Tag Archive for ‘lanche’

Mousse de Manga

mangaImagem Afonso Lima

Ingredientes:

1 xícara de manga madura e picada
1 unidade de iogurte natural – 1 pote de 200g
Gotas de limão
2 castanhas do Pará

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador até virar um mousse. Pode ser tomado como lanche da tarde.

Dica: no lugar da manga, você poderá usar banana.

Dra. Kilza Miranda - NutricionistaDra. Kilza Miranda é nutricionista formada pelo Centro Universitário do Leste de MG. 

Faz atendimento em consultórios em todo o Vale do Aço, em Minas Gerais.

É a responsável pelos blogs:

Dicas de Nutrição
Saúde e Receitas

Frases e Poemas na Web - Um pouco de cultura todo dia.

Nozes – Um alimento ideal para o lanche da tarde

Imagens SXC e Wikimedia Commons

nozes

Uma das horas mais difíceis de seguir na dieta, ao menos para mim, é a hora que bate aquela fome durante a tarde. Um dos alimentos que eu prefiro nesta hora são as nozes.

As nozes são ricas em proteínas, não possuem colesterol e possuem muitos nutrientes. Elas são o alimento vegetal que possui a maior quantidade de antioxidantes e apesar de possuírem um alto teor de gordura, as nozes possuem os melhores tipos de gordura que são a monoinsaturada ou poliinsaturada. Este tipo de gordura ajuda a combater o colesterol (LDL) e se você consumi-las regularmente, estará diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Mas qual será a quantidade certa?

Um dos problemas que eu tenho com as nozes é de saber qual é a quantidade ideal, e sempre quando eu vejo uma matéria sobre este alimento a quantidade sugerida é a de um punhado.  O único problema é que eu sou um cara grande (1,83m) e o meu punhado cabe muita noz, principalmente quando estou com fome.

Depois de muito pesquisar na net, eu acabei encontrando em diversas matérias que a quantidade ideal é de 28 gramas, porém eu não tinha a minima ideia de quantas nozes cabem em 28 gramas.  Para saber a quantidade certa de nozes que cabe em 28 gramas eu achei um site bem interessante que se chama Nutrion Data e lá eu acabei encontrando a informação que eu queria e acabei montando uma pequena tabela com as principais informações de algumas nozes.

Tabelas

nozes-valor-nutricional1

castanha-do-para-valor-nutricional1

castanha-de-caju-valor-nutricional1

amendoas-valor-nutricional1

Tenha em mente que este quadro é um valor aproximado pois as nozes podem variar de peso.

2 receitas bem fáceis, rápidas e saudáveis para o lanche

Todos concordam que a alimentação tem um papel muito importante na perda de peso, porém é um dos fatores mais difíceis de controlar.

Uma das maiores dificuldades para muita gente é de saber o que comer quando bate aquela fomezinha entre uma refeição e outra.

Existem muitas opções como nozes, frutas, saladas, sanduíches. Particularmente eu tenho 2 receitas que eu gosto muito e gostaria de dividir com vocês.

Iogurte, nozes e mel

receita-1

Ingredientes

3 ou 4 colheres de sopa de iogurte natural
1/3 xícara de nozes
1 ou 2 colheres de sopa de mel

Preparo

Misture todos os ingredientes em uma vasilha pequena ou xícara e está pronto.

Morango, nozes e chocolate

receita-2

Ingredientes
1/2 xícara de morangos picados
1/3 xícara de nozes
50g de chocolate escuro ou meio-amargo

Preparo

Derreta o chocolate em uma panela ou micro-ondas e misture com o resto dos ingredientes.

Como vocês podem ver são receitas bem simples de fazer e rápidas. Se você quiser pode substituir as nozes por castanhas de caju ou qualquer outro tipo de noz.

Fotos: SXC

Pare de beliscar – 5 dicas saudáveis para você fazer uma boa escolha no lanche.

Talvez o lanche seja a parte mais crucial para que um regime de certo, não adianta você seguir a dieta nas refeições mas na hora de beliscar alguma coisa a tarde, sair totalmente da dieta. Esta pode ser a razão pela qual você não está perdendo peso.

Por isso, ai vai 5 dicas para você começar a fazer melhores escolhas na hora do seu lanche.

1 – Se você é louco por doce (como eu) troque o chocolate ao leite pelo meio-amargo. No começo será um pouco estranho mas com o tempo você se acostumará e vai acabar gostando. O chocolate meio-amargo por ser mais forte vai te satisfazer com uma menor quantidade do que o chocolate ao leite.

2 – Um dos grandes vilões das dietas são as calorias liquidas, pois na maioria das vezes você nunca conta as calorias de um café. Uma colher de chá de açucar contém em média 16 calorias, se você coloca duas em cada café e toma dois cafés de manhã e dois a tarde, você já esta consumindo mais de 100 calorias que vem de um “inocente” cafezinho. Prefira a água na maioria dos casos.

3 – Tenha um estoque de produtos saudáveis. Com certeza em alguns dias você sentirá mais fome e se você não estiver preparado vai acabar comendo a primeira coisa que passar a sua frente. Tenha sempre com você algum alimento com muitas fibras como uma barra de cereais ou barras de proteínas.

4 – Pense em assar e não em fritar. Pegue suas receitas que contem frituras e procure uma alternativa em que você possa fazê-las no forno. Esta dica serve também para salgadinhos, sempre prefira um que seja assado do que frito.

5 – Seja persistente, seus hábitos não irão mudar em apenas 1 dia, 1 semana ou 1 mês. Mas com o tempo você irá se acostumar e vai realizar que alimentos que contém mais fibras e proteínas irão tem sustentar por mais tempo e em um plano a longo prazo esses novos hábitos irão te ajudar na perda de peso.

Blog Widget by LinkWithin