Tag Archive for ‘proteina’

Receita: Leite de Castanha-do-Pará

Castanha-do-Pará

Modo de preparo

Deixe 1 copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de 8 hs

Bata no liquidificador com 4 copos de água para obter 3 copos de leite

Por ser um leite mais gorduroso, precisa ser coado 4 vezes.

É um dos leites mais saborosos!

Benefícios

Conhecidas como “pílula da felicidade” cada castanha-do-pará possui 60mcg de selênio, um importante antioxidante, que varre as impurezas das células.

Contem vitaminas E e B1, que fazem o papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia.

Dra. Kilza Miranda - NutricionistaDra. Kilza Miranda é nutricionista formada pelo Centro Universitário do Leste de MG. 

Faz atendimento em consultórios em todo o Vale do Aço, em Minas Gerais.

É a responsável pelos blogs:

Dicas de Nutrição
Saúde e Receitas

Molho de Tomate com Proteína Texturizada de Soja (PTS)

tomatesImagem Stephanie Berghaeuser

O tomate é à base da culinária italiana, alimento funcional (além das funções nutricionais básicas, traz benefícios à saúde). É rico em licopeno, beta-caroteno, vitamina E e vários outros fitonutrientes.

O extrato de tomate tem sido associado como antioxidante (envelhecimento), risco de certos tipos de câncer como o de próstata, diminuição da pressão arterial sistêmica e com o fortalecimento da função imune, sendo que esta última alegação ainda precisa de mais estudos.

Apesar dos benefícios, é preciso verificar a origem e qualidade do fruto em função do uso indiscriminado de agrotóxicos, pois o tomate é uma das culturas mais contaminadas (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA). É recomendado comprar um produto de origem segura, lavar bem e descascar quando necessário. O ideal seria o consumo de alimentos orgânicos.

Lembrando, a proteína de soja também é um alimento funcional, auxiliando na redução dos níveis de colesterol. Então, mãos à obra!

Receita

  • Colocar 6 a 8 tomates maduros, cortados em 4, numa panela com 1 ½ xícara de água e cebola picada em 4.
  • Deixar cozinhar até diminuir o caldo.
  • Bater no liquidificador, coar e levar ao fogo novamente com alho, sal e orégano.
  • Acrescentar ½ xícara de proteína texturizada de soja e deixar cozinhar por alguns minutos.
  • Ao retirar, juntar 1 colher (sopa) de castanhas batidas no liquidificador.

Fonte: Nutraingredients-usa.com

Dra. Kilza Miranda - NutricionistaDra. Kilza Miranda é nutricionista formada pelo Centro Universitário do Leste de MG. 

Faz atendimento em consultórios em todo o Vale do Aço, em Minas Gerais.

É a responsável pelos blogs:

Dicas de Nutrição
Saúde e Receitas

Receita de vitamina de linhaça

Imagen Wikivisuallinhaca-dourada

Ingredientes:

  • 1 copo de 200ml de leite de soja ou leite semi-desnatado.
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada.
  • 1 banana-prata.

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

A Vitamina deve ser ingerida até as 20hs, pois após esse horário o metabolismo está mais lento.
Opcional: ingerir com 3 torradas integrais ou 2 fatias de pão integral com geleia de ameixa.

Benefícios: a linhaça possui proteína, ômega 3 e 6, fitoestrógenos (lignanas), proteínas, vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, manganês, zinco e selênio.

É considerada um antioxidante (antienvelhecimento das células, atuando como rejuvenescedora), é antiinflamatória, por ser rica em fibras auxilia no controle do colesterol ruim (LDL), glicemia, previne doenças cardiovasculares, proporciona saciedade e ajuda no emagrecimento.

Também, pode ser adicionada ao feijão, frutas, iogurtes, saladas, conforme sua preferência.

Dra. Kilza Miranda - NutricionistaDra. Kilza Miranda é nutricionista formada pelo Centro Universitário do Leste de MG. 

Faz atendimento em consultórios em todo o Vale do Aço, em Minas Gerais.

É a responsável pelos blogs:

Dicas de Nutrição
Saúde e Receitas

Os prós e os contras da carne vermelha

Imagem Outback Steakhouse

Há muito se discuti os benefícios e malefícios da carne vermelha, mas o fato é que ela nos oferece proteínas que são essenciais à vida, e a falta dela faz com que nosso corpo tenha envelhecimento precoce e produção reduzida de anticorpos.

Carne de boi, porco, cordeiro e veado são excelentes fontes de proteína e aminoácidos necessários à regeneração celular, além disso, são fonte de ferro heme, que é mais facilmente absorvido pelo organismo e que também ajuda na renovação da célula. Além do ferro as carnes são as principais fontes de vitamina B12 essencial na proteção contra as anemias.

Porém, como tudo, o lado negativo deste alimento também existe. As carnes vermelhas podem ser ricas em gorduras saturadas, que fazem mal ao organismo e em excesso são inflamatórias. Além disso, alguns animais recebem antibióticos e hormônios que são potencialmente nocivos ao organismo dos seres humanos, por isso é importante saber comprar as carnes.

O ideal é o consumo de carne de animais de criação livre, que não são criados em currais, e sim em pastos e que, além disso, sejam carnes orgânicas, que vêm de animais que não recebem hormônios e antibióticos e comem ração livre de agentes químicos potencialmente perigosos.

Uma dica da nutricionista funcional Daniela Jobst para quem gosta de carnes exóticas: “Opte pelo bisão (búfalo) ou avestruz, que trazem os mesmos benefícios das carnes de outros animais”.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Proteína para os seus músculos

Imagem SXC

mulher-com-pesos

Após as festas de fim de ano, agora é a vez de enfrentar a dura realidade e encarar a balança.

Todos sabem que exercícios aeróbios são os melhores para perda de peso e se você quiser adquirir massa muscular uma das melhores opções é a musculação.

Aumentar a massa muscular pode ser uma grande ajuda para a perda de peso, pois quando você tem mais massa muscular o seu metabolismo fica mais rápido e você pode se dar ao luxo de comer mais calorias, infelizmente isto não quer dizer que você pode comer aquele segundo pedaço de bolo ou sorvete.

A alimentação é muito importante para que você possa desenvolver os músculos, pois ao fazer exercícios os seus músculos sofrem micro cortes que são reparados pelo próprio corpo.

Os amino-ácidos que estão presentes nas proteínas são as substancias que o seu corpo precisa para curar estes micro cortes. Uma dica que pode ajudar ao seu corpo a se recuperar mais rápido é de ingerir proteínas após os exercícios físicos. (15 minutos a 2 horas)

Existem muitas opções de alimentos ricos em proteínas como: iogurte, queijo, nozes, etc. Outras opções pode ser os shakes ou barras de proteína.

Abaixo segue uma tabela com a quantidade de proteína que você precisa ingerir diariamente.

tabela-proteina

Fonte: Fitsugar

Blog Widget by LinkWithin