Molho de Tomate com Proteína Texturizada de Soja (PTS)

tomatesImagem Stephanie Berghaeuser

O tomate é à base da culinária italiana, alimento funcional (além das funções nutricionais básicas, traz benefícios à saúde). É rico em licopeno, beta-caroteno, vitamina E e vários outros fitonutrientes.

O extrato de tomate tem sido associado como antioxidante (envelhecimento), risco de certos tipos de câncer como o de próstata, diminuição da pressão arterial sistêmica e com o fortalecimento da função imune, sendo que esta última alegação ainda precisa de mais estudos.

Apesar dos benefícios, é preciso verificar a origem e qualidade do fruto em função do uso indiscriminado de agrotóxicos, pois o tomate é uma das culturas mais contaminadas (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA). É recomendado comprar um produto de origem segura, lavar bem e descascar quando necessário. O ideal seria o consumo de alimentos orgânicos.

Lembrando, a proteína de soja também é um alimento funcional, auxiliando na redução dos níveis de colesterol. Então, mãos à obra!

Receita

  • Colocar 6 a 8 tomates maduros, cortados em 4, numa panela com 1 ½ xícara de água e cebola picada em 4.
  • Deixar cozinhar até diminuir o caldo.
  • Bater no liquidificador, coar e levar ao fogo novamente com alho, sal e orégano.
  • Acrescentar ½ xícara de proteína texturizada de soja e deixar cozinhar por alguns minutos.
  • Ao retirar, juntar 1 colher (sopa) de castanhas batidas no liquidificador.

Fonte: Nutraingredients-usa.com

Dra. Kilza Miranda - NutricionistaDra. Kilza Miranda é nutricionista formada pelo Centro Universitário do Leste de MG. 

Faz atendimento em consultórios em todo o Vale do Aço, em Minas Gerais.

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