É possível entrar em forma com 6 minutos por semana de exercícios? Aprenda um pouco mais sobre o HIIT

É possível entrar em forma com 6 minutos por semana de exercícios? Aprenda um pouco mais sobre o HIIT

Imagem Real Ryder

Há alguns anos os cientistas pensavam que para você adquirir uma resistência muscular só era possível através da prática de exercícios de resistência como longas corridas, pedaladas ou nadar por algumas horas. Porém este conceito está ficando ultrapassado.

Um método de treinamento chamado HIIT (High-intensity interval training) que nada mais é do que fazer exercícios com uma intensidade muito alta, alternando com curtos intervalos de descanso e por um curto espaço de tempo está chamando a atenção da comunidade de cientistas cada vez mais.

Um estudo realizado pelo Dr. Martin Gibala da Universidade de McMaster em Ontario no Canadá, constatou que você pode ficar em forma com apenas 6 minutos de exercícios diários.

A pesquisa foi realizada com um grupo de estudantes que estavam saudáveis mas não eram atletas, eles foram requisitados a usarem uma bicicleta estacionaria por 3 vezes por semana. Um grupo pedalou entre 90 a 120 minutos. Outro grupo fez uma série de pedaladas curtas com uma intensidade muito alta (20 a 30 segundos) e breve períodos de descanso (4 minutos), este ciclo foi repetido entre 4 e 6 vezes.

Depois de 2 semanas os dois grupos foram analisados e apresentaram praticamente o mesmo ganho de resistência muscular. As modificações moleculares que mostravam uma melhora no físico dos estudantes eram evidentes nos dois grupos. Em resumo, 6 minutos semanais de exercícios de alta intensidade trazem os mesmos benefícios que longas horas de exercícios moderados.

Mas segundo o Dr. Gibala, para você atingir bons resultados com o HIIT, você tem que fazer os exercícios no máximo da sua capacidade física, isso significa ir muito além da sua zona de conforto.

A minha opinião pessoal é que se você já pratica algum exercício regularmente e tem plena consciência do que o seu corpo pode suportar, este método pode ser uma boa alternativa.

Agora, se você está na mesma categoria como a minha e está muito acima do peso, ou não tem a mínima ideia do que você pode suportar em uma série de exercícios, mas mesmo assim tem vontade de tentar o método HIIT, o meu conselho seria de procurar um médico e um profissional de educação física para fazer os testes necessários para ver se você está apto para este tipo de treinamento intenso.

Fonte: NYT – Well

Aproveite estas Ofertas do Submarino

Balança Linea II c/ Controle Remoto e Medidor de Gordura e Líquidos
Balança Linea II c/ Controle Remoto e Medidor de Gordura e Líquidos
 R$ 449,00 
Veja mais
 
Balança K3073 Branca Geom
 R$ 32,90 
Veja mais
 
Balança Digital HD313 – Tanita
 R$ 239,00 
Veja mais
 
Balança InnerScan/IronMan c/ Medidor de Gordura/Líquido/Músculo BC548
 R$ 759,00 
Veja mais

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

2 Responses to “É possível entrar em forma com 6 minutos por semana de exercícios? Aprenda um pouco mais sobre o HIIT”

  1. […] Dieta: É possível entrar em forma com 6 minutos de exercícios por semana? […]

  2. luisa ! disse:

    OIIIIIIII..adorei o blog, primeira visita e jà to gostando..:)
    nao tem alguma que seja pra ganhar massa muscular? pode responder no correio mesmo melhor ta.. bom fin de semana! beijos do paraguai. .

Leave a Reply





SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline