarecedor.

As unhas podem revelar uma quantidade surpreendente de dados sobre a saúde de uma pessoa. Médicos especialistas dizem ver muitas informações conforme o estado geral das unhas e as alterações na forma e cor.

Pode ser o primeiro sinal ou o último de uma doença interna. Alterações pulmonares, pólipos nasais, anemia, síndrome inflamatória do intestino e doenças do fígado, podem provocar alterações nas unhas.

Em alguns casos, essas alterações podem levar as pessoas a procurar assistência médica, com expectativa de trazer à tona, condições não diagnosticadas anteriormente. Em outros, o estado das unhas de um paciente vai ajudar o médico esclarecer o que está em jogo.

A saúde das unhas, se não houver nenhuma doença mais séria no organismo, agradece se você seguir algumas dicas:

  • O enxofre é muito importante para a saúde das unhas, da pele e dos cabelos. 100gr de alho contem 70mg de enxofre.
  • Inserir oleaginosas como amêndoas, castanhas, nozes no seu cardápio, faz bem pra saúde da pele, unhas, cabelos, pois são ricos em ômegas 3, 6 e 9, que aumentam a saciedade e ricos em proteínas. Consuma de 3-4 unidades /dia. Cuidado são calóricas! O ideal é consumi-las combinadas com frutas, pois diminuem a absorção de açúcar.
  • Coloque na alimentação aveia, cevada, salsa, e etc que são ricas em silício (nutriente presente no colágeno, que é responsável pela estruturação das cartilagens, tecido etc.)
  • A linhaça fortalece unhas, dentes e ossos, além de tornar a pele mais saudável.
    As algas marinhas, por serem ricas em minerais, ajudam unhas fracas e quebradiças a crescerem, além de apagar manchas. A nori, alga utilizada na confecção de sushi, elimina bactérias.
  • O estresse faz o cabelo cair e as unhas ficarem fracas, pois está intimamente ligado a estimulação do sistema imune. Durante a fase de estresse podemos aumentar o consumo de alimentos relacionados ao controle da imunidade, uma vez que no estado de stress as pessoas têm queda da imunidade:
    1. Ômega 3: salmão, sardinha, atum, linhaça
    2. Zinco: açafrão, gengibre

Exemplos de problemas de saúde que aparecem nas unhas

A cor base da unha de indivíduos saudáveis deve ser rosa claro. As que são brancas ou esbranquiçadas podem sugerir anemia ou alguma doença hepática.

Unhas brancas com ponta escura pode ser um sinal de envelhecimento, mas também pode ser sinal de insuficiência cardíaca congestiva, diabetes ou doença hepática.

Problemas renais são suspeitos em condição conhecida como meia-e-meia haste, em que a parte inferior da unha é branca, mas uma parcela para a ponta da unha é rosa.

Unhas azuladas podem indicar falta de oxigênio, sinal de uma pessoa pode estar sofrendo do pulmão. Unhas verdes podem sugerir infecção por Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que é comum no meio ambiente. Problemas respiratórios – como pólipos nasais e sinusite crônica – podem desencadear a síndrome das unhas amarelas, considerada rara.

Unhas espessas, disformes e turvas são geralmente sinal de infecção por fungo. Quanto mais cedo forem tratadas, melhor. É difícil de tratar.

A preocupação deve ocorrer se alguém desenvolve uma nova pigmentação nas unhas, assim como um novo sinal sobre a pele. Neste caso é melhor procurar um dermatologista para ver se é um melanoma ou se é apenas uma batida

Se notar uma mudança nas suas unhas, é razoável que vá verificá-la, mas não se preocupe sobre isso. Há muitas coisas que acontecem nas unhas que não têm nada a ver com quaisquer condições citadas no texto.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Farelo de arroz, trigo e aveia

quarta-feira, agosto 19th, 2009

Aprenda um pouco sobre a diferença entre os farelos de arroz, trigo e aveia com a nutricionista Andreia Torres.

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Nada a ver com a sua saúde, mas com a saúde do seu país – Fora Sarney

terça-feira, agosto 18th, 2009

Liderem e divulguem este movimento:
IMEDIATAMENTE…vamos colocar um Pano Preto em cada janela, em todo o País, até que Sarney renuncie a presidência do Senado, incluindo dia 7 de setembro que é o dia do FORA SARNEY<<<<<

Esta mensagem está sendo veiculada em toda internet a partir do Orkut (de Ana Maclarem):

ana:

Estamos pedindo uma corrente positiva para limpar toda a corrupção do Senado brasileiro. Ajuda tbm para o dissidente senador Pedro Simon. Ele declarou na Rede Tv dia 16.08.09 que em toda a sua vida nunca viu o senado tão pesado com tando roubo como está agora. Ele continuará lá lutando por todos nós e pede que toda população brasileira deve ir para as ruas protestar.

Eu recebi esta mensagem do Geferson Alves em um dos comentários do Blog da Dieta e eu achei válido colocar aqui.

Até quando nós vamos aguentar este sujeito na nossa política, não podemos mais aceitar estes tipos de pessoas para governar nosso país.

Com o passar do tempo eu começo a achar que cada país merece o governo que tem, será que o povo brasileiro merece uma pessoa como o Sarney no senado?

Acho que só depende de nós para responder esta pergunta, vamos protestar e mostrar que não vamos mais aceitar este tipo de comportamento dos nossos políticos.

Agora eu acho que é muito pouco ele só renunciar a presidência, ele tem é que renunciar o cargo e ponto final.

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline