Tag Archive for ‘sucos’

Beber refrigerante todos os dias pode causar danos ao fígado

refrigerante-sucoImagem George Georgiades

Você que acha que beber refrigerantes todos os dias não faz mal a saúde, reveja os seus conceitos. Uma pesquisa feita em Israel detectou que o consumo de refrigerantes ou bebidas doces podem aumentar as suas chances de obter um fígado gorduroso.

O estudo foi feito com 2 grupos de voluntários que não tinham tendências a terem fígados gordurosos. No final, os resultados mostraram que 80% das pessoas que consumiam refrigerantes ou bebidas doces todos os dias, aumentaram a quantidade de gordura em seus fígados.

E se você pensa que ao tomar sucos naturais está livre deste problema, pode tirar o cavalinho da chuva, pois o fator que leva o fígado a ficar gorduroso não são os produtos químicos mas a quantidade de açúcar que estas bebidas contém. Os sucos de frutas frescas contém frutose que é absorvido pelo fígado e se transforma em gordura, por isso se você consumir grandes quantidades por um longo período pode ficar com cirrose hepática ou câncer de fígado.

A solução para quem quiser ganhar os benefícios dos nutrientes das frutas, segundo o Dr. Nimer Assy, responsável pela pesquisa, recomendou de comer o fruto. Ele citou como exemplo a laranja, que ao comer a fruta você estará também comendo as fibras e isto impedirá que o fígado absorva a frutose.

O Dr. Assy disse também que todos devem prestar muita atenção ao consumo de bebidas diet, pois elas contém aspartame e no caso dos refrigerantes de cola contém o corante caramelo e em ambos os casos isto pode gerar uma maior resistência a insulina e induzir ao fígado gordo.

Segundo o estudo, uma dieta saudável junto com exercícios físicos, reduzirá os riscos de você ter um fígado gorduroso.

Fonte: Mail Online

Frases e Poemas na Web - Um pouco de cultura todo dia.

Desmistificando as porções de frutas e verduras

Imagem SXC

frutas-e-verduras

A pirâmide alimentar brasileira recomenda que você consuma no mínimo oito porções de frutas e verduras (combinado). Porém muitas pessoas não tem ideia do quanto seja uma porção e ninguém vai ficar carregando copos de medida para todos os lados.

Por isso, vamos disponibilizar um pequeno guia para você poder identificar com mais precisão o que significa cada porção de verduras e frutas.

Quanto que é uma porção?

80G de frutas ou verduras
1 colher de sopa de frutas secas
150ML de suco

Exemplos de porções – Furtas

1 banana (tamanho médio)
1 Maçã (tamanho médio)
1 Pera (tamanho médio)
1 Laranja (tamanho médio)

2 Kiwis (pequenos)
2 Ameixas (pequenos)
2 Figos (pequenos)

7 Morangos

Exemplos de porções – Verduras

1 Tomate (tamanho médio)

3 Colheres cheias de:
Ervilha
Cenoura
Feijão

O que conta?

Frescos, congelados, secas e enlatados

Tudo conta, só preste atenção que no caso das frutas secas a quantidade é menor do que se você comer frutas frescas. Na minha opinião eu vou sempre preferir comer frutas e verduras frescas pois o sabor delas é sempre superior aos demais.

Sucos e Feijões

Estes só podem ser contados como 1 porção diária. A razão é que os sucos não contém a mesma quantidade de fibras que as frutas. O feijão apesar de conter bastante ferro, não contêm a mesma gama de nutrientes das outras frutas e verduras.

Batata e Milho

Apesar destes dois alimentos serem considerados como verduras, quando eu fiz uma dieta com uma nutricionista, eles eram considerados como carboidratos. Isto se deve pela quantidade de amido que ambos possuem.

Fonte: Adaptado de um post do dietblog

Receitas Light com Sucos prontos e Concentrados

recipes1

Salmão ao molho de maracujá

Ingredientes:

– 600 gr de filé de salmão

– 3 colheres (sopa) de suco concentrado de maracujá (39 ml)

– sal, pimenta e endro picado a gosto

Molho

meia xícara (chá) de SUCO CONCENTRADO DE MARACUJÁ MILANI (110 ml)

2 colheres (sopa) de maionese light

2 colheres (sopa) de creme de leite light

Modo de Preparo

1. Corte o filé em 4 ou 5 postas. Tempere com o Suco de Maracujá, sal e pimenta.

2. Aqueça uma grelha ou frigideira e doure 2 filés de cada vez

3. Misture o Suco de Maracujá, a maionese e o creme de leite para obter um molho espesso.

Sirva sobre o salmão e finalize com o endro.

Rendimento: 4 a 5 porções

Tempo de Preparo: 15 minutos

Dica:

Retire a pele do filé antes de cortar as postas

Frango Indiano

Ingredientes

– 2 peitos de frango sem pele (cerca de 600 g)

– 1 xícara (chá) de água

– 1 tablete de caldo de galinha light

– 1 colher (sopa) de curry

– 1 garrafa de SUCO CONCENTRADO DE CAJU MILANI (500 ml)

– 300 gr de palmito picado

– cebolinha verde picada

Modo de Preparo

1. Cozinhe o peito de frango na água com o caldo e o curry. Deixe esfriar, desosse e desfie.

2. Junte a carne desfiada, o caldo do cozimento, o Suco de Caju e o palmito

3. Ferva a até obter um molho encorpado e, se necessário, tempere com sal.

Sirva salpicado de cebolinha verde.

Rendimento: 5 a 6 porções

Tempo de Preparo: 20 minutos

Dica: Se preferir, polvilhe o frango com 2 colheres (sopa) de castanha de caju picada

Sopa fria de laranja e cenoura

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de cenoura limpa e picada

– 2 batatas médias descascadas e cortadas

– 2 xícaras (chá) de água

– 1 tablete de caldo de galinha light

– 2 xícaras (chá) de SUCO DE LARANJA ORGÂNICA MARAÚ (440 ml)

– 1 ramo de tomilho

– 10 cubos de gelo

Modo de Preparo

1. Cozinhe a cenoura e a batata na água com o caldo. Deixe esfriar.

2. No liqüidificador bata os legumes cozidos, o Suco de Laranja, o tomilho e o gelo

3. Sirva a sopa logo após ser batida, decorada com ramo de tomilho

Rendimento: 3 a 4 porções

Tempo de Preparo: 15 minutos

Dica: Ao cozinhar os legumes, reduza a quantidade do caldo até obter 1 xícara (chá) para que a sopa fique cremosa

Crepe ao Maracujá

Ingredientes

· Massa

– 1 ovo

– 1 xícara (chá) de leite desnatado

– meia xícara (chá) de farinha de trigo

– 2 colheres (sopa) de SUCO CONCENTRADO DE MARACUJÁ MILANI (26 ml)

– pitada de sal

· Recheio e cobertura

– 2 maçãs grandes descascadas e picadas

– 1 xícara (chá) de água

– meia xícara (chá) de SUCO CONCENTRADO DE MARACUJÁ MILANI (110 ml)

– 5 a 6 pacotinhos de adoçante

Modo de Preparo

1. No liquidificador bata todos os ingredientes da massa e deixe descansar por 10 minutos

2. Cozinhe a maçã na água. Acrescente o Suco de Maracujá e deixe formar um doce de maçã transparente. Junte o adoçante.

3. Aqueça uma frigideira antiaderente com 18 cm de diâmetro e prepare os crepes. Recheie com o doce de maçã e dobre no formato de triângulo. Sirva acompanhado de sorvete light.

Rendimento: 7 a 8 porções

Tempo de Preparo: 7 a 8 crepres

Dica: Para preparar o crepe, utilize uma concha pequena e despeje a massa no centro da frigideira. Faça movimentos circulares para espalhar a massa no fundo. Quando as bordas estiverem cozidas, vire o crepe e cozinhe o outro lado.

Fonte: ABN

Propagandas, igual a alimentos pouco saudáveis

Fast-food, guloseimas, sorvetes, refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos de pacote, biscoitos doces e bolos – ou seja, bebidas e comidas com alto teor de gorduras, sal e açúcar – representam 72% do total de anúncios de alimentos veiculados na TV brasileira. Esta foi a principal conclusão da pesquisa divulgada, dia 26 de junho, por pesquisadoras da Universidade de Brasília. O trabalho (Pesquisa de Monitoração de Propaganda de Alimentos Visando à Prática da Alimentação Saudável), que levou um ano para ser concluído, teve financiamento do Ministério da Saúde e CNPQ.

Foram analisadas 128.525 peças publicitárias, num total de 4.108 horas de programação, além de 18.689 anúncios em revistas. Publicações infantis, para adolescentes e mulheres são as que divulgam com maior freqüência a publicidade de alimentos, especialmente os industrializados.

A coordenadora-geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcellos, comenta que “o público infantil é o mais vulnerável aos apelos promocionais, não só porque define a compra da família, mas também porque é o consumidor do futuro”. Segundo ela, “a propaganda influencia as escolhas alimentares e, por isso mesmo, é preciso estar atento a ela quando se define planos e estratégias de promoção da alimentação saudável”.
Ana Beatriz Vasconcellos afirma que a alimentação do brasileiro está se tornando problemática. “Isso é percebido pelo elevado número de doenças crônicas no país: 60% dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) são gastos com o tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, doenças coronarianas etc, que têm na alimentação um fator de risco”.

Representantes do governo, da sociedade civil, Ministério Público e instituições de ensino superior reuniram-se, no mesmo dia 26 de junho em que a pesquisa foi divulgada…Cogita-se, entre outras medidas, a proibição de veiculação de propaganda destes alimentos das 6 às 21 horas.

A nutricionista Mônica Beyruti, do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), comenta…o mais importante ainda é conscientizar a população sobre os malefícios trazidos pela alimentação desequilibrada. E isto deve ser feito desde cedo, com as crianças.

“O mais importante seria mudar a maneira de preparar os alimentos e não comprar aqueles direcionados ao público infantil com densidade calórica alta, como biscoitos recheados, salgadinhos, chocolates e doces”, segundo João Eduardo Salles, membro da ABESO e coordenador do site da entidade.

Nota do Blog

Não é novidade para ninguém que a maioria dos produtos veiculados em propagandas não sejam os mais saudáveis, porém eu fiquei chocado com a porcentagem (72%) com que estes produtos dominam o espaço publicitário.

Muitos dizem que propaganda é para informar os consumidores, mas isso é balela, propaganda só tem um único propósito que é vender o produto que se está anunciando, ou você pensa que uma companhia vai gastar R$ 170.000,00 (30 segundos – horário nobre Globo – 2006) só para informar que produto x acabou de ser lançado.

Para variar nosso governo sempre tenta achar uma solução da maneira mais fácil possível, porém nós nunca vemos um plano mais amplo de ação contra os problemas que o povo brasileiro enfrenta.  São sempre as mesmas ações de proibição e nunca medidas pro-ativas que neste caso poderiam ser uma melhor educação nas escolas e dispor informações sobre alimentos aos pais das crianças para que essa educação seja continua, pois nossos hábitos, nos aprendemos em casa.

Fonte ABESO

Blog Widget by LinkWithin