Tag Archive for ‘saude’

A mesma dieta mas com uma mentalidade diferente

sangue-suor-lagrimas

Bom, depois de passar a semana passada fazendo alguns testes a dieta começou pra valer nesta semana.

Desta vez eu vou encarar de uma maneira bem diferente do que das outras vezes, antes eu tentava botar na minha cabeça que a dieta tinha que ser uma coisa saborosa e você tinha que ter prazer na hora de fazer os exercícios.

Desta vez será completamente diferente, eu vou encarar como se fosse uma obrigação. Sabe quando você tem aquele trabalho que é muito chato, e você não tem nenhum interesse mas precisa deste emprego pois necessita do dinheiro?

Pois é, é assim que eu vou encarar a minha dieta e exercícios. Na dieta, as vezes eu não vou estar contente com a quantidade de comida, mas fazer o que? Isto faz parte de uma dieta, é verdade que tem uma parte boa em que você vai descobrir alimentos e pratos interessantes.

Porém como é que você vai gostar completamente de uma alimentação, onde te priva de alguns alimentos que você adora, pois não pode comê-los por causa que você precisa melhorar a sua saúde?

Eu sei que o ser humano pode se adaptar a qualquer tipo de circunstância, com a dieta não é diferente, mas dizer que logo no começo você vai se adaptar a uma nova alimentação é também fora da realidade.

Por isso, todas as vezes que eu estiver insatisfeito com alguma coisa da minha nova realidade, eu vou pensar no meu maior objetivo que é a minha saúde.

É como eu disse lá no começo, vai ser como aquele trabalho em que você não gosta mas sabe que se continuar, você vai conseguir cumprir o seu objetivo, seja lá qual for.

Por que eu sei que depois de um tempo eu vou estar completamente adaptado a minha nova realidade, mas quando isto vai acontecer? Acredito que nem deus sabe, mas isso eu vou deixar para descobrir depois.

Frases e Poemas na Web - Um pouco de cultura todo dia.

Planos de saúde: Eles podem recusar consultas quando você atrasa o pagamento?

Eu achei este vídeo com informações bem legais sobre planos de saúde. Eu acredito que muitos não sabem sobre o que acontece se você atrasar os pagamentos.

No vídeo abaixo, você pode conferir o que os planos de saúde podem fazer quando as parcelas estão atrasadas.

Temperos funcionais: Incremente seu prato e contribua para saúde de todos na sua casa

Temperos FuncionaisImagem Greg Gladman

A alimentação funcional deixou de ser um tabu e passou a fazer parte da vida das pessoas que se preocupam cada vez mais com sua saúde e de sua família. Abaixo tem uma tabela que mostra quais benefícios alguns temperos podem trazer a sua saúde. Usados no seu dia-a-dia podem dar um sabor especial aos pratos além de fazer bem, que é o mais importante.

TEMPEROS PROPRIEDADES
SALSÃO Indicado para flatulência (gases) e diurético.
ALECRIM Estimulante, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo e anti-séptico.
MANJERICÃO Sedativo, tônico, auxilia no tratamento da febre, infecções bacterianas e parasitas intestinais.
ALHO Melhora a circulação e purifica o sangue, e previne alguns tipos de câncer.
CANELA Ajuda na prevenção da osteoporose, sintomas da menopausa e controla a pressão sanguínea.
CEBOLA Antioxidante e digestiva.
COENTRO Auxilia no tratamento da ansiedade e como moderador de apetite.
ERVA-DOCE Combate tontura, náuseas, infecções intestinais e estomacais.
GENGIBRE Ajuda a tratar enjôos, combater infecções e prevenir doenças cardiovasculares.
HORTELÃ Estimulante. O pó da folha também é usado para combater parasitas intestinais.
LOURO Estimula o apetite e auxilia no tratamento da gripe.
ORÉGANO Antibacteriano, antibiótico, analgésico, sedativo. Auxilia na gripe e cólicas menstruais.
PIMENTAS Purificam o sangue, previnem doenças cardíacas e auxiliam no tratamento da obesidade.
SALSINHA Favorece o equilíbrio hormonal, alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais, e cistite, além de auxiliar no tratamento de cálculos e cólicas renais.

Se você preferir, clique aqui para baixar a tabela de temperos funcionais.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Saiba como suas unhas denunciam problemas de saúde

Imagem BiG Mr-BiG
unhas

Pessoas que leem a sorte, dizem ver o destino de uma pessoa pela leitura das linhas na palma da mão. Mas quando se trata de discernir o estado de saúde, virar a palma para baixo, pode ser mais esclarecedor.

As unhas podem revelar uma quantidade surpreendente de dados sobre a saúde de uma pessoa. Médicos especialistas dizem ver muitas informações conforme o estado geral das unhas e as alterações na forma e cor.

Pode ser o primeiro sinal ou o último de uma doença interna. Alterações pulmonares, pólipos nasais, anemia, síndrome inflamatória do intestino e doenças do fígado, podem provocar alterações nas unhas.

Em alguns casos, essas alterações podem levar as pessoas a procurar assistência médica, com expectativa de trazer à tona, condições não diagnosticadas anteriormente. Em outros, o estado das unhas de um paciente vai ajudar o médico esclarecer o que está em jogo.

A saúde das unhas, se não houver nenhuma doença mais séria no organismo, agradece se você seguir algumas dicas:

  • O enxofre é muito importante para a saúde das unhas, da pele e dos cabelos. 100gr de alho contem 70mg de enxofre.
  • Inserir oleaginosas como amêndoas, castanhas, nozes no seu cardápio, faz bem pra saúde da pele, unhas, cabelos, pois são ricos em ômegas 3, 6 e 9, que aumentam a saciedade e ricos em proteínas. Consuma de 3-4 unidades /dia. Cuidado são calóricas! O ideal é consumi-las combinadas com frutas, pois diminuem a absorção de açúcar.
  • Coloque na alimentação aveia, cevada, salsa, e etc que são ricas em silício (nutriente presente no colágeno, que é responsável pela estruturação das cartilagens, tecido etc.)
  • A linhaça fortalece unhas, dentes e ossos, além de tornar a pele mais saudável.
    As algas marinhas, por serem ricas em minerais, ajudam unhas fracas e quebradiças a crescerem, além de apagar manchas. A nori, alga utilizada na confecção de sushi, elimina bactérias.
  • O estresse faz o cabelo cair e as unhas ficarem fracas, pois está intimamente ligado a estimulação do sistema imune. Durante a fase de estresse podemos aumentar o consumo de alimentos relacionados ao controle da imunidade, uma vez que no estado de stress as pessoas têm queda da imunidade:
    1. Ômega 3: salmão, sardinha, atum, linhaça
    2. Zinco: açafrão, gengibre

Exemplos de problemas de saúde que aparecem nas unhas

A cor base da unha de indivíduos saudáveis deve ser rosa claro. As que são brancas ou esbranquiçadas podem sugerir anemia ou alguma doença hepática.

Unhas brancas com ponta escura pode ser um sinal de envelhecimento, mas também pode ser sinal de insuficiência cardíaca congestiva, diabetes ou doença hepática.

Problemas renais são suspeitos em condição conhecida como meia-e-meia haste, em que a parte inferior da unha é branca, mas uma parcela para a ponta da unha é rosa.

Unhas azuladas podem indicar falta de oxigênio, sinal de uma pessoa pode estar sofrendo do pulmão. Unhas verdes podem sugerir infecção por Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que é comum no meio ambiente. Problemas respiratórios – como pólipos nasais e sinusite crônica – podem desencadear a síndrome das unhas amarelas, considerada rara.

Unhas espessas, disformes e turvas são geralmente sinal de infecção por fungo. Quanto mais cedo forem tratadas, melhor. É difícil de tratar.

A preocupação deve ocorrer se alguém desenvolve uma nova pigmentação nas unhas, assim como um novo sinal sobre a pele. Neste caso é melhor procurar um dermatologista para ver se é um melanoma ou se é apenas uma batida

Se notar uma mudança nas suas unhas, é razoável que vá verificá-la, mas não se preocupe sobre isso. Há muitas coisas que acontecem nas unhas que não têm nada a ver com quaisquer condições citadas no texto.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Através do seu cocô você descobre como anda sua saúde

Imagem Steve Woodspapel-higienico

O tema pode parecer estranho, o assunto inadequado e constrangedor, mas as nossas fezes podem dizer muito sobre o funcionamento de nosso organismo. O tamanho, a textura, o odor e até mesmo a cor do nosso cocô podem denunciar se estamos com algum problema, ou se está “tudo limpo”.

Mastigação incorreta, mau funcionamento do seu fígado e intestino, e até falta de nutrientes em seu organismo, são apenas alguns exemplos dos problemas que podem ser detectados a partir da análise das fezes.

Acredite ou não, mas o cocô tem a sua forma ideal e mostra se estamos saudáveis e com nossos órgãos em dia.  Aqueles cocôs longos e grossos, como se fosse uma salsicha, com as bordas bem acabadas costumam ser os mais saudáveis.

Mas se o que você vê ao dar a descarga são caroços duros, ou excrementos finos, com aparência pálida e/ou odor forte, atente-se: algum problema pode haver com seu organismo. Uma das principais doenças que se pode evitar, tendo um cocô “saudável”, é o câncer de intestino – segundo tipo de tumor malígno que mais aparece em pessoas de todo o mundo.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com
Blog Widget by LinkWithin