Como prevenir ou ajudar a curar a depressão através da alimentação

Wednesday, October 7th, 2009

depressão-prevençãoImagem Ayleene de Monn

A depressão ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, é uma doença muito frequente, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo é afetada por ela.

Uma das causas da depressão está diretamente ligada à alimentação do paciente, há evidências de que pessoas depressivas possuem níveis plasmáticos menores de ômega-3, em comparação a pessoas sadias.

Uma dieta rica em ômega-3 vindas do óleo de peixe de águas profundas e geladas como, atum, salmão, arenque, sardinha e a semente de linhaça, pode diminuir a probabilidade da pessoa ficar depressiva e até mesmo se suicidar. Por isso, a suplementação com ômega-3, tem sido usada cada vez mais em tratamentos de depressão, e o resultado é cada vez mais eficaz.

Além do óleo de peixe, o ômega-3 pode ser encontrado nas nozes, no agrião, no espinafre.
A combinação de uma dieta balanceada, acompanhamento psicológico e a prática de exercícios físicos pode ser a chave para a prevenção e até cura desta doença que atinge tantas pessoas.

Outro fator que está ligado ao quadro de depressão é o desequilíbrio intestinal. Isto mesmo, o intestino que não funciona bem interfere na produção correta dos neurotransmissores, que são responsáveis pelo equilíbrio do humor, depressão, e até mesmo da vontade de comer doces e carboidratos em geral.

A produção do neurotransmissor serotonina, responsável pelo bem estar e felicidade tem sua produção em torno de 80% intestinal, desta forma tratar e reequilibrar a flora intestinal é muito importante na depressão, podendo evitar a utilização de antidepressivos quando estiverem ainda no início.

Campanha Desafio Blog da Dieta – Novos participantes #3

Saturday, July 4th, 2009

Não foi desta vez que consegui trocar de selos, eu tenho que admitir que apesar de estar continuando a perder peso não estou mantendo o mesmo ritmo.

Na verdade eu tenho conhecimento do porque disto está acontecendo e eu acredito que isto é super importante para você conseguir ter sucesso em uma dieta, ser honesto com você mesmo.

A razão pela qual eu não estou perdendo peso como antes é pela falta de exercícios, a minha dieta também não está lá essas coisas mas também não está um desastre e por isso eu ainda estou conseguindo perder alguma coisa.

Mas deixando estes problemas pra lá, eu quero anunciar os novos participantes da campanha Desafio Blog da Dieta:

Vitória – Equilíbrio Corpo e Mente

Fabiana Guimarães

Desejo toda a sorte do mundo para elas e tenho certeza que elas podem conseguir atingir o seu objetivo.

De uma passadinha no blog delas, vale a pena e você ainda pode deixar uma mensagem de incentivo.  Eu tenho certeza que elas vão gostar e muito.

Participe você também do Desafio Blog da Dieta e pegue o seu selo aqui.

Abraço a todos e boa segunda-feira.

Gorduras também combatem a obesidade – [ômega-3 e ômega-6]

Wednesday, January 28th, 2009

Imagem SXC

salmao

Embora a maioria das pessoas acredite que para conseguir combater a obesidade ou até mesmo perder alguns quilos o correto é eliminar totalmente a gordura da alimentação, porém isso não é verdade. Alguns tipos de gordura como, os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, são essenciais para a nossa saúde e ainda estimulam vários processos diferentes na luta contra a obesidade.

Esses ácidos colaboram na queima de gorduras ingeridas, melhoram o controle do nível de açúcar no organismo e a capacidade de transportar a glicose do sangue para as células e influenciam importantes alterações genéticas anti-obesidade, entre outras benfeitorias.

Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 podem ser encontrados em nozes, sementes de linhaça e abóbora, peixes gordurosos como o salmão, mariscos, algas marinhas e em verduras de folhas vedes.

Assim como todos os alimentos, esses ácidos também devem ser ingeridos com moderação, pois, se consumidos em excesso (ômega 6) podem fazer mal e rebaixar o nível de HDL (colesterol bom) e o retardar a coagulação sanguínea.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Quinua o melhor e mais completo alimento de origem vegetal

Tuesday, October 14th, 2008

Se você está procurando um alimento rico em proteína de alto valor biológico, carboidrato de baixo índice glicêmico (aquela que leva mais tempo para virar açucar no sangue) e ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa, a procura acabou. Este achado se chama QUINUA !

A Quinua é um cereal, proveniente da Bolívia e é consumido pelos tribos andinas há mais de 500 anos. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes e ajuda na recuperação e manutenção dos músculos. Também, é uma fonte excelente de ferro, ideal para quem come pouco ou nenhuma carne vermelha. Outra vantagem é que contêm ômega 3, a gordura boa que limpa as artérias. A presença de uma mistura de fibras e vitaminas (C, E e especialmente as do complexo B) faz com que este cereal tem uma ficha nutricional tão boa que a FAO (Food and Agriculture Organization) da ONU considera a Quinua o alimento mais completo de origem vegetal.

A quinua está disponível em grão, farinha, flocos e até macarrão, e meio quilo custa entre 11 e 14 reais. Ele chega a triplicar de tamanho depois de cozido sendo que um pacote serve para várias receitas.

Fonte: Boa Forma

Brasil é o 3º maior consumidor de inibidores à base de anfetamina

Thursday, October 2nd, 2008

Imagem SXC

O Brasil é o terceiro maior consumidor de remédios inibidores de apetite produzidos à base de anfetamina no mundo, segundo um relatório publicado no mês de setembro pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

De acordo com a UNODC, entre os biênios de 2000-02 e 2004-06, o consumo deste tipo de estimulantes do grupo anfetamínico (ATS) produzidos legalmente aumentou em 57% nas Américas – de 7 para 11 doses diárias por mil habitantes.

Segundo o relatório, o consumo desses estimulantes foi maior do que a média em países da América do Sul, da América Central e do Caribe. De acordo com o documento, isso seria resultado da disponibilidade e abuso desses produtos por fontes lícitas.

No Brasil, por exemplo, a anfetamina é a principal substância de diversos remédios para perda de peso e estimulantes, entre eles os conhecidos Anfetramona e Fenproporex, produzidos licitamente e vendidos até pela internet.

“Esse aumento representa um padrão preocupante que indica abuso no número de receitas, o que no passado já foi associado a um risco maior de abuso dos ATS”, diz o documento.

Segundo o documento, o consumo dos estimulantes à base de anfetaminas foi de dez doses diárias por mil habitantes em 2004-06.

Na Argentina – país que ocupa o primeiro lugar neste ranking, seguido pelos Estados Unidos – o consumo foi de 17 doses diárias por mil habitantes.

Nota do Blog

Eu sempre fui contra qualquer tipo de remédio para emagrecer, porém hoje a minha opinião não é tão radical como era no passado.

Eu acredito que os remédios tem a sua função mas eles não podem ser proclamados como as pílulas mágicas como vários laboratórios tentam passar.

O aumento do consumo dessas drogas por meios lícitos não quer dizer que todos tem um acompanhamento médico pois sabemos que muitas prescrições são falsas ou compradas por intermédio de terceiros.

Como a obesidade é um tema cada vez mais preocupante do nosso dia a dia é cada vez mais comum encontrar produtos que “fazem milagres” ou que prometem “resultados imediatos” e que são totalmente livres para qualquer pessoa comprar.

O governo deveria apertar o cerco contra esses tipos de remédios, ter uma maior fiscalização e exigir medidas para que a compra destas substâncias não seja tão fácil como nos dias de hoje.

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