Tag Archive for ‘alternativas’

Dicas para um almoço saudável para as crianças

crianca-cozinhando

Se os seus filhos estão na escola, ou em casa de férias, as vezes é muito difícil chegar com alternativas saudáveis para o almoço das crianças dia após dia para mantê-los interessados.

Hoje todos estão muito ocupados e a última coisa que precisamos é de ter que cozinhar algo muito complicado para o almoço.

Mas o que o seu filho deve comer durante o almoço?

Algumas sugestões:

  • Proteínas para ajudá-los a ficarem despertos
  • Frutas e legumes para obtenção de vitaminas, minerais e fibras
  • Carboidratos complexos, liberação lenta de energia e fibra
  • Cálcio para o crescimento, ossos e dentes saudáveis

Se você tem dificuldades para fazer o almoço das crianças, aqui estão 5 sugestões simples:

Variar os pães

A maioria das crianças adoram variedade e surpresa, por isso, em vez de utilizar o mesmo pão todos os dias, escolha uma variedade entre pães de forma, pãezinhos, Pita, pão sírio, bolaça água e sal, etc.

Incentive seus filhos a comerem o pão integral, para se certificar que eles estão tendo abundância de fibras, vitaminas e antioxidantes.

Se seus filhos são muito jovens, tente cortar sanduíches em formas diferentes como por exemplo em forma de triângulo. É incrível como um sanduíche normal fica mais apelativo para as crianças só por ter uma forma diferente.

Fuja das carnes processadas

Ao invés de usar todos os dias carnes processadas, que não são muito saudáveis, utilize as sobras de carne a partir da noite anterior, como o frango assado ou carne. Como alternativa, você pode dar peixes ou ovos cozidos.

Você também pode pensar em preparar uma série de legumes picados com carne, um pouco de molho, e pode embrulhar em uma Pita ou pão sírio onde até as crianças podem embrulhar o próprio sanduíche. É óbvio que isto depende de seu filho, algumas crianças vão adorar esta ideia, outros não, principalmente se exige um grande esforço para fazer o sanduíche – brincar é muito mais importante!

Seja criativo com as saladas

Cozinhe um punhado de batatas ou macarrão e faça uma grande salada, misture com alguns legumes picados, carne magra como: frango, peru ou presunto e guarde na geladeira para um almoço rápido e fácil ao longo da semana. Então tudo que você precisa é uma salada verde, e almoço é preparado em um piscar de olhos.

Incentive os seus filhos a preparar o almoço com você

No fim de semana porque não passar algumas horas na cozinha com os seus filhos e fazer uma versão saudável de biscoito favorito dele? Esta é uma ótima maneira de deixá-los interessados no que eles estão comendo, e também para ensiná-los sobre escolhas alimentares saudáveis.

Cortar as bebidas açucaradas

Todos nós devemos cortar a carga de açúcar das bebidas, e os nossos filhos não são diferentes. Água, leite, cálcio ou leite de soja enriquecidos são as melhores escolhas para as crianças.

Se os seus filhos são resistentes a experimentar novos alimentos, pergunte a eles o que gostariam de comer na hora do almoço? Eu tenho certeza que você vai ter um monte de respostas interessantes!

Quais tipos de almoço os seus filhos preferem?

Gostou deste post? Leia também:

7 dicas para perder peso com sucesso

garfo-com-fita-metrica

DIETAS NÃO FUNCIONAM – Ponha de uma vez por todas na sua cabeça que dietas não funcionam. A não ser que você queira perder pouco peso (2 a 5 quilos) dietas não funcionam pelo simples fato de que não resolvem o problema principal que são os maus hábitos alimentares e a vida sedentária.

SEJA REALISTA – Perder peso é muito difícil, ainda mais quando você põe objetivos irreais do tipo: quero perder 10 quilos em um mês. Quando você põe objetivos que são muito difíceis de atingir, qualquer perda de peso que você conseguir abaixo da meta não irá te trazer nenhuma satisfação e portanto você aumentará as chances para desistir. Lembre-se perder peso não é um jogo.

MUDANÇA DE HÁBITOS NÃO SÃO SÓ ALIMENTARES – Você escuta muitas vezes que para perder peso você tem que mudar os seus hábitos, isto é verdade, mas muitas pessoas focam somente nos hábitos alimentares e esquecem totalmente dos exercícios. Praticar exercícios é muito importante para atingir o seu sucesso. Você terá um maior auto controle sobre os seus impulsos além de aliviar o stress do dia a dia.

PROCURE ALTERNATIVAS – Faça uma lista dos alimentos que você mais gosta sem se preocupar com a quantidade de calorias. Procure achar alimentos mais saudáveis para cada item desta lista. Se você adora o pãozinho francês, troque por um pão integral. Os doces podem ser trocados por frutas como manga, mixirica, melão. Troque o chocolate ao leite pelo meio amargo.

COMA MAIS VEZES AO DIA – Ao invés de comer somente 3 vezes por dia aumente o número de refeições para 5 ou 6. Assim o seu organismo sempre terá energia para queimar e nunca deixará de buscar energia extra (aquelas gordurinhas). Além do mais você comerá menos nas refeições principais.

O PASSADO É PASSADO – Não tente compensar hoje pois você estrapolou ontem. Hoje é um novo dia, deixe as suas frustrações para trás e siga a sua rotina. Deixar de comer o mínimo necessário não é a resposta para perder peso, isto só causará mais stress e tornará a sua jornada ainda mais difícil.

NÃO TENHA MEDO DO SEU NOVO EU – Pense bem, antes você comia de tudo e não praticava exercícios, agora você presta muita atenção nos alimentos que vai comer e pratica esportes com certa frequencia. Com certeza você será uma nova pessoa, talvez alguns amigos vão te dizer que sentem falta do seu velho “eu” mas os verdadeiros amigos irão te apoiar e suportar nesta sua nova caminhada.

Blog Widget by LinkWithin

Gostou deste post? Leia também: