Banana verde: Alimento funcional gostoso e abundante no Brasil

quarta-feira, março 11th, 2009

Imagem SXC

banana-verde1

Produzida na maioria dos países tropicais, a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no País são: Prata, Maçã, Terra e Nanica.

A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta dos trópicos, onde é consumida normalmente cozida quando ainda verde. A análise da composição química comprova que a banana não é somente rica em carboidratos e energia, mas possui também elevadas proporções de minerais e vitaminas.

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos, como a farinha e a biomassa (polpa e/ou casca verde cozida e processada), devido ao seu alto conteúdo de amido presente na polpa e também nas fibras na casca. Outra vantagem para sua utilização, é a palatabilidade conferida pelo amido presente na banana verde, que é bastante superior ao das fibras provenientes e cereais integrais, permitindo sua aplicação nas mais diversas preparações doces e salgadas, que ficam ainda mais nutritivas.

A banana apresenta boas quantidades de minerais, que pouco variam com a maturação da fruta, sendo sempre um pouco maior nas bananas verdes. Os minerais que mais se destacam é o potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Quanto às vitaminas, as que mais chamam atenção são a A, C e complexo B. A vitamina C atinge seu ponto máximo na primeira fase de maturação (coloração verde-amarelada), decaindo até níveis mínimos quando a casca começa a apresentar machas marrons.

“Além de minerais, vitaminas e proteínas, a banana verde destaca-se pelo seu conteúdo e Amido Resistente (AR) – forma do amido e dos produtos de sua degradação que não são digeridos e absorvidos no intestino delgado de indivíduos sadios, podendo ser fermentado no intestino grosso”, diz Dra. Daniela Jobst, nutricionista funcional.

Banana Verde e Índice Glicêmico: Benefícios à saúde têm sido atribuídos aos alimentos ricos em amidos, que sejam relativamente ou absolutamente resistentes à digestão no intestino delgado, como por exemplo, a banana verde. A velocidade de digestão do amido determina o índice Glicêmico (IG) de um alimento. Alimentos com digestão lenta, e baixo IG, têm sido associados com o melhor controle de diabetes, ou mesmo a sua prevenção quando consumidos a longo prazo.

Banana Verde e Doenças Cardiovasculares: O efeito do consumo crônico de AR na redução dos níveis de colesterol e triglicérides tem sido bastante favorável, contribuindo com seus atributos no tratamento de dislipidemias e na prevenção de doenças coronarianas.

Banana verde e Armazenamento de Gordura: Evidências indicam que o AR, associado na dieta com outros alimentos de baixo índice glicêmico, é capaz de desempenhar efeito semelhante ao das fibras como indutor da saciedade, sendo o controle da glicose o mecanismo chave para este efeito.

“Diante das fortes evidências científicas que comprovam os efeitos benéficos de dietas enriquecidas com AR na manutenção da saúde e na prevenção de doenças crônica, como o câncer e doenças do cólon, diabetes tipo II, dislipidemias, doenças coronárias e obesidade, fica evidente que a banana verde e seus subprodutos, podem ser consideradas um potente alimento funcional, que deve ser introduzido e estimulado no hábito alimentar brasileiro”.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Twitter – Lá vamos nóóóóóóóssssssssssss

terça-feira, março 10th, 2009

whale

Oi galera tudo bem?

Eu finalmente criei uma conta no twitter, quem quiser me acompanhar é só ir na minha página e me adicionar. Ai vai o end: http://twitter.com/blogdadieta ou simplesmente @blogdadieta

Abraço a todos.

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

As desculpas de um procrastinador – (Mas cadê o vídeo?)

terça-feira, março 10th, 2009

Imagem SXC

kleenex1

Mais uma vez eu peço desculpas e eu já concordo que esta ficando feio, pois eu prometi o vídeo para sexta-feira passada e depois foi para ontem e nada.

Como eu sou um bom procrastinador é até ridículo eu colocar desculpas porque todo procrastinador é cheio delas. Eu não vou dizer que a minha desculpa seja boa mas mesmo assim eu vou dizer pois pelo menos serve como uma explicação para as pessoas que estão interessadas.

Para o vídeo eu tenho as imagens que eu quero colocar mas falta a narração e como eu estou com gripe e com a garganta inflamada, a minha voz não esta muito boa e eu estou tossindo direto. Apesar de ser um procrastinador em excelência eu sou meio que perfeccionista eu gosto de fazer as coisas da melhor maneira que eu puder, mas será que isto é uma boa desculpa? Para te falar a verdade hoje eu acredito que não, e as vezes nós temos que fazer as coisas não importando se elas vão estar perfeitas eu não, pois na verdade, nada é perfeito e você sempre vai encontrar alguma coisa errada ou algo que poderia ter feito melhor.

Hoje eu acredito que uma das coisas mais importantes na vida é o comprimento das metas estabelecidas, por isso é vital você estabelecer metas que são viáveis, isto serve para a sua vida e para sua dieta também. É lógico que em uma dieta existem muito fatores extra campo que podem modificar os seus resultados, mas na vida também não é assim? Veja este exemplo do meu vídeo, eu queria ter ele pronto e na web no final da semana passada mas veio a gripe e isto acabou mudando os meus planos.

Quando você encontra condições adversas existem duas opções: A primeira é ter que rever as suas metas e traçar um novo plano. A segunda é seguir em frente e cumprir as metas da melhor maneira possível. Existem prós e contras para estas duas opções, não vou aqui dizer qual é a melhor pois isto depende muito de cada pessoa e de cada situação. A partir de hoje eu vou sempre tentar escolher a segunda opção, pois eu acredito que cumprir as suas metas, mesmo que não saia do jeito que você gosta traz mais benefícios, mas isto eu quero deixar claro que não é uma verdade absoluta, como eu disse antes, este tipo de decisão depende muito de cada pessoa e de cada situação.

Os Benefícios

Eu vejo mais benefícios em cumprir as metas planejadas em condições desfavoráveis do que esperar e adiar e eu vou explicar com um exemplo.

Hoje eu estou um pouco desmotivado é não é só porque eu estou doente mas o fato de eu não ter terminado o meu vídeo acaba influenciando em muito o meu estado de espírito.  Eu sei que quando você está doente deve-se repousar para se recuperar o mais rápido possível mas ficar parado sem fazer exercícios quando você está em dieta não é a melhor opção para quem quer perder peso.

Além do mais as paranoias e frustrações acabam tomando conta da minha cabeça e eu vejo que nos últimos 5 dias não estou me alimentando muito bem, não digo que estou comendo besteiras mas fico pulando refeições e quando vou comer acabo comendo mais do que deveria.

Agora eu tenho certeza que se eu tivesse terminado o meu vídeo estaria mais alegre e contente pelo fato de ter atingido a minha meta, é lógico que eu ainda estaria doente, mas ao menos eu teria algum motivo para me manter um pouco mais otimista e tenho certeza que isto influenciaria na minha dieta.

A Gripe

Essa gripe já esta me enchendo o saco, tanto é que hoje eu vou fazer uma pesquisa sobre gripe e exercícios.  Vou tentar encontrar quais são as alternativas que podemos escolher para uma pessoa que esta na mesma situação que a minha, que quer perder peso mas não pode fazer exercícios.

Mas será que neste caso eu também não posso aplicar o mesmo pensamento e tentar fazer exercícios da melhor maneira que eu puder até eu ficar melhor e voltar ao ritmo normal?

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline