10 dicas para uma alimentação saudável

Publieditorial

Todos sabemos a importância de cuidar do nosso corpo. Fazer exercícios, evitando o sedentarismo, é uma ótima forma de começar. Mas não podemos, nunca, esquecer da alimentação. Do que adiantaria, afinal de contas, malhar como se não houvesse amanhã se você também decide comer besteiras indefinidamente? O blog iPlanosdesaude dá 10 dicas relacionadas à uma alimentação sadia que, aliada com a rotina certa, pode dar ótimos resultados à curto e longo prazo.

1 – Água. Muita água

Recomenda-se de 1,5 a 3 litros de água por dia. Por critério de proximidade, indicamos cerca de 2 litros por dia, que  devem ser ingeridos em intervalos e quantidades regulares.

2 – 5 é o número da sorte

5 refeições ao dia (café, almoço, janta e 2 refeições entre as supracitadas) são o essencial para uma boa alimentação durante o dia. Não tomar café da manhã faz com que você exagere no almoço. Comer demais na janta pode te dar uma noite ruim de sono, considerando a necessidade da digestão. Esses dois “lanches”, então (antes do almoço e antes da janta) acabam suavizando as refeições, criando um saudável equilíbrio.

3 – Seja tolerante

Bateu aquela vontade de comer um doce? Faça isso. É melhor comer um chocolate quando dá vontade do que devorar uma caixa de bombom no final do dia. Esse tipo de atitude influi na sua própria rotina, fazendo com que você não se torne inimigo do doce, mas o descubra como um aliado. Não podemos esquecer que chocolate contém endorfina, substância que nos proporciona sensação de prazer.

4 – Café

Não a refeição, mas sim a bebida. O café nos desperta e dá a energia que precisamos para começar o dia na quarta marcha. Durante o dia, experimente beber cerca de 3 xícaras. O resultado é, no mínimo, surpreendente.

5 – Diminua a carne vermelha

Apesar de saborosa, a carne vermelha em excesso pode prejudicar a saúde, aumentando o nível de colesterol e podendo causar problemas de coração. Uma opção é substituir a carne vermelha por carne branca.

6 – Refrigerantes, fora!

É costume de muitos abusar do refrigerante, de vez em quando. Mas sucos (naturais, principalmente) são tão saborosos quanto, e fazem muito bem à saúde. Aplica-se, aqui, o mesmo no caso do doce. Quer beber? Beba.  Mas não ultrapasse limites.

7 – Variedade

Nunca faça uma refeição com um só tipo de alimento. Misture carne, legumes e verduras para obter todos os nutrientes e vitaminas necessárias.

8 – Frituras e gorduras

Aqui a dica é evitar. Alimentos como a pele do frango, por exemplo, contém apenas gordura. Apesar de ser uma fonte e reserva de energia, a gordura não só é esteticamente mal-vista nos dias de hoje, mas faz  (comprovadamente) mal à saúde, se ingerida em excesso.

9 – Frutas!

Quer alguma sobremesa depois do almoço? Frutas como maçã e banana são tão saborosas quanto alguns doces, com o adicional de fazerem bem à saúde.

10 – Não seja tão tolerante consigo mesmo

Apesar de recomendarmos que você siga nossas dicas, o que mais importa é estar preparado para isso. Executar mudanças porque quer, porque acha que assim irá sentir-se melhor consigo próprio.

Artigo enviado por iPlanos de Saúde, blog especializado em informações sobre Planos de Saúde. Para ficar mais informado sobre o assunto você também pode seguir @iplanosdesaude no Twitter

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

Leave a Reply





SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline