Tag Archive for ‘saladas’

Dicas para um almoço saudável para as crianças

crianca-cozinhando

Se os seus filhos estão na escola, ou em casa de férias, as vezes é muito difícil chegar com alternativas saudáveis para o almoço das crianças dia após dia para mantê-los interessados.

Hoje todos estão muito ocupados e a última coisa que precisamos é de ter que cozinhar algo muito complicado para o almoço.

Mas o que o seu filho deve comer durante o almoço?

Algumas sugestões:

  • Proteínas para ajudá-los a ficarem despertos
  • Frutas e legumes para obtenção de vitaminas, minerais e fibras
  • Carboidratos complexos, liberação lenta de energia e fibra
  • Cálcio para o crescimento, ossos e dentes saudáveis

Se você tem dificuldades para fazer o almoço das crianças, aqui estão 5 sugestões simples:

Variar os pães

A maioria das crianças adoram variedade e surpresa, por isso, em vez de utilizar o mesmo pão todos os dias, escolha uma variedade entre pães de forma, pãezinhos, Pita, pão sírio, bolaça água e sal, etc.

Incentive seus filhos a comerem o pão integral, para se certificar que eles estão tendo abundância de fibras, vitaminas e antioxidantes.

Se seus filhos são muito jovens, tente cortar sanduíches em formas diferentes como por exemplo em forma de triângulo. É incrível como um sanduíche normal fica mais apelativo para as crianças só por ter uma forma diferente.

Fuja das carnes processadas

Ao invés de usar todos os dias carnes processadas, que não são muito saudáveis, utilize as sobras de carne a partir da noite anterior, como o frango assado ou carne. Como alternativa, você pode dar peixes ou ovos cozidos.

Você também pode pensar em preparar uma série de legumes picados com carne, um pouco de molho, e pode embrulhar em uma Pita ou pão sírio onde até as crianças podem embrulhar o próprio sanduíche. É óbvio que isto depende de seu filho, algumas crianças vão adorar esta ideia, outros não, principalmente se exige um grande esforço para fazer o sanduíche – brincar é muito mais importante!

Seja criativo com as saladas

Cozinhe um punhado de batatas ou macarrão e faça uma grande salada, misture com alguns legumes picados, carne magra como: frango, peru ou presunto e guarde na geladeira para um almoço rápido e fácil ao longo da semana. Então tudo que você precisa é uma salada verde, e almoço é preparado em um piscar de olhos.

Incentive os seus filhos a preparar o almoço com você

No fim de semana porque não passar algumas horas na cozinha com os seus filhos e fazer uma versão saudável de biscoito favorito dele? Esta é uma ótima maneira de deixá-los interessados no que eles estão comendo, e também para ensiná-los sobre escolhas alimentares saudáveis.

Cortar as bebidas açucaradas

Todos nós devemos cortar a carga de açúcar das bebidas, e os nossos filhos não são diferentes. Água, leite, cálcio ou leite de soja enriquecidos são as melhores escolhas para as crianças.

Se os seus filhos são resistentes a experimentar novos alimentos, pergunte a eles o que gostariam de comer na hora do almoço? Eu tenho certeza que você vai ter um monte de respostas interessantes!

Quais tipos de almoço os seus filhos preferem?

Gostou deste post? Leia também:

Todas as calorias não são iguais

Imagem SXC

sorvete-salada

A sabedoria popular argumenta que uma caloria é uma caloria, não importa se ela vem de um sorvete ou de uma salada. Evidentemente, há uma enorme diferença no valor nutricional desses alimentos. Sorvete é constituído na maior parte de açúcar e gordura, enquanto que a salada é uma fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes, e fibras.

Mas de acordo com um recente estudo as calorias dos alimentos não são iguais, sugere o Dr. Eugene J. Fine, MD, e Richard D. Feinman, Ph.D., da Universidade “New York Downstate Medical Center”, no Brooklyn.

Fine e Feinman alegam que alguns tipos de calorias são mais suscetíveis do que outros e poderão ser convertidos em gordura. Seu pensamento é controverso, porque vai contra o que muitos médicos e nutricionistas têm ensinado aos seus pacientes. Calorias são unidades de energia, esta visão tradicional é baseada na primeira lei da termodinâmica. Esta lei apóia a crença de que há apenas uma maneira de perder peso: consumir menos calorias do que você queima.

Mas aqui está a pegadinha, os organismos das pessoas vão reagir de maneira diferente (metabolicamente) e 500 calorias que vem do açúcar poderão ter uma reação diferente do que 500 calorias que vem de proteínas. Obviamente, esta idéia tem um enorme significado para as pessoas quando o objetivo é a perda de peso.

O corpo libera a insulina para remover a glicose da corrente sangüínea para as células, onde é queimada, para gerar energia ou ser armazenada como gordura. Alimentos açucarados e outros alimentos que contém carboidratos – como pães, batatas fritas, arroz branco e massas – podem desencadear uma curva acentuada nos níveis de glicose no sangue. Quando o nível de glicose é elevado o corpo começa a produzir insulina. Isto é especialmente verdadeiro para as pessoas com pré-diabetes e diabetes do tipo 2, que tendem a ter níveis elevados de insulina.

Fine e Feinman acreditam que o controle da produção de insulina é a chave para perder peso. Peixe, frango e outras fontes de proteína praticamente não vão aumentar os níveis de insulina.

Nada disto significa que você tem que comer uma dieta baseada em proteínas. Comer carne magra, frango e peixe, juntamente com alimentos que contém muita fibra, ajudam a controlar os níveis de glicose e insulina e isto pode ser a melhor forma para o controle de peso.

Fonte: DLife

Blog Widget by LinkWithin

Gostou deste post? Leia também: