Tag Archive for ‘soja’

Alimentação funcional combate câncer

Imagem greschoj

azeite-oliva

Pessoas que se alimentam conforme os fundamentos da nutrição funcional sentem os benefícios no seu dia-a-dia. Além de prevenir e cuidar de muitas doenças, os alimentos funcionais promovem bem-estar físico e mental para quem os ingere.

Dentre os vários aspectos positivos para a saúde, atualmente médicos já indicam alguns alimentos que, se ingeridos conforme indicado, podem* prevenir vários tipos de câncer em homens e mulheres.

Conheça alguns desses alimentos e como eles atuam no nosso organismo promovendo qualidade de vida:

– Azeite de oliva e câncer de mama
Os polifenóis contidos no azeite extra-virgem de oliva são responsáveis por programar a morte de células cancerígenas, diminuindo a expressão de genes pró-cancerígenos. Estes fitos químicos estão apenas presentes no azeite de oliva extra-virgem de primeira extração – a frio e sem químicas, a quantidade sugerida são de duas colheres de sobremesa ao dia.

– Brócolis e câncer de mama
Estudos mostram que o componente sulforofano inibe a proliferação de células tumorais de modo semelhante ao do taxol e vincristina – poderosos medicamentos anticancerígenos. Outros vegetais que podem também ser benéficos como o brócolis são o repolho e a couve-flor. O ideal é a ingestão de ½ xícara de chá ao dia.

– tomate e câncer de pulmão, útero, próstata e boca
Além de cargas de vitamina C, o tomate é uma das mais ricas fontes de licopeno flavonóide – o que lhes confere a sua cor vermelha – e que demonstrou defender o organismo contra o câncer de pulmão, útero, próstata e boca. Para que tenha esse efeito, é necessário o consumo de 3-4 rodelas de tomate por dia.

– espinafre e câncer de mama e pulmão.
Em vários estudos verificou-se que pessoas que incluem duas ou mais porções de espinafre por semana em sua nutrição têm consideravelmente mais baixas taxas de câncer de mama e pulmão.

– Alho e câncer
Os compostos de enxofre já demonstraram proteger contra o câncer, por neutralizar agentes cancerígenos e retardar o crescimento tumoral. Em estudo, investigadores descobriram que as mulheres que consomem alho pelo menos uma vez por semana, também têm uma incidência 32% menor de câncer de mama.

– Laranjas e câncer de pulmão e estômago
Já conhecidas por seu alto teor de vitamina C, pesquisas mostram que as laranjas também são ricas em muitos outros compostos anticancerígenos. Pesquisadores descobriram que as laranjas contêm mais de 170 fito químicos. Além disso, os compostos chamados limonóides – que dão aos frutos cítricos sabor ligeiramente amargo – são também altamente ativos contra o câncer. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia, ou 1 copo de suco) está associado significativamente ao menor número de câncer de pulmão e estômago.

– Feijão
Todos os tipos de feijão são carregados com os inibidores da protease – compostos que tornam difícil para as células cancerígenas de invadir tecidos adjacentes. As lentilhas pertencem também à família de feijão, e são saborosas e fáceis de preparar.

– Soja e câncer de mama
As isoflavonas contidas na soja podem afetar o desenvolvimento do câncer de mama por competir com o estrogênio do corpo na ligação aos receptores de estrógeno. As isoflavonas também podem reduzir o risco do câncer de mama através do aumento do hormônio sexual vinculado a globulina, o que reduz níveis de estrógeno no sangue.

*cada organismo reage individualmente e o ideal é procurar um especialista em nutrição funcional para indicar o que funciona para o seu.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Gostou deste post? Leia também:

Perguntas e respostas – Iogurte de soja e Sibutramina

Gabriela

Gostaria de saber se há iogurtes feitos com leite de soja?

Eu também não sabia se existia iogurtes feitos a partir do leite de soja mas descobri que a batavo tem dois sabores:

Iogurte de Soja sabor Pêssego

Iogurte de Soja sabor Frutas Vermelhas

Outra opção é fazer o seu próprio iogurte, aqui vai duas receitas:

Iogurte de soja – Site: Tudo Gostoso

Receita de Iogurte de Soja – Site: SojaMac

No primeiro link tem uma dica de como fazer o iogurte sem iogurteira e nos comentários explica em como atingir a temperatura necessária sem usar um termômetro.

Caso você esteja interessado em comprar uma iogurteira o google pode te ajudar:

Google:  iogurteira

Tatiana Valadares

Sibutramina é anfetamina?

A subutramina que é mais conhecida pelo nomes Reductil e Plenty não é uma anfetamina.  Eu achei uma resposta no yahoo respostas bem interessante:

São medicamentos de classes diferentes.
O Femproporex faz parte do grupo das anfetaminas, e por isso recebe uma tarja preta (sinalizando que pode viciar).
Já a sibutramina faz parte de outro grupo, dos inibidores da receptação de serotonina e da noradrenalina, que possui tarja vermelha (não vicia o corpo), porém é controlado pois mexe com a química do cerebro.
Ambos os medicamentos enganam a fome, cada um com seu mecanismo.
Mas não faz milagre. Achar que pode tomar o remédio e comer de tudo vai fazer com que voce não só não emagreça como pretende, mas também engordar o triplo ao parar a medicação.
Esses remédios só ajudam a pessoa a controlar a fome para conseguirem seguir a dieta.
Ah… e mesmo que a sibutramina não seja tarja preta (o que faz com que muita gente a ache “mais fraquinha”) existe o risco de uma pessoa ter dependência psicológica ao remédio, por achar que sem ele não emagrece ou por medo de engordar de novo.
Por isso, vale lembrar que esses medicamentos só devem ser tomados com prescrição médica, na dose recomendada e pelo tempo que o médico receitou apenas.

Aqui vai dois links interessantes sobre a subutramina:

Wikipédia – subutramina

Centro de Vigilância Sanitária – subutramina

Estou criando esta nova seção do blog que vai se chamar Pergunte ao Alex.  Só para deixar claro não sou um especialista mas não custa nada ajudar outras pessoas.  Quem tiver mais informações é só deixar nos comentários, elas serão muito bem vindas.

Quem quiser participar é só entrar em contato comigo através do link contato localizado na parte superior do blog ou você pode clicar aqui.

Blog Widget by LinkWithin

Gostou deste post? Leia também: