Exposição ao sol salva 10 vezes mais vidas por absorção de vitamina D do que causa câncer de pele

Imagem SXC

exposicao-sol

O número de vidas salvas por pessoas que duplicam sua exposição solar pode ser 10 vezes superior ao número que desenvolve câncer de pele fatal pelo mesmo motivo. Este é o resultado que mostrou um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Investigação do Câncer, em Oslo, na Noruega.

A exposição à radiação ultravioleta do sol aumenta o risco de desenvolver câncer de pele, mas também aumenta a produção de vitamina D. A ligação entre a saúde óssea e a vitamina D é bem conhecida, e estudos recentes sugerem que o aumento de vitamina D pode fornecer proteção contra alguns tipos de câncer, diabetes e esclerose múltipla. A vitamina D é também conhecida por favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico.

“O risco de câncer de pele está aí, mas os benefícios para a saúde adquiridos por meio da exposição solar são muito maiores do que os malefícios”, diz a Dra. Daniela Jobst, nutricionista clínica funcional. “O que sugiro é que a exposição ao sol se dê de forma comedida para que o corpo tenha as vantagens da produção de vitamina D, sem colocar em risco a pele”.

A deficiência de vitamina D é um problema para pessoa que vivem em locais onde o sol é mais fraco, especialmente durante o inverno. Pesquisadores calculam que, em resposta à mesma quantidade de tempo passado ao ar livre, australianos produzem 3,4 vezes mais vitamina D do que as pessoas que vivem na Grã-Bretanha e 4,8 vezes mais do que as pessoas que vivem na Escandinávia.

De acordo com o estudo citado, se a população em geral da Noruega dobrasse a quantidade de tempo ao sol, aproximadamente 300 pessoas morreriam por ano de câncer de pele, representando o dobro do atual número de vítimas. Por outro lado, haveria menos 3000 mortes por outros tipos de câncer, evitados pela presença de vitamina D produzida pela exposição ao sol.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com
Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

15 Responses to “Exposição ao sol salva 10 vezes mais vidas por absorção de vitamina D do que causa câncer de pele”

  1. Douglas disse:

    Gatinha a nutricionista! :)
    Que beleza de site! ô! :)

  2. Isaias Malta disse:

    Mesmo que isto seja muito válido para a escandinávia, para os países tropicais não tem a mesma importância. Na realidade, trata-se de mais um caso de importação indevida de conhecimento que com validade exclusiva para o hemisfério norte frio. Aqui nos expomos TODOS os 365 dias do ano a um sol inclemente, aqui as mulheres se transformam em charques no sol, aqui o câncer de pele está matando epidemicamente.
    Oxalá estas pessoas que já se expõem em demasia ao sol não cheguem a sonhar com uma informação destas, porque fá-lo-ão com mais ímpeto e vão agravar o que já é um grave problema de saúde pública.

  3. […] Exposição ao sol salva 10 vezes mais vidas por absorção de vitamina D do que causa câncer de p… Imagem SXC […]

  4. Cacá disse:

    O problema é que a maioria dos brasileiros com sua inteligência nivel Lula, vão achar que ficar torrando no sol vai faze-los fiarem saudaveis! O sol que a gente toma no dia a dia, andando na rua, indo ao trabalho ou a padaria já é suficiente. Aí fica esse culto ao bronzeado aki no brasil! que droga! você se casa com uma gatinha bronzeada e aos 35 anos ela já tah mais enrrugada que o meu saco! aos 45 com cancer! Teve até uma jogadora de praia q teve cancer de pele. É uma pena a mentalidade brasileira!

  5. koeio disse:

    Já ouvi que a vitamina D é usada pelas células para recuperar informações do DNA, e se faltar essa vitamina o acesso a essas informações é mais lento o que torna a célula mais vulnerável. Então uma melhora nos níveis de vitamina D reflete bem na saúde em vários aspectos.

  6. angelo disse:

    viva o aquecimento global! ;P

  7. […] Exposição ao sol salva 10 vezes mais vidas por absorção de vitamina D do que causa câncer de pe… […]

  8. […] Exposição ao sol salva 10 vezes mais vidas por absorção de vitamina D do que causa câncer de pe… […]

  9. […] Exposição ao sol salva 10 vezes mais vidas por absorção de vitamina D do que causa câncer de pe… […]

  10. […] Exposição ao sol salva 10 vezes mais vidas por absorção de vitamina D do que causa câncer de pe… […]

  11. Aline disse:

    Realmente, se pensarem da forma “brasileira”, vao ficar horas e horas no sol de 32 graus… O sol que tomamos naturalmente, eu acredito que ja seja o suficiente. Vale ressaltar que a pratica de exercicios fisicos no sol leve (ate as dez da manha e depois das 3 da tarde) ajuda e muito na absorçao dessas vitaminas.

  12. luiz carlos santine disse:

    como disse a Dra. o ideal é saber usar os dois pegando seu bronze no horario certo , ai ja se tem tudo bronzeado,fixação da vit. D e lazer. TCHAU sabidos de M…. kakakakaka buuuuummm.

  13. beto waltz disse:

    por favor, vc esta sendo xiita demais. nao e assim nao. tudo depende de bom senso. veja a vida moderna, passamos o dia inteiro dentro de escritorios, não vamos a praia, saimos mais a noite nos finais de semana e nao me venha dizer que preciso de protetor solar dentro de casa por que não acredito nisso.
    Sou carioca e adoro o sol. Prefiro o risco de um cancer a me privar de sentir o calor de uma manha ensolarada, sem pretetor.
    Vender panico e um bom negocio onde a ignorancia e o medo vivem.

    um abraco

  14. beto waltz disse:

    bom, quanto a isso, depende muito do tipo de pele da pessoa. Eu e minha esposa vamos muito a praia e ele aparenta 10 anos a menos. conheco pessoas em Sao Paulo que raramente vão a praia e nao tem a pele tao bonita. como ja disse, e relativo. Quanto ao culto ao bronzeado, realmente a aparencia fica mais saudavel, claro que nao recomendo nunguem ficar ao sol de 8 da manha as 4 da tarde.

    abracao

Leave a Reply





SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline