Uma boa alimentação influência na qualidade do seu sono

quarta-feira, setembro 9th, 2009

sonoImagem Stephanie Hofschlaeger

Se você é uma das pessoas que sofre com a insônia ou as noites mal dormidas, saiba que a sua alimentação pode influenciar na melhoria do seu sono.

Há alimentos que ajudam o relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono. Entre eles, podemos destacar o alface, a maçã, o pepino, o salsão e as ervas como a camomila e a cidreira. Além disso, alimentos fonte de triptofano como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

Uma dieta balanceada e individual, feita de acordo com o organismo de cada pessoa, aliada aos exercícios físicos, é a receita perfeita para noites bem dormidas.

Por outro lado, comer muito antes de deitar, principalmente alimentos refinados como arroz branco, farinhas brancas e pão branco, pode influenciar na má qualidade do sono devido sua alta absorção, pois promove o aumento dos níveis de insulina, acionando assim o metabolismo.

Quanto maior a refeição noturna, maior será o tempo de latência ao sono, pois a metabolização dos alimentos precisará ser maior devido à  dificuldade de digestão, levando à um retardo do sono devido ao alto metabolismo necessário para fazer a digestão e absorção dos alimentos ingeridos.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Campanha Desafio Blog da Dieta – Novos participantes #6

terça-feira, setembro 8th, 2009

Selo-final-participacao

Eu pessoal tudo bem?

Para começarmos esta semana que é mais curta com o pé direito, eu estou apresentando as novas participantes do desafio Blog da Dieta.

Karen GarciaGordinha ??? Nunca mais !!! Acordei pra vida ! (Detalhe, ela já perdeu 35kg! Parabéns Karen, continue firme na sua dieta)

Sammy LeilaneMais light do que nunca

Gislainne SilvaEm busca de uma vida melhor

Desejo toda a sorte do mundo para elas e tenho certeza que elas podem conseguir atingir o seu objetivo.

De uma passadinha no blog delas, vale a pena e você ainda pode deixar uma mensagem de incentivo. Eu tenho certeza que elas vão gostar e muito.

Participe você também do Desafio Blog da Dieta e pegue o seu selo aqui.

Abraço a todos

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Russell Crowe desafia repórter para uma volta de bicicleta

sexta-feira, setembro 4th, 2009

Russell Crowe fumando um cigarroTudo começou quando flagram Russel Crowe fumando um cigarro entre a sua rotina de exercícios e comendo um prato de tacos logo após o final da atividade.

Está situação foi um prato cheio para a repórter Annette Sharp do jornal The Daily Telegraph criticar a dieta do eterno gladiador de hollywood.

Inconformado com a matéria, o porta-voz do ator ligou para o jornal e desafiou a repórter a fazer exercícios com ele, o mais engraçado foi a pergunta que ele fez para ela: Você está preparada para morrer?

No dia seguinte o ator levou a repórter para uma “pequena” volta pela cidade de Sidney de 20km. Pra falar a verdade eu acredito que a repórter até mandou bem, pois para quem não está acostumado a pedalar, percorrer uma distância de 20km está de parabéns, agora eu não sei como o bumbum dela deve ter ficado no dia seguinte!

Mas isso mostra que as celebridades também tem que “sofrer” com os exercícios físicos para entrarem em forma, e também revela que eles tem pontos fracos como todos nós.

Algumas pessoas podem dizer que as celebridades dependem do seu corpo para conseguirem trabalhos e além do mais eles tem todo o suporte e dinheiro para atingirem as suas metas, mas isso nem sempre é verdade, vide o caso do ator Renato Chocair que estava com 70kg a mais e sem dinheiro, e nem por isso deixou de perder peso e conseguiu uma tremenda transformação.

Outra questão é, e nós também não dependemos do nosso corpo para trabalhar? Para poder brincar com os filhos? Para jogar aquela pelada com os amigos ou mesmo dar uma volta de bicicleta?

Hoje vivemos em uma sociedade que tem o poder de sempre criticar as atitudes dos outros, mas muitas vezes se analisarmos as nossas ações, sempre vamos achar desculpas pelo nosso comportamento e dar explicações esfarrapas ou elaboradas do porque não conseguimos realizar os nossos objetivos, e mesmo este blogueiro não foge desta regra só para deixar bem claro.

Por isso fica uma sugestão: pare de prestar atenção nos defeitos das outras pessoas e comece a prestar atenção nos seus defeitos, com certeza o seu corpo vai te agradecer.

E se você quiser ver o vídeo da matéria com Russell Crowe [em inglês] é só seguir no link: Russell Crowe desfia repórter para uma volta de bicicleta.

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Refrigerantes diet podem estar ligados ao ganho de peso

quinta-feira, setembro 3rd, 2009

Uma pesquisa realizada pela University of Texas Health Science Center em San Antonio parece mostrar uma relação entre o consumo de refrigerantes diet e ganho de peso.

O estudo realizado por 8 anos e feito com mais de 600 pessoas de peso normal, descobriu que 65% das pessoas pesquisadas tinham mais chances de terem excesso de peso se bebessem um refrigerante diet por dia do que as pessoas que não bebiam refrigerantes. E se eles bebiam dois ou mais refrigerantes diet por dia, eram ainda mais susceptíveis a ficarem com sobrepeso ou serem obesos.

Para o espanto de muitos, parece que aqueles que bebiam refrigerantes diet tinham uma chance maior de se tornarem obesos do que aqueles que bebiam refrigerantes não diet.

Segundo o estudo:

Uma possibilidade para estes resultados é que uma pessoa que bebe um refrigerante diet pode sentir que está tudo bem e pode compensar as calorias não ingeridas com outro alimento de alto valor calórico.

Achei bem interessante este estudo e gostaria que estes tipos de pesquisas fossem mais frequentes.

Eu já fui muito viciado em refrigerantes diet, principalmente a coca e a pepsi, cheguei a tomar 2 litros por dia. Eu acredito que a razão pela qual eu cheguei a tomar essa quantidade, além de estar viciado é claro, foi pelo fato que toda vez que eu sentia vontade de comer doces, eu atacava o refrigerante e no começo isto me saciava mas depois eu começava a sempre tomava o refrigerante diet com um docinho junto.

Talvez o refrigerante em si não cause ganho de peso, porém temos que levar em conta qual é o tipo de comportamento que o produto nos leva a ter, e por isso o estudo comprovou haver uma relação de refrigerantes diet com o ganho de peso.

De qualquer maneira, eu acredito que se você conseguir trocar o refrigerante por água com gás, que foi o que eu fiz, o seu corpo irá agradecer.

Fonte: Dietblog

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Nutrição funcional ajuda na prevenção e cura da depressão

quarta-feira, setembro 2nd, 2009

depressaoImagem zweettooth

A depressão ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, é uma doença muito freqüente, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo é afetada por ela.

Uma das causas da depressão está diretamente ligada à alimentação do paciente, há evidências de que pessoas depressivas possuem níveis plasmáticos menores de ômega-3, em comparação a pessoas sadias.

Uma dieta rica em ômega-3 vindas do óleo de peixe de águas profundas e geladas como, atum, salmão, arenque, sardinha e a semente de linhaça, pode diminuir a probabilidade da pessoa ficar depressiva e até mesmo se suicidar. Por isso, a suplementação com ômega-3, tem sido usada cada vez mais em tratamentos de depressão, e o resultado é cada vez mais eficaz.

Além do óleo de peixe, o ômega-3 pode ser encontrado nas nozes, no agrião, no espinafre.
A combinação de uma dieta balanceada, acompanhamento psicológico e a prática de exercícios físicos pode ser a chave para a prevenção e até cura desta doença que atinge tantas pessoas.

Outro fator que está ligado ao quadro de depressão é o desequilíbrio intestinal. Isto mesmo, o intestino que não funciona bem interfere na produção correta dos neurotransmissores, que são responsáveis pelo equilíbrio do humor, depressão, e até mesmo da vontade de comer doces e carboidratos em geral.

A produção do neurotransmissor serotonina, responsável pelo bem estar e felicidade tem sua produção em torno de 80% intestinal, desta forma tratar e reequilibrar a flora intestinal é muito importante na depressão, podendo evitar a utilização de antidepressivos quando estiverem ainda no início.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com
Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline