Baixo nível de vitamina D pode estar associado ao ganho de peso em garotas

quarta-feira, junho 3rd, 2009

Imagem Kelly Fick

sol

Em um artigo publicado em novembro de 2008 no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, investigadores no Centro de Saúde da Universidade McGill, em Montreal e da Universidade do Sul da Califórnia, EUA, relataram que meninas na fase pós-puberdade, que têm baixos índices de vitamina D, ganharam peso e tiveram crescimento atrofiado.

Noventa garotas com idades entre 16 e 22 anos foram avaliadas nos critérios altura, peso, gordura corporal, densidade óssea e nível de vitamina D. Em 59% das garotas, foi detectada insuficiência da vitamina. Estas demonstraram aumento de peso, massa e gordura corporal, além de tendência a ser mais baixa do que meninas com níveis suficientes de vitamina.

Nesta pesquisa observou-se que as mulheres jovens com insuficiência de vitamina D são significativamente mais pesadas, com um maior índice de massa corporal e aumento da gordura abdominal, do que as mulheres jovens com níveis normais da vitamina.

A ligação entre a saúde óssea e a vitamina D é bem conhecida, e estudos recentes sugerem que o aumento de vitamina D pode fornecer proteção contra alguns tipos de câncer, diabetes e esclerose múltipla. A vitamina D é também conhecida por favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico.

A exposição à radiação ultravioleta do sol aumenta o risco de desenvolver câncer de pele, mas também aumenta a produção de vitamina D. Sempre que possível, permaneça no sol até às 09h ou após as 16, nestes horários temos maior segurança contra os raios ultra vermelhos. Mas não deixe de usar o protetor solar.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Voltando devagarzinho…

terça-feira, junho 2nd, 2009

Depois de duas semanas de folga, estou voltando aos poucos com a minha dieta e treinamentos.  Como você deve imaginar as minhas férias foram desastrosas para a minha dieta, mas eu não estou com a consciência pesada pois acredito que as férias são para você se liberar e sair totalmente da rotina.

Felizmente eu fiz bastante exercícios (caminhadas e pedaladas) mas com certeza eles não foram o bastante para gastar todas as calorias ingeridas dos doces e das comidas dos restaurantes.

Para falar a verdade eu acho que estas férias vieram na hora certa pois eu já estava ficando um pouco cansado da dieta e dos treinamentos.

O único problema foi que eu fiz uma festa de despedida para a minha amiga Vanessa no domingo e como resultado na segunda eu estava com a maior ressaca e não tive a menor condição de fazer qualquer exercício.  Hoje eu fui levar a minha bicicleta para fazer uma revisão e por isso não vou dar as minhas pedaladas rotineiras.

E apesar de ter dormido muito bem de segunda para terça eu ainda continuo cansado, talvez eu precise de novas férias para descansar destas 2 semanas de folga! :)

Mas como eu sei que isto não faz parte do planejamento, agora eu vou sair da frente do computador e fazer uma caminhada.

Um abraço a todos.

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline