Emagrecendo com vinho tinto

segunda-feira, novembro 10th, 2008

Imagem SXC

vinho tinto

Há séculos, dizem que o vinho (bem como o azeite de oliva) faz bem à saúde. Muitos acreditavam que ingerindo diariamente, em doses moderadas, o vinho contribuía para a longevidade. No entanto, somente no fim do século 20 apareceram publicações científicas comprovando o que muitos já sabiam na prática.

O vinho tinto provém de uvas prensadas. Durante o processo de extração do suco, a casca da uva é mantida durante o processo de fermentação, junto com as sementes, galhos e polpa. É justamente na casca que contêm o resveratrol, que é o principal anti-oxidante do vinho tinto. Os anti-oxidantes são muito importantes para a saúde: elevam o bom colesterol (HDL) e abaixa o mau (LDL), mantêm a coagulação do sangue normal e diminuem o stress celular. É sabido que o resveratrol na uva exerce o papel de defensor natural da uva contra fungos, sendo que esta substancia aumenta na medida que ocorrem ataques externos de fungos na região. O processo de fermentação do vinho branco é diferente porque é preparado sem as cascas da uva, e portanto não apresenta uma quantidade significante de resveratrol.

E quanto ao emagrecimento – onde é que o vinho tinto interfere no processo de emagrecimento? Primeiramente temos que entender um pouco sobre as células gordurosas, chamadas adipócitos. As células adipócitas são os depositários das células de gordura do corpo. Existem vários tipos de células adipócitas com tamanhos diferentes e funções específicas, mas o tamanho deles é determinado por vários fatores hormonais, químicos e genéticos ao longo da vida. Mas é sabido que todas as células adipócitas secretam hormônios, sendo que um deles, a leptina vai ao cérebro e indica saciedade.

Um estudo realizado por cientistas alemães em 2008 notou que camundongos submetidos a uma dieta engordativa com alimentação padronizada não se tornavam obesos se ingerissem resveratrol em doses pequenas. Outro grupo de cobaias, com a mesma alimentação, mas sem o anti-oxidante – ganhava peso. Em outra experiência, os cientistas aplicaram o resveratrol a uma amostra de adipócitos imaturos e descobriram que o resultado foi uma diminuição de geração de adipócitos maduros tanto em número quanto em tamanho. Com a aplicação de resveratrol, os adipócitos estavam menores e em menor número. O mais interessante foi que o resveratrol causava a diminuição da geração de gordura dentro das células gordurosas. Os pesquisadores chegaram a conclusão de que o resveratrol é útil para impedir a abesidade, mesmo em condições de excesso de comida. O resveratrol promete o sonho de comer de tudo e não engordar.

Fonte: Homo Obesus

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Dez maneiras simples de aquecer o ímpeto em um regime de emagrecimento

terça-feira, novembro 4th, 2008

Imagem SXC

flame-web

Quantas vezes durante o período de um regime de emagrecimento, nós achamos que chegamos a um platô….e não conseguimos passar daquele número que nos desafia cada vez que subimos na balança? Parece que até aqui, estávamos empurrando a imaginária bola da perda de peso ladeira acima e agora temos que vencer o topo e começar a corrida ladeira abaixo. Então, como podemos criar o ímpeto de recomeçar esta jornada?

Pensando bem, este ímpeto parece ser uma força imensa, mas na verdade, requer uma pequena faísca para iniciar sua força dentro de nós. Todos nós armazenamos ímpetos de várias maneiras, mas muitas vezes achamos dificuldade em agarrá-lo quando mais precisamos dele. Temos 10 sugestões de como você pode incendiar aquela faísca para continuar o momento no caminho do emagrecimento.

  1. Inspiração – Use aquilo que te inspire e te influencia. Mesmo que você achar que é bobagem – um filme, uma canção, uma leitura favorita – use-o. Lembre-se, precisa somente uma faísca de inspiração para recomeçar o caminho.
  2. Os sentidos – Use o poder de seus sentidos. Somos criaturas sensoriais, sem dúvida. O nosso comportamento é baseado em respostas aos sentidos – ver, ouvir, tocar, cheirar e paladar. Tente por exemplo, focalizar em um sentido por dia: hoje, vou apreciar especialmente a beleza que está ao meu redor. Você vai descobrir que quando se concentra em um dos sentidos por dia, ajuda a reter o focus em geral. Ajuda também a afastar o senso de “estar fora de controle” com relação aos outros sentidos. Este senso de controle pode ser muito poderoso, e ajuda a encontrar a faísca para mudanças pessoais.
  3. Orgulhar-se – Com respeito a perda de peso, pode se orgulhar de seu sucesso. Muitas vezes ficamos desapontados porque não perdemos tantos quilos que queríamos. Mas, uma perda, por pequeno que seja, é uma perda. Pode se orgulhar dos pequenos sucessos e construir em cima disso com cada passo – é assim que chegamos aos grandes sucessos.
  4. Coisas simples – Faça uma coisa simples durante o dia. Por exemplo, beber água….não porque precisa ou porque é saudável, mas porque é fácil. Decide-se – hoje, vou beber água. Pode acreditar que realizando tarefas simples pode resultar na faísca do momento que está procurando.
  5. Sair de Casa – Você vai se surpreender em descobrir que pode achar aquela faísca de ímpeto enquanto caminha pelo mundo físico ao redor. Não se trata de fazer exercício, mas em descobrir sua energia mental enquanto caminha ou corre.
  6. Amigos – Se associar com pessoas que pensam como você. Se você procura uma inspiração para achar o ímpeto, deve se associar com as pessoas que querem que você tenha êxito. Não precisam ser necessariamente pessoas que estão procurando perder peso, mas pessoas que estão comprometidas em realizar seus objetivos….a energia deles vai ser contagiosa….use esta energia para te inspirar.
  7. Manifestação física – Use o poder da manifestação física. Escreve seus objetivos num papel várias vezes durante o dia e leia em voz alta. Por alguma razão este ato exerce um poder enorme sobre as pessoas e não custa nada tentar.
  8. Afastar-se um pouco – Se afaste do seu objetivo durante algum tempo. Este é um perspectivo novo que simplesmente se resume em se concentrar em fazer algo completamente diferente por um tempo, com a esperança que terá mais claridade quando se retorna ao objetivo maior. Lembre-se – estamos procurando aquilo que vai incendiar a faísca do ímpeto numa direção positiva e pode ser que este motivo está bem em frente dos seus olhos.
  9. Tv desligada – Deixe a TV desligada por um dia. A televisão, em particular, a TV comercial, tem o grande poder de influenciar. Seu objetivo é injetar a presença do seu produto ou sua mensagem em sua mente, e por isso pagam milhões para colocar anúncios na TV. Os melhores anúncios são aqueles que você acha que não funcionam….mas se estão na sua cabeça – missão realizada! Ficar um dia sem receber aquelas imagens e sons de apelo gastronômico, não fará mal nenhum.
  10. Não pense – FAÇA! –  Se quiser achar a faísca do ímpeto…pensando nele (contrário ao ato de fazer) não vai a lugar nenhum. Não gaste tempo pensando em como, o que, quando e onde – simplesmente comece….e comece agora ! Você vai descobrir que ao agir, você já criou a faísca do momento….e já está no caminho do sucesso.

Fonte: AlmostFit

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Refeições com aproximadamente 300 calorias – parte 2

segunda-feira, novembro 3rd, 2008

Farinha de aveia
Aproximadamente 325 calorias

– 1 xícara de farinha de aveia com passas
– 1 xícara de frutas
– 1 banana
– 1 café ou chá (1 colher de chá de açucar)

Sopa
Aproximadamente 350 calorias

– 1 prato de sopa
– 1 salada pequena
– 2 colheres de óleo e vinagre
– 350 ml de água
– 4 bolachas de água e sal ou cream cracker

Salada de Frango
Aproximadamente 350 calorias

– 1 salada grande
– 2 colheres de óleo e vinagre
– 200 gr de frango fatiado
– 1 xícara de bolacha cream cracker – Integral
– 350 ml de água

Peixe
Aproximadamente 365 calorias

– 200 gr de peixe branco grelhado
– 1 xícara de purê de batatas
– Manteiga light – 1 colher de chá
– 1/2 xícara de ervilhas
– 250 ml de chá gelado diet

Frango com Arroz
Aproximadamente 395 calorias

– 200 gr frango cozido
– 2 colheres de sopa de molho de churrasco
– 1 xícara de legumes – variados
– 1/2 xícara de arroz integral
– 1 salada pequena
– 2 colheres de óleo e vinagre
– 350 ml de água

Clique aqui para ver as refeições da primeira parte

Fonte: dietblog

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline