Tag Archive for ‘obesidade’

Novo estudo comprova relação de excesso de peso com câncer

obesidade-cancer

Um recente relatório da Organização Mundial de Saúde (WHO) – “Obesidade: Prevenindo a Epidemia Global” – chamou a atenção para o problema que mais assusta médicos e pesquisadores em relação ao excesso de peso, ou seja, a estreita relação da obesidade com outros problemas crônicos como o diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Com relação ao câncer, estudos anteriores já tinham demonstrado que a obesidade e até mesmo o sobrepeso poderiam causar a doença em mama e cólon. Agora, um novo estudo conduzido pela “British Medical Association – University of Manchester” e “University of Bern” – Suíça, divulgado esta semana, sugere que a obesidade pode também causar outros tipos de câncer, tais como os de esôfago, tireóide, rim, útero e bexiga.

A pesquisa avaliou dados de 141 estudos anteriores e incluiu 280.000 casos dos Estados Unidos e Europa. O objetivo do estudo era encontrar uma relação entre o Índice de Massa Corporal e o risco de câncer.

Homens com 15kg acima do peso normal

– Aumento de 52% do risco de câncer de esôfago, 33% para câncer de tireóide e 24% para câncer de cólon e rim.

Mulheres com 13kg acima do peso normal

– Mulheres com13kg acima do peso normal mostraram um risco de 62% para câncer de útero e bexiga, 51% para câncer de esôfago e 34% para câncer de rim.

Os pesquisadores não sabem ainda quais são os mecanismos exatos pelos quais a obesidade leva ao câncer. Há algumas hipóteses que necessitam de mais estudos, mas o mecanismo mais provável, defendido por muitos estudiosos, é aquele em que as células gordurosas afetam negativamente a regulação hormonal.

Isto poderia aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.

Além disso, os especialistas garantem que a obesidade promove naturalmente um meio favorável para o desenvolvimento de tumores, uma vez que as células, incluindo as cancerígenas, crescem mais facilmente quando a quantidade de calorias no organismo é abundante.

Fonte: Vya Estelar

Refrigerantes diet podem estar ligados ao ganho de peso

Uma pesquisa realizada pela University of Texas Health Science Center em San Antonio parece mostrar uma relação entre o consumo de refrigerantes diet e ganho de peso.

O estudo realizado por 8 anos e feito com mais de 600 pessoas de peso normal, descobriu que 65% das pessoas pesquisadas tinham mais chances de terem excesso de peso se bebessem um refrigerante diet por dia do que as pessoas que não bebiam refrigerantes. E se eles bebiam dois ou mais refrigerantes diet por dia, eram ainda mais susceptíveis a ficarem com sobrepeso ou serem obesos.

Para o espanto de muitos, parece que aqueles que bebiam refrigerantes diet tinham uma chance maior de se tornarem obesos do que aqueles que bebiam refrigerantes não diet.

Segundo o estudo:

Uma possibilidade para estes resultados é que uma pessoa que bebe um refrigerante diet pode sentir que está tudo bem e pode compensar as calorias não ingeridas com outro alimento de alto valor calórico.

Achei bem interessante este estudo e gostaria que estes tipos de pesquisas fossem mais frequentes.

Eu já fui muito viciado em refrigerantes diet, principalmente a coca e a pepsi, cheguei a tomar 2 litros por dia. Eu acredito que a razão pela qual eu cheguei a tomar essa quantidade, além de estar viciado é claro, foi pelo fato que toda vez que eu sentia vontade de comer doces, eu atacava o refrigerante e no começo isto me saciava mas depois eu começava a sempre tomava o refrigerante diet com um docinho junto.

Talvez o refrigerante em si não cause ganho de peso, porém temos que levar em conta qual é o tipo de comportamento que o produto nos leva a ter, e por isso o estudo comprovou haver uma relação de refrigerantes diet com o ganho de peso.

De qualquer maneira, eu acredito que se você conseguir trocar o refrigerante por água com gás, que foi o que eu fiz, o seu corpo irá agradecer.

Fonte: Dietblog

Obesidade infantil – Conheça os malefícios e o que você pode fazer para mudar este quadro

Este é um vídeo super interessante sobre um caso de obesidade infantil. Nele vocês podem conferir o caso de Maria Eduarda que com 6 anos pesava 43 quilos, 8 a mais do que o recomendado para a sua idade.

Eu gostei do vídeo pois trata o assunto de uma maneira inteligente e sem fazer dramas, porém não deixa de mostrar que a obesidade infantil é uma doença muito séria que pode causar problemas no futuro da criança.

Outro fator que me fez gostar do vídeo, foi que através de pequenas mudanças não só a criança mas toda a família conseguiu perder peso, e eu acho que isso mostra que quando temos o apoio da família a perda de peso pode ser mais fácil.

Gripe Suína (Vírus H1N1)- A obesidade seria um risco a mais?

gripe-suina

Novos dados sugerem que a obesidade, especialmente extrema (IMC acima de 40), aumenta as chances de morte para as vítimas da gripe suína.

O estudo, publicado pelo Centers for Disease Control and Prevention, supervisionou dez pacientes com gripe suína em um hospital de Michigan, todos os pacientes tiveram de ser colocados em aparelhos especiais devido à gravidade da doença.

O estudo constatou que:

  • Três pacientes morreram.
  • Dois pacientes eram obesos (IMC entre um 30-40).
  • Sete dos pacientes eram extremamente obesos (IMC acima de 40), sendo responsável por duas das três mortes.

O estudo acrescenta que dados de uma pesquisa realizada na Califórnia, descobriu que a obesidade parece acrescentar um risco maior para as pessoas que estão infectadas com a gripe suína.

Os cientistas não tinham o objetivo de descobrir se obesidade foi um fator determinante na gravidade da gripe suína, a agência Reuters explica:

O estudo não foi desenhado para ver se obesidade ou qualquer outro fator representa um risco maior para a gripe. Mas, os cientistas ficaram surpreendidos ao ver que sete dos 10 pacientes eram extremamente obesos.

Ainda não é conhecida por que a obesidade parece aumentar a probabilidade de morte ou complicações graves nos casos da gripe suína, ela não é considerada um fator de risco em casos de gripe sazonal. Uma possibilidade é que devido a uma maior massa corporal, pacientes obesos necessitam de uma dose maior de Tamiflu.

A obesidade é, no entanto, uma causa conhecida para contribuir ou complicar, uma série de condições médicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes, acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, e vários tipos de cancro.

Fonte: dietblog

Globo repórter – Saúde, qualidade de vida e dieta

Este foi um programa especial do globo repórter de 35 anos.  Os internautas ajudaram na escolha do tópico e escolheram o tema da saúde.

Eu recomendo a todos a assistirem este programa, entre muitas coisas você vai ver imagens de São Paulo na década de 70 onde praticamente não se via pessoas acima do peso, vai descobrir que Aracajú é a capital mais saudável do Brasil (parabéns aos sergipanos) e vai poder se espelhar em dona Maria, uma senhora com 93 anos e que pratica esportes regularmente e cuida da sua dieta.

Blog Widget by LinkWithin