Jovens comem pior que adultos

segunda-feira, dezembro 14th, 2009

Pesquisa Datafolha aponta que jovens entre 16 e 25 anos têm os piores hábitos alimentares da população paulistana. Entre os motivos estão a maior exposição à publicidade e a valorização de um estilo de vida que gasta pouco tempo com a alimentação, segundo especialistas.

São os jovens os que mais consomem enlatados, salgadinhos, chocolates e outros alimentos industrializados não recomendados. São eles, também, os que menos comem alimentos saudáveis.

Segundo o professor de nutrologia da Unifesp José Augusto Taddei, esses alimentos estão substituindo hábitos mais saudáveis típicos do brasileiro, como o uso de frutas, verduras, legumes e grãos.

O consumo desses e de outros alimentos recomendados, como peixe e leite, é mais frequente entre a população com 56 anos ou mais. “Eles formaram seus hábitos lá atrás, com menos influência da publicidade”, diz Taddei.

O nutricionista da USP Daniel Bandoni também vê uma tendência de supervalorizar produtos industrializados. “A juventude tem sido bombardeada com propagandas desses alimentos.” Para Bandoni, existe uma migração de jovens e adultos para um estilo de vida mais passivo, que valoriza mais a praticidade do que a saúde. “Não se perde tempo para cozinhar, mas se perde pra ver TV.

Ele aponta possíveis desvantagens no consumo do alimento comprado pronto, como a perda do controle do processo de produção: não é possível, por exemplo, escolher a quantidade de gordura e sal. Para Bandoni, os novos hábitos aumentam as chances de desenvolvimento de colesterol alto e doenças como obesidade e hipertensão.

Arroz, feijão e peixe

Já o consumo diário de arroz e feijão pela maioria dos paulistanos foi visto como um dos resultados positivos da pesquisa. “É um consumo democrático”, diz Taddei. Ele ainda ressalta que a combinação é saudável e típica da cultura do brasileiro.

O peixe, por outro lado, foi apontado pela pesquisa como um dos alimentos menos democráticos na cidade. A pesquisa mostra que só 3% da população da cidade come peixe todos os dias. Bandoni diz que o dado é preocupante se comparado ao do consumo de linguiça, salsicha e salame.

Considerada por nutricionistas essencial para o crescimento e importante para o aprendizado, a primeira refeição do dia é rejeitada por 36% dos jovens. A falta de tempo ou a vontade de dormir mais são apontados por especialistas como os principais motivos para esse comportamento.

Fonte: Jornal Agora

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

É possível emagrecer comendo pizza?

terça-feira, dezembro 8th, 2009

dieta-pizza

Segundo Matt McClellan é possível. Ele “inventou” uma dieta onde consumiu pizza por 30 dias.

Agora vamos esclarecer um pouco as coisas, o nosso querido Matt é dono de uma pizzaria e já estava ficando cansado de ouvir tantas reclamações de pessoas que argumentavam que pizza não é um alimento saudável.  Por isso, ele decidiu fazer esta dieta maluca para mostrar para as pessoas que a pizza não é este vilão que as pessoas pregam.

Como foi a dieta

  • Ele consumiu 8 pedaços de pizza durante o dia.
  • O primeiro as 9 da manhã.
  • A pizza continha ingredientes saudáveis como: frango, brócoli, abacate, abacaxi, cebola, pimentão e cogumelos.
  • O queijo utilizado era um queijo feito a partir do leite desnatado.
  • Ele fez 60 minutos de exercícios todos os dias, fazendo musculação e exercícios aeróbicos em dias alternados.

O resultado

matt-pizza

Peso – 92 Kg para 81 Kg

Pressão – 140/90 para 118/80

Colesterol- 243 para 157

Bíceps- 38 cm para 35 cm

Peito- 106 cm para 109 cm

Cintura- 96.5 cm para 85 cm

Quadril- 106.5 cm para 99 cm

Gordura corporal -19% para 9%

IMC- 26.9% para 23.6%

Dados a serem considerados

  • Antes de começar a dieta ele fez uma consulta com uma nutricionista e teve um acompanhamento médico.
  • A pizza tinha em média 2500 calorias.

Tenho certeza que a sua força de vontade foi muito grande para mostrar as pessoas que a pizza não é um vilão, afinal de contas, como ele é dono de uma pizzaria tem muito interesse em mostrar que o seu produto é saudável.

Esse estudo mostra que agora você pode comer pizza quando quiser? Não, pois a pizza ainda é um alimento alto em calorias, mas se você comer de vez em quando e voltar a sua dieta, isso mostra que é possível comer de tudo um pouco durante o seu regime.

Nunca se esqueça que não é somente com os alimentos que você deve-se preocupar, mas preste muita atenção as porções.

Quer conhecer um pouco mais sobre a jornada do Matt McClellan?  Visite: tourdepizza [Inglês]

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Alto consumo de doces na infância pode gerar adultos violentos

terça-feira, outubro 6th, 2009

raivaImagem George Crux

Essa notícia acredito que vai interessar muitos pais, um estudo feito na Inglaterra pela Universidade Cardiff indica que o alto consumo de doces e chocolates na infância pode significar um adulto violento.

O estudo foi feito com 17500 pessoas e 69% dos participantes que eram considerados violentos consumiam doces e chocolates quase todos os dias na sua infância. Por outro lado, 42% das pessoas pesquisadas que eram consideradas não violentas também consumiam altas doses de doce na infância.

Vale destacar que os resultados se mantiveram com a mesma proporção, até quando foram aplicado as variáveis do tipo: comportamento dos pais, educação e onde os participantes viviam.

Os pesquisadores enfatizaram que estudos mais aprofundados devam ser realizados.

Mas agora toda vez que eu brigar com a minha namorada eu posso culpar a minha mãe. :)

Fonte: Food Navigator

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Paraná aprova lei antifumo e proíbe fumódromos

quinta-feira, setembro 17th, 2009

Paraná aprova lei antifumo e proíbe fumódromos.Imagem Tom Magliery

Eu não sou muito fã de políticos, pois na minha opinião, hoje em dia ser politico é uma questão de obter poder e não para fazer o bem da comunidade, contudo eu gosto ou quero acreditar que existe algumas e poucas exceções.

Porém eu não posso deixar de parabenizar os políticos da Assembleia Legislativa do Paraná que aprovaram uma lei antifumo em que proíbe o fumo em todos os locais fechados de uso coletivo no Estado.

Porque eu sou a favor da lei antifumo?

Eu já escrevi isto em um outro post mas aqui vai uma pequena mostra do que o cigarro pode fazer com pessoas que não fumam.

Aqui vai algumas curiosidades sobre o tabagismo passivo:

  • No Canadá 1000 pessoas morrem por ano por causa do tabagismo passivo.
  • A fumaça do cigarro contém mais de 4000 substâncias nocivas a saúde, muitas delas causam câncer.
  • O tabagismo passivo pode causar câncer de pulmão, doenças cardíacas, asma e muitas outras doenças.
  • Se você passa muito tempo com pessoas que fumam, a sua chance de ter câncer no pulmão aumenta em 25%, doenças cardíacas aumentam em 10%.
  • Cigarros produzem 12 minutos de fumaça, enquanto os fumantes só absorvem 30 segundos da fumaça dos seus cigarros.

Além do mais vejam as substâncias que podem ser encontradas na fumaça do cigarro:

  • Monóxido de carbono (encontrado no escapamento do seu carro).
  • Amoníaco (que se encontra em produtos de limpeza de vidros).
  • Cádmio (encontrado em baterias).
  • Arsénio (encontrado em venenos de rato).

Pelo país

Eu não sabia mas algumas cidades e estados pelo Brasil estão criando leis antifumo, que sabe um dia esta lei não vira uma lei nacional. Abaixo vai uma lista das cidades e estados que estão fazendo algum bem para a saúde da sua população:

  • Rio de Janeiro
  • Minas Gerais
  • Salvador (BA)
  • Espírito Santo
  • Belém (PA)
  • Goiânia (GO)

Fonte: Folha Online

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

A incrível transformação de Renato Chocair

quinta-feira, agosto 27th, 2009

Renato Chocair Transformação -Incrível!!!

Essa é uma história realmente de conto de fadas, o ator Renato Chocair para atuar na peça Casamento à francesa, teve que engordar 70kg para atuar no papel de um marido traído pela esposa.

Inicialmente era para ele ser escalado como o amante, mas como ele gosta de desafios pediu ao diretor da peça para atuar no papel do marido, por isso na fase de ensaios que durou 3 meses, ele teve que engordar e não só ganhou peso como conseguiu ganhar 70kg!!!

O pior de tudo é que ele fez isso sem nenhum acompanhamento médico, porém eu acredito que ele se inspirou naquele filme Surper Size Me – A dieta do palhaço, onde o diretor Morgan Spurlock passou 30 dias comendo McDonald’s.

Eu digo isso porque Renato Chocair comia de 3 a 4 vezes por dia no McDonald’s e se entupia de doces, porém ao adquirir todo esse peso ele começou a conhecer os problemas que a maioria das pessoas obesas tem, como: pressão alta, colesterol, falta de circulação e arritmia cardíaca e confessou que por diversas vezes sentia dores de cabeça e tonturas durante a peça.

Depois de terminar a temporada ele se viu como um homem deprimido, descuidado e desempregado. Como alternativa pensou até em vender o seu carro para ir a um spa. Porém através de muita meditação ele visualizou que perderia o seu peso em uma academia de ginástica, mas ele admite que não foi fácil se livrar do vício dos doces, chocolates, bolos, massas e refrigerantes.

Ele diz que a sua sorte foi ter encontrado o body builder Roger Braga que lhe fez uma proposta de que poderia entrar em forma em 3 meses. Então ele começou um treinamento de 4 vezes por semana e que continha 2 sessões de aeróbio. Se alimentava 6 vezes por dia e segundo ele a sua dieta era composta basicamente de atum e batata. No café da manhã comia uma fruta com um suplemento alimentar de proteína.

As fotos abaixo não são após os 3 meses como eu tinha pensado, mas segundo a fonte ele conseguiu entrar em forma em 3 meses. Porém isso mostra que a força de vontade é fundamental para que você possa perder peso.  Eu tenho certeza que durante o processo ele pensou em desistir diversas vezes pois apesar dele não ter mencionado, com certeza foi um processo muito difícil. Mas o Blog da Dieta dá os parabéns ao ator Renato Chocair que conseguiu vencer a luta contra a balança e com certeza vai servir de inspiração para muitas pessoas e desejamos muito sucesso na sua próxima atuação.

Renato Chocair transformação - Incrível!!!

Fonte: Terra – Vida e Saúde

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline