Desmistificando as porções de frutas e verduras

Friday, April 3rd, 2009

Imagem SXC

frutas-e-verduras

A pirâmide alimentar brasileira recomenda que você consuma no mínimo oito porções de frutas e verduras (combinado). Porém muitas pessoas não tem ideia do quanto seja uma porção e ninguém vai ficar carregando copos de medida para todos os lados.

Por isso, vamos disponibilizar um pequeno guia para você poder identificar com mais precisão o que significa cada porção de verduras e frutas.

Quanto que é uma porção?

80G de frutas ou verduras
1 colher de sopa de frutas secas
150ML de suco

Exemplos de porções – Furtas

1 banana (tamanho médio)
1 Maçã (tamanho médio)
1 Pera (tamanho médio)
1 Laranja (tamanho médio)

2 Kiwis (pequenos)
2 Ameixas (pequenos)
2 Figos (pequenos)

7 Morangos

Exemplos de porções – Verduras

1 Tomate (tamanho médio)

3 Colheres cheias de:
Ervilha
Cenoura
Feijão

O que conta?

Frescos, congelados, secas e enlatados

Tudo conta, só preste atenção que no caso das frutas secas a quantidade é menor do que se você comer frutas frescas. Na minha opinião eu vou sempre preferir comer frutas e verduras frescas pois o sabor delas é sempre superior aos demais.

Sucos e Feijões

Estes só podem ser contados como 1 porção diária. A razão é que os sucos não contém a mesma quantidade de fibras que as frutas. O feijão apesar de conter bastante ferro, não contêm a mesma gama de nutrientes das outras frutas e verduras.

Batata e Milho

Apesar destes dois alimentos serem considerados como verduras, quando eu fiz uma dieta com uma nutricionista, eles eram considerados como carboidratos. Isto se deve pela quantidade de amido que ambos possuem.

Fonte: Adaptado de um post do dietblog

O Fim da fase de testes

Friday, January 30th, 2009

Imagem SXC

teste

A minha semana de testes chega ao fim e agora a luta começa pra valer. Eu já tinha algumas idéias do que eu queria fazer e esta semana serviu mais para confirmar que as opções que eu escolhi são as corretas.

Outro fato importante foi que esta semana serviu como um período de reflexão e conscientização mental para esta jornada que com certeza não será fácil, não quero dizer que perder peso é algo impossível mas é um caminho onde a sua condição emocional conta muito.

Acredito que compartilhar a minha dieta com o Brasil e o mundo inteiro tem seus prós e contras e uma das coisas que mais afetará será a pressão de que desta vez eu tenho que conseguir atingir o meu objetivo, pois tenho certeza de que isso servirá de exemplo e motivará muita gente, principalmente as pessoas que acompanham o blog.

A vantagem é que com certeza muitos de vocês vão me incentivar e torcer pelo meu sucesso e acredito que isto será vital nos tempos em que a minha motivação estará em baixa, o que é normal em um processo desta natureza.

O Plano

O meu plano será muito simples pois não quero colocar expectativas muito altas logo no começo pois eu tenho certeza que se eu não atingi-las eu ficarei muito frustrado, por isso começarei em um ritmo lento mas acredito que conseguirei resultados satisfatórios, afinal de contas isto não é uma corrida contra o relógio ou uma competição onde quem chegar em primeiro lugar vai ganhar um prêmio.

Por isso o meu plano consistirá em fazer 30 minutos de exercícios diários 5 vezes por semana e consumir entre 1800 a 2000 calorias por dia e pronto. Eu não vou seguir nenhuma formula mirabolante pois acredito que no começo quanto mais simples o meu plano for mais chances eu terei de pegar ritmo e obter sucesso.

Exercícios

Como eu moro em Montréal, Canadá e aqui estamos no inverno que tem uma temperatura média entre -10 e -15, fazer qualquer atividade na rua fica fora de questão, porém há alternativas.

Eu tenho um aparelho da minoura que eu coloco no pneu de trás da minha bicicleta e ela vira estacionária a vantagem deste produto é que eu posso utilizar a minha própria bike que é muito mais confortável do que qualquer bicicleta de academia, além do mais este aparelho me dá a possibilidade de adicionar mais resistência.

Outra coisa que vou utilizar muito vai ser o meu videogame wii, para quem não sabe o wii é um videogame ativo onde o controle é sem fio e em casos de jogos esportivos como tennis, para jogar você tem que fazer os movimentos como se estivesse realmente jogando uma partida.

Portanto eu vou intercalar os dois exercícios, um dia a bike outro dia o wii.

Dieta

Não vou seguir nenhuma dieta específica mas vou tentar seguir da melhor maneira possível a pirâmide alimentar e consumir entre 1800 a 2000 calorias.

Vou dar atenção especial a verduras, saladas e frutas e não consumir carne vermelha por mais de 2 dias por semana, o que inclusive eu já faço.

Outra estratégia será de comer de 5 a 6 vezes por dia.

Tentações e Deslizes

O meu ponto fraco são os doces, as vezes sinto tanta vontade de come-los que não consigo em pensar em mais nada até que eu coma alguma coisa doce.

Neste estágio não acredito que seja necessário parar de consumir doces totalmente mas com certeza eu terei que me monitorar.

Outro fator em que terei que prestar muita atenção é a importância de fazer os exercícios todos os dias de segunda a sexta, pois depois que você desenvolve o hábito fica mais fácil de manter, porém no começo é difícil de pegar o embalo. Por isso, ser consistente será um fator chave, é lógico que se eu não fizer em algum dia da semana eu posso recompensar no final de semana mas pelo menos nos 3 primeiros meses eu vou colocar como um dos objetivos a consistência nos exercícios.

Avaliação

O meu plano sempre estará em constante avaliação, no final das contas o que vai decidir se devo continuar com esta estratégia será a balança, se o meu peso continuar diminuindo eu vou seguir este plano, se por algum acaso eu parar de perder peso ou me sentir desmotivado irei automaticamente mudar o plano, pois quero evitar os platôs ao máximo.

Bom, eu acredito que isto é tudo porém sempre estou aberto a novas idéias e se alguém quiser contribuir de qualquer maneira será muito bem vindo.

A pirâmide alimentar

Tuesday, November 18th, 2008

popup_piramide

A pirâmide alimentar nada mais é do que um guia de alimentação gráfico do que as suas refeições diárias devem conter. Os guias alimentares foram concebidos na década de 70.

O formato de pirâmide foi concebido pelo departamento de agricultura dos EUA em 1992. Devemos entender que diferentes culturas tem hábitos alimentares diferentes, por exemplo a comida japonesa onde é composta por muitos peixes é totalmente diferente da cultura alimentar do gaúcho onde a carne vermelha é predominante.

Por estas diferenças é que um grupo de pesquisadores da USP adaptaram a pirâmide alimentar americana para os hábitos alimentares brasileiros. Uma das mudanças foram no número de grupos, na americana encontramos 6, enquanto na brasileira existem 8. Os grupos criados foram os grupos das leguminosas e outro foi criado através da separação dos açucares do grupo dos óleos.

Para uma melhor visualização aqui vai uma tabela dos grupos alimentares com o número de porções diárias e com o valor calórico de cada porção:

Grupo Alimentar

Porções diárias

Valor calórico de uma porção (calorias)

Cereais, pães, tubérculos, raízes

5 a 9

150

Hortaliças

4 a 5

15

Frutas

3 a 5

35

Leite e derivados

3

120

Carnes e ovos

1 a 2

190

Leguminosas

1

55

Óleos e gorduras

1 a 2

73

Açúcares e doces

1 a 2

110

Aqui vai uma outra tabela com os principais alimentos de cada grupo junto com a quantidade que representa cada porção:

Grupo dos cereais, pães, tubérculos, raízes
Alimento Quantidade
Arroz cozido (branco ou integral) 4 colheres (sopa)
Batata cozida 1 1/2 unidade
Bolacha água e sal ou ao leite 5 unidades
Bolacha tipo maisena 5 unidades
Bolacha tipo maisena 7 unidades
Bolacha recheada 2 unidades
Bolacha waffer 3 unidades
Cereal matinal sucrilhos 1 xícara (chá)
Macarrão cozido 3 1/2 colheres (sopa)
Mandioca cozida 3 colheres (sopa)
Pão de forma 2 fatias
Pão francês 1 unidade
Purê de batata 2 colheres de servir
Torrada 4 unidades
Grupo das hortaliças
Alimento Quantidade
Abobrinha cozida 3 colheres (sopa)
Acelga crua picada 9 colheres (sopa)
Agrião 22 ramos
Alface 15 folhas
Berinjela cozida 2 colheres (sopa)
Beterraba 2 colheres (sopa)
Brócolis cozido 4 1/2 colheres (sopa)
Cenoura crua 4 colheres (sopa)
Chuchu cozido 2 1/2 colheres (sopa)
Couve-flor cozida 3 ramos
Couve manteiga cozida 1 colher de servir
Pepino picado 4 colheres (sopa)
Pimentão cru picado 3 colheres (sopa)
Repolho cozido 5 colheres (sopa)
Tomate 4 fatias
Vagem 2 colheres (sopa)
Grupo das frutas
Alimento Quantidade
Abacaxi ½ fatia
Ameixa vermelha 2 unidades
Banana prata 1/2 unidade
Damasco seco 9 unidades
Goiaba 1/4 unidade
Laranja pêra 1 unidade
Maçã 1/2 unidade
Mamão papaya 1/3 unidade
Manga bordon 1/2 unidade
Melancia e melão 1 fatia
Pêra 1/2 unidade
Pêssego 3/4 unidade
va comum 11 bagos
Grupo do leite e derivados
Alimento Quantidade
Cream cheese 2 1/2 colheres (sopa)
Iogurte integral natural 1 copo
Leite em pó integral 2 colheres (sopa)
Leite semi desnatado 1 copo (requeijão)
Queijo de minas 1 1/2 fatia
Queijo mussarela 3 fatias
Queijo parmesão ralado 3 colheres (sopa)
Queijo petit suisse 2 potes
Queijo prato 2 fatias
Requeijão 1 1/2 colher (sopa)
Ricota 2 fatias
Grupo das carnes e ovos
Alimento Quantidade
Bife grelhado 1 unidade
Carne cozida 1 fatia
Carne de peru tipo blanquet 15 fatias
Carne moída refogada 5 colheres (sopa)
Filé de peito de frango grelhado 1 unidade
Lingüiça de porco cozida 1 gomo
Merluza cozida 2 filés
Ovo mexido 1 unidade
Lombo assado 1 fatia
Salsicha 1 1/2
Grupo das leguminosas
Alimento Quantidade
Feijão cozido 1 concha
Grão de bico cozido 1 1/2 colher (sopa)
Lentilha cozida 2 colheres (sopa)
Soja cozida 1 colher de servir
Grupo dos óleos e gorduras
Alimento Quantidade
Azeite de oliva 1 colher (sopa)
Bacon 1/2 fatia
Manteiga 1/2 colher (sopa)
Margarina 1/2 colher (sopa)
Margarina light 1 colher (sopa)
Óleo vegetal (girassol, milho, soja, canola) 1 colher (sopa)
Grupo dos açúcares e doces
Alimento Quantidade
Açúcar mascavo 1 colher (sopa)
Açúcar refinado 1 colher (sopa)
Glucose de milho (Karo) 2 colheres (sopa)
Mel 2 1/2 colheres (sopa)

Vale destacar que a pirâmide alimentar é sobre como manter uma alimentação saudável e não para perder ou ganhar peso. Se o seu objetivo é perder peso você pode deixar de consumir os grupos dos óleos e açucares, porém é recomendável consumir a quantidade mínima de cada grupo.

Seguindo estas recomendações você não vai perder peso da maneira mais rápida possível, porém acreditamos que perderá de uma maneira bem saudável. Nós do Blog da Dieta recomendamos que se você quiser começar qualquer tipo de dieta sempre procure uma avaliação médica e de um nutricionista.

Fontes: Wikipédia, CyberDiet, minhavida

Pirâmide Alimentar

Sunday, September 21st, 2008

Fonte: Tom Fishburne

Blog Widget by LinkWithin
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline