Games ‘ativos’ ajudam contra a obesidade infantil, diz pesquisa

De acordo com o estudo, crianças queimam mais de quatro vezes mais calorias por minuto brincando com jogos ativos do que em games onde a atividade é feita com elas sentadas, sem grande movimentação.

Os pesquisadores Robin R. Mellecker e Alison M. McManus, do Instituto de Performance Humana da Universidade de Hong Kong, mediram o nível de batimentos cardíacos e as calorias gastas por 18 crianças entre 6 e 12 anos enquanto jogavam videogame.

Cada criança foi convidada a jogar três tipos de games, cada um por cinco minutos: um de boliche, tradicional, em que elas permaneceram sentadas; um game ativo de boliche – no qual o jogador movimenta o controle do videogame para atirar uma bola virtual, que aparece na tela; e um jogo ativo de ação em que o jogador fica em cima de um “tapete” ligado à console e tem que pular obstáculos e derrotar ninjas virtuais, com muita movimentação do corpo.

O console usado para os games ativos foi a XaviX, do Japão, e, entre cada um dos jogos, as crianças tiveram um descanso de cinco minutos.

Comparando com o estado de repouso, as crianças gastaram 39% calorias a mais no game tradicional de boliche, 98% no segundo jogo e 451% no terceiro. Quando comparados com o jogo eletrônico tradicional, os games ativos fizeram as crianças gastarem 0,6 e 3,9 calorias a mais por minuto, respectivamente.

O nível de esforço cardíaco, medido em número de batimentos, também foi significativamente maior nos games ativos.

Fogo contra fogo

“Prevenir o ganho de peso exige um ajuste de energia de aproximadamente 150 calorias por dia. O aumento de quatro vezes no gasto de energia que ocorre quando se joga o game do XaviX com o ‘tapete’ supriria essa necessidade energética, se esse game for jogado por 35 minutos por dia”, dizem os autores do estudo.

“Nossos dados demonstram que estes dois formatos de jogos ativos resultam em um aumento significativo do gasto de energia quando comparados a games onde o usuário permanece sentado. O próximo passo é testar quais os games ativos que podem promover aumentos sustentáveis nos nível de atividades físicas de crianças.”

“Estas conclusões são importantes porque o divertimento com jogos eletrônicos não deve desaparecer. Assim, se quisermos promover as atividades físicas no contexto da sociedade contemporânea, devemos usar fogo contra fogo. Videogames ativos devem fazer parte do antídoto contra os males do entretenimento sedentário”, disse Russell R. Pate, da Escola de Saúde Pública da Universidade da Carolina do Sul, comentando o estudo.

Nota do Blog

Não há como negar que as crianças nos dias de hoje adoram videogames, então é uma perda de tempo negar o acesso a elas, só ira causar insatisfação e brigas.

Não conheço XaviX, videogame utilizado nesta pesquisa, porém não acredito que deva ser muito diferente do wii, videogame da Nintendo, que na minha opinião é muito interessante para estimular as crianças a se exercitarem, principalmente nos dias de chuva ou frios.

Não sei se as calorias gastas jogando um videogame ativo de tennis são as mesmas que praticando o esporte na vida real, mas com certeza é melhor do que ver televisão, principalmente nos dias de hoje onde a qualidade dos programas na TV aberta brasileira são muito questionáveis.

Fonte: BBC Brasil

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

No Responses to “Games ‘ativos’ ajudam contra a obesidade infantil, diz pesquisa”

  1. Games ‘ativos’ ajudam contra a obesidade infantil…

    De acordo com o estudo, crianças queimam mais de quatro vezes mais calorias por minuto brincando com jogos ativos do que em games onde a atividade é feita com elas sentadas, sem grande movimentação.

    Os pesquisadores Robin R. Mellecker e Alison M…

  2. Carlos Muniz disse:

    Concordo….. nao sou mais criança, mas adoro videogames e esses da ‘nova geração’ tem atraído demais.

    Experimentei o Wii na semana passada e confesso que fiquei com vontade de te-lo justamente pela ajuda nos exercícios. Já controlo o que como e estou há cinco meses na academia, já mudei bastante meu físico já que sempre fui acima do peso por sedentarismo (games e computador)..

    Agora pra ajudar no processo de academia, pensei em comprar o Wii ao invés dos dois potentes PS3 e Xbox360.

  3. […] Games ‘ativos’ ajudam contra a obesidade infantil, diz pesquisa […]

Leave a Reply





SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline