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É possível entrar em forma com 6 minutos por semana de exercícios? Aprenda um pouco mais sobre o HIIT

Imagem Real Ryderreal-rider

Há alguns anos os cientistas pensavam que para você adquirir uma resistência muscular só era possível através da prática de exercícios de resistência como longas corridas, pedaladas ou nadar por algumas horas. Porém este conceito está ficando ultrapassado.

Um método de treinamento chamado HIIT (High-intensity interval training) que nada mais é do que fazer exercícios com uma intensidade muito alta, alternando com curtos intervalos de descanso e por um curto espaço de tempo está chamando a atenção da comunidade de cientistas cada vez mais.

Um estudo realizado pelo Dr. Martin Gibala da Universidade de McMaster em Ontario no Canadá, constatou que você pode ficar em forma com apenas 6 minutos de exercícios diários.

A pesquisa foi realizada com um grupo de estudantes que estavam saudáveis mas não eram atletas, eles foram requisitados a usarem uma bicicleta estacionaria por 3 vezes por semana. Um grupo pedalou entre 90 a 120 minutos. Outro grupo fez uma série de pedaladas curtas com uma intensidade muito alta (20 a 30 segundos) e breve períodos de descanso (4 minutos), este ciclo foi repetido entre 4 e 6 vezes.

Depois de 2 semanas os dois grupos foram analisados e apresentaram praticamente o mesmo ganho de resistência muscular. As modificações moleculares que mostravam uma melhora no físico dos estudantes eram evidentes nos dois grupos. Em resumo, 6 minutos semanais de exercícios de alta intensidade trazem os mesmos benefícios que longas horas de exercícios moderados.

Mas segundo o Dr. Gibala, para você atingir bons resultados com o HIIT, você tem que fazer os exercícios no máximo da sua capacidade física, isso significa ir muito além da sua zona de conforto.

A minha opinião pessoal é que se você já pratica algum exercício regularmente e tem plena consciência do que o seu corpo pode suportar, este método pode ser uma boa alternativa.

Agora, se você está na mesma categoria como a minha e está muito acima do peso, ou não tem a mínima ideia do que você pode suportar em uma série de exercícios, mas mesmo assim tem vontade de tentar o método HIIT, o meu conselho seria de procurar um médico e um profissional de educação física para fazer os testes necessários para ver se você está apto para este tipo de treinamento intenso.

Fonte: NYT – Well

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Montreal – Chambly de bicicleta

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Na última sexta-feira (26/6/09) junto com a minha namorada e mais um casal de amigos seguimos uma ciclovia que se chama “route verte 1″ e fomos até Chambly de bicicleta.  Chambly é uma pequena cidade de 22 mil habitantes que fica localizada ao sudeste de Montreal.

Foi uma volta bem legal e no total rodamos quase 100 km!!!  Em Chambly não tem nada especial mas a ciclovia é bem legal, possui algumas pontes e tem uma parte onde você passa pelo meio de uma floresta.

Não encontramos muitas pessoas pelo caminho mas em Chambly tem uma bicicletaria que vende bicicletas de até 5400 dólares!!!  Por isso acredito que muitos aficionados pelo esporte devem passar por lá.

Essa viagem serviu como um teste pois em setembro nós vamos fazer uma viagem de bicicleta para Quebec City, vai ser mais ou menos 280 km e vamos fazer em 3 ou 4 dias.

Por isso, agora eu vou começar uma nova fase de treinos e vou começar a pedalar bastante, pois a viagem para Quebec vai ser bem puxada e eu preciso melhorar o meu condicionamento físico, por isso a minha meta é de baixar o máximo possível de peso até setembro.

Sendo realista eu acredito que posso perder uns 10 kg até lá, mas o que eu gostaria mesmo é de perder 15 kg.

Porém o mais importante é adquirir uma resistência muscular em que eu possa pedalar uns 100 km por dia, pois assim em setembro eu posso fazer essa viagem.

IMG_8225No meio do caminho indo para Chambly

IMG_8229A “gangue”, Maurício, Mari (meio) e Michelle, a namorada linha dura :)

IMG_8237Em Chambly em frente ao forte que foi construído em 1711

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Ficha de treinos – 2° semana

Aos poucos eu vou colocando as minhas fichas de treino, eu acho que elas podem mostrar um pouco do que eu estou fazendo e vocês podem avaliar se está dando certo ou não.

treinosemana2(clique na ficha para ampliar)

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Ficha de treinos – 1° semana

Eu tenho costume de anotar o máximo de dados possíveis do meu treinamento, pois assim eu posso comparar uma semana com a outra.

Esta semana já é a minha oitava semana que eu estou seguindo religiosamente, ou quase, a minha dieta e treinamentos.

As vezes as pessoas me perguntam o quanto já perdi e eu não tenho a minima ideia pois na minha cabeça eu sempre marco o peso da última semana.  Quando eu estava fazendo essa ficha eu me dei conta que se eu perder 1kg nesta semana eu vou chegar na marca de 10kg perdidos!!!

O engraçado é que quando eu comecei, perder 10 kg era uma coisa tão distante que eu nem tentei fazer qualquer prognóstico de quando eu chegaria nesta marca.

E hoje depois de 8 semanas atingir esta marca me parece algo muito concreto.

Abaixo é a minha ficha de treinos da minha primeira semana, confira:

semana-001(clique na ficha para ampliar)

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Confira a rotina de treinamentos de Hugh Jackman para o filme X-Men Origens: Wolverine

Cuidados com o overtraining

2 Exercícios para fortalecer o seu abdominal – [core]

Entrevista – Dr. Turíbio Leite Barros Neto

Andar como forma de exercício, qual será a quantidade certa?

Você pensa que 30 minutos diários de exercícios são suficientes para perder peso? Ai vai uma dica, PENSE DE NOVO!!!

Abdominais em pé

Exercícios para todos os gostos

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Seria esse o segredo do sucesso?

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Websérie – Minimize Me – Ep 5 – Exercícios

Nesta semana eu falo um pouco sobre a minha experiência com exercícios e dou a minha opinião sobre a quantidade que você precisa para ter uma perda de peso constante.

Minimize Me é uma websérie onde você vai poder acompanhar as minhas aventuras para atingir o meu peso ideal.

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Minha dieta – Os 3 primeiros dias

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Diferente da primeira semana que foi meio desastrosa, esta semana tem sido muito boa, por isso eu reconsiderei e resolvi que na terça-feira passada foi o primeiro dia da minha dieta.

Eu lembro que quando eu consegui perder peso em 1998, a minha meta não era perder peso mas fazer exercícios todos os dias de 5 a 6 vezes por semana, por isso eu acho que agora eu estou indo bem pois a minha meta é ficar 3 meses sem comer doces, é claro que perder peso é o objetivo geral, mas como eu estou focado em não comer doces, na minha cabeça a pressão é menor e pra te falar a verdade eu não sei porque mas é este o meu sentimento.

Quanto a dieta ela está indo bem, eu não mudei muito, na verdade eu não mudei nada, pois eu não costumava comer fast food ou comidas hiper calóricas por isso eu acredito que não precisarei mudar a minha alimentação.  Na verdade o que vai decidir se a minha alimentação está adequada ou não vai ser a minha pesagem oficial que vai acontecer na próxima segunda feira (16/02/09), se os números baixarem eu vou manter a mesma dieta, caso contrário vou fazer alguns reajustes.

Deste terça-feira (10/02/09) tenho feito exercícios todos os dias, eu não sou uma pessoa que funciona muito bem de manhã mas se eu fizer os exercícios logo quando eu acordo, antes do café da manhã, eu tenho uma tendência a manter o ritmo e não pular nenhum dia.  Hoje está sendo uma excessão, pois eu acordei muito cansado, quebrado mesmo, e ainda não fiz nenhum exercício e para ser sincero não tenho muita gana de fazer qualquer atividade física, mas podem ficar tranquilos que após terminar este post eu vou direto para a bicicleta.

A foto montagem acima é a prova que eu finalmente consegui terminar o meu calendário e ele está funcionando a todo vapor, depois vem a foto da minha “estação de exercícios” que é a bicicleta onde eu treino e depois eu jogando o wii boxe.  Diariamente eu estou fazendo a bike por 30 minutos e jogando o wii boxe por 10, combinando estes dois exercícios eu estou gastando uma média de 630 calorias em 40 minutos, acredito que será suficiente para perder peso, contudo os exercícios terão o mesmo método de avaliação da dieta, se eu não perder peso terei que revisar o meu conceito.

Desejo a todos um bom final de semana e espero ver todos vocês na segunda.

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Médico troca carro pela bicicleta

kasuo-miyakeMenos trânsito e poluição em troca de mais saúde e boa forma são os ganhos de quem deixa o carro em casa e dá preferência à bicicleta na hora de sair para trabalhar ou passear. “Os benefícios começam pelo sistema circulatório: ao pedalar, você movimenta as panturrilhas e incentiva o bombeamento do sangue das pernas de volta ao coração”, explica o cirurgião vascular paulista Kasuo Miyake, ele mesmo um ciclista amador que, quando pode, percorre de bicicleta o trajeto entre sua casa e o consultório, ambos na zona Sul de São Paulo. “é muito mais saudável e prazeroso, além de diminuir o número de carros circulando pela cidade”, diz. Pedalando a uma velocidade bem moderada (9 km/hora), é possível queimar cerca de 110 calorias a cada 30 minutos. No trânsito, é fácil pedalar a 15 km/h, o que aumenta o gasto calórico.

O número de adeptos da prática vem crescendo. O Night Bikers, por exemplo, começou nos anos 80 com um grupo de amigos e hoje tem mais de 2.500 sócios, que pedalam pela noite paulistana. Os encontros Pedala São Paulo, promovidos pela prefeitura da cidade, chegam a reunir 1.200 participantes. O Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) estima que existam cerca de 45 milhões de bicicletas em uso no Brasil. A cada ano, 4,5 milhões de novas unidades são comercializadas.

Miyake explica que os dias frios são ideais para quem quer começar a se aventurar no ciclismo. “Só é importante que o ciclista não se esqueça de ingerir bastante líquido antes, durante e depois do exercício e não pedale em jejum ou com o estômago cheio”, diz o médico. Para que a prática seja segura, é preciso usar capacete e luvas, além acoplar à bicicleta luz de segurança atrás e na frente, retrovisor e buzina. É bom, ainda, iniciar com trajetos curtos e pouco movimentados.

A preocupação maior dos ciclistas, no entanto, deve ser com o trânsito: são poucos os motoristas brasileiros que respeitam as bicicletas, como prevê o código brasileiro de trânsito, ao contrário de outros países na Europa e na Ásia, por exemplo, em que esse meio de transporte tem preferência.

Uma história de sucesso

A Holanda é um país onde bicicleta é considerado como um meio de transporte e não como um produto de lazer e/ou entretenimento.

Para se ter uma idéia quase 85% da população possui pelo menos uma bicicleta e a utilizam regularmente, na maioria das vezes todos os dias.

Na verdade, por mais incrível que pareça, na Holanda existe mais bicicletas do que habitantes e por ano são vendidas 1,3 milhão de bicicletas.

Veja alguns exemplos de como elas são utilizadas:

Para ir ao trabalho

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Para fazer compras

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Você encontra ciclistas de todas as idades

 

Mesmo de saia as mulheres não se importam de pegar a sua magrela

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A maioria das bicicletas usam este dínamo que serve para dar energia aos faroletes, assim você pode pedalar tranquilamente a noite

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Aqui você pode conferir e ter a prova de como a bicicleta é utilizada como um meio de transporte.  Dando carona a um amigo ou levando as crianças para a escola, você encontra de tudo, até mulheres pedalando com sapatos de salto alto!

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Só para se ter uma idéia de como as coisas são muito diferentes eu fiz duas pesquisas no google.  Na primeira eu utilizei os termos bicicleta e Amsterdam.  Na segunda, bicicleta e são paulo.  Será que você consegue adivinhar qual foto é de Amsterdam e qual é de São Paulo?

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Fonte: ABN, Cycling in The Netherlands
Fotos: Portal Exame, 50graus.org, i-hostels.com, ski-epic (mais fotos de bicicletas em Amsterdam)

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Pedalando com estilo e conectado

expresso-upright-bike-2expresso-upright-bikeEu não sei quanto a vocês mais quando eu estou fazendo exercícios eu gosto de estar focado e pensando quais músculos estou usando para cada movimento ou quando o exercício é aeróbio presto atenção na respiração ou na quantidade de esforço que eu estou aplicando, ou seja, se eu estou me esforçando o suficiente ou não.

Eu nunca entendi porque certas pessoas quando estão pedalando ou estão fazendo a esteira lêem jornais, revistas ou assistem televisão, pois para min isto tira a concentração e acaba “estragando” a atividade.

No máximo eu gosto de escutar música, porém quando eu ouvi falar desta bicicleta Expresso eu acho que posso mudar de idéia. O mimo vem com uma tela de 17 polegadas e tem tv, música, internet e jogos interativos e toda essa parafernália vem acompanhada de uma bicicleta. :)

Se você tem algum trocado no bolso sobrando, pode pensar em adquirir uma bicicleta destas pois “só” custa a bagatela de 5.000 dólares!!! Isso sem contar com a taxa de importação, transporte e tudo mais.

Bom por enquanto eu acho que vou continuar com as minhas caminhadas.

Fonte: Expresso

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Aqui vai um vídeo que eu achei no youtube.

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Seis minutos de exercício mantêm a forma, diz estudo

Um estudo realizado pela Universidade McCaster, no Canadá, mostrou que apenas seis minutos de exercício intenso por semana podem ser tão eficazes para manter a forma quanto seis horas de exercícios moderados no mesmo período.

Segundo a pesquisa, publicada no Journal of Applied Physiology (revista de fisiologia aplicada), exercícios curtos porém intensos tonificam os músculos e melhoram a resistência.

Mas os especialistas alertam que este tipo de exercício pode ser muito pesado para quem não estiver previamente em forma.

Atualmente, para se manter saudável, recomenda-se sessões de 20 a 30 minutos de exercício aeróbico moderado, de três a cinco vezes por semana.

Regimes de exercício

Os pesquisadores compararam o desempenho de 23 pessoas que seguirem três rotas de exercícios diferentes, três vezes por semana. Todos os participantes estavam razoavelmente em forma e saudáveis.

Um grupo pedalava duas horas por dia, em uma velocidade moderada, e o segundo grupo pedalava por dez minutos, em sessões de um minuto, em velocidade um pouco mais alta.

Um terceiro grupo participou de um treinamento de corrida – pedalando em velocidade máxima por dois minutos em micro-sessões de 30 segundos, com quatro minutos de intervalo entre cada sessão.

Os voluntários completaram um circuito de quase 30 km no início da pesquisa, e o repetiram depois de duas semanas de treinamento.

A conclusão foi de que todos os participantes melhoraram o desempenho físico na mesma medida.

Análises mostraram que a velocidade em que os músculos dos participantes absorviam oxigênio – um fator chave para medir o quão em forma alguém está – era a mesma.

Capacidade Muscular

Os níveis de uma enzima chamada citrato-sintase, que ajuda o tecido a processar oxigênio e a combater a diabetes, também eram similares entre todos os participantes.

O professor Martin Gibala, que liderou a pesquisa, disse que “sessões curtas de exercício muito intenso melhoram a saúde muscular e a performance, tanto quanto várias semanas de treinamento tradicional para aumento de resistência”.

“O treinamento de corrida pode ser uma opção para aqueles que usam a falta de tempo como principal desculpa para entrar em forma e manter um regime saudável de exercícios”, disse ele.

John Brewer, da Academia de Ciências do Esporte Lucosade, disse à BBC que as sessões curtas de exercício intenso só são recomendadas para quem já está em forma.

Segundo ele, a melhor maneira de manter a saúde cardiovascular e a forma ainda é seguir as recomendações atuais de exercícios.

Nota do Blog

Eu classifico este estudo na categoria de estudos sem lógica, não que eu não acredite na veracidade desta pesquisa, muito pelo contrário mas não acredito que vá alterar alguma coisa.

Vou explicar, os pesquisadores apontam que para este tipo de exercício tenha sucesso você deve estar em forma, porém para estar em forma você precisa fazer as 6 horas semanais.

As pessoas que alegam que não tem tempo livre para fazer exercícios com certeza não estão em forma, por isso elas não estão aptas a fazer este tipo de exercício intenso e as pessoas que estão em forma não vão se satisfazer com apenas 6 minutos por semana de atividades físicas.

A minha conclusão é que vale apenas pela curiosidade, porém se você já está em forma e tem uma semana bem cheia, você pode se beneficiar desta técnica.

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