Ácido fólico reduz risco de Mal de Alzheimer, afirma estudo

Imagens SXC

minimize-me-banner1


Substância é encontrada na banana, na laranja e em verduras como o brócolis.

O ácido fólico, substância encontrada na banana, na laranja e em verduras de folhas verdes, como o brócolis, pode diminuir pela metade o risco de uma pessoa desenvolver o Mal de Alzheimer, indica estudo feito nos Estados Unidos.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram dados sobre as dietas de 579 voluntários com 60 anos de idade ou mais, não afetados por demência, entre 1984 e 1991.

Os voluntários foram observados durante até 14 anos. No curso da pesquisa, 57 dos participantes do estudo desenvolveram a enfermidade.

Dose recomendada

A dieta dos voluntários envolveu as vitaminas E, C, B6 e B12, carotenóides e folatos (grupo que inclui o ácido fólico).

Descobriu-se que aqueles que ingeriram a dose diária recomendada de 400 microgramas de folatos tiveram reduzido em 55% o risco de desenvolver o Mal de Alzheimer, em comparação com os que consumiram abaixo daquela quantidade.

Segundo Maria Corrada, uma das responsáveis pela pesquisa, embora os folatos pareçam ser mais benéficos que outros nutrientes, dietas saudáveis em geral podem limitar o risco do Mal de Alzheimer.

Anteriormente, cientistas haviam provado que os folatos diminuem os riscos de defeitos de nascimento. Estudos sugerem que eles também previnem doenças cardíacas e derrames.

Limitações

Uma das limitações do estudo americano, de acordo com os pesquisadores, é a falta de diversidade na educação e origem étnica dos voluntários, que eram principalmente brancos e com formação educacional avançada.

Portanto, dizem, os resultados não podem ser generalizados a outras populações.

O estudo americano reforça indicações anteriores de que os folatos reduzem os riscos do Alzheimer?, afirmou Suasanne Sorensen, chefe de pesquisa da Sociedade de Alzheimer da Grã-Bretanha.

Na Grã-Bretanha, estima-se que em média cada pessoa consome diariamente por volta de 200 microgramas de ácido fólico, metade da quantidade recomendada.

Nota do Blog

Mais um estudo comprovando que se alimentar com produtos naturais e frescos é muito melhor para a sua saúde do que utilizar produtos industrializados.

O que me preocupa no Brasil é a grande industrialização dos alimentos em geral, fico impressionado com a quantidade de frutas e verduras que vem cortados pela metade e pré-embalados.

Também esta cada vez mais difícil de encontrar produtos que vem da região do seu estado, principalmente em supermercados onde a tendência é cada vez mais se tornar um lugar de produtos enlatados e congelados.

Fonte: ABN

minimize-me-banner1

Gostou deste post? Leia também:

Quinua o melhor e mais completo alimento de origem vegetal

3 dicas de como controlar os seus desejos por doces, salgadinhos ou qualquer outro tipo de alimento que venha atrapalhar o seu regime

Pare de beliscar – 5 dicas saudáveis para você fazer uma boa escolha no lanche

Os 6 erros mais comuns que os pais fazem ao alimentar seus filhos

Qual é o estado de um hambúrguer do McDonald’s depois de 12 anos?

7 Alimentos que você deveria comer todos os dias

Se gostou deste post, assine o nosso RSS Feed

Ou receba o nosso Feed por Email

4 Respostas para “Ácido fólico reduz risco de Mal de Alzheimer, afirma estudo”


  1. 1 Rodrigo Piva Setembro 23, 2008 às 6:24 pm

    Infelizmente é como você comentou, Alex. É uma tarefa árdua encontrar alimentos naturais nos supermercados. Temos que garimpar em boas feiras e hortifrutis especializados e isso tem seu preço.
    A regra deveria ser a de que quanto mais natural, mais barato, e não o contrário, que é o que acontece.
    Abraços

  2. 2 Lígia Setembro 24, 2008 às 6:17 am

    Olá, sou estudante de Nutrição e achei seu blog bastante interessante.
    Felizmente , hoje em dia farinha de trigo e milho é obrigatoriamente enriquecida com esta vitamina, a cada 100 g de farinha, tem aproximadamente 150 microgramas (mcg) de ácido fólico.
    Além dessas propriedades funcionais passadas por ti, o folato tem funções/ações de formar hemácias na medula óssea e sua maturação, e em gestante e para o feto previne contra má formação do tubo neural e baixo peso ao nascer.
    Além da Laranja, brócolis e banana, também é encontrado em vegetais verde escuro, frutas cítricas, fígado, grãos e carnes em geral.;)

    Coloquei nos favoritos o blog, visitarei sempre!=D


  1. 1 alexmcosta no diHITT Trackback em Setembro 23, 2008 às 5:51 pm
  2. 2 Comerciais de fast food contribuem para a obesidade infantil « Blog da Dieta Trackback em Novembro 25, 2008 às 3:28 pm

Deixe um comentário




 

Agosto 2008
S T Q Q S S D
     
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

alexa