Músculo pesa mais que gordura?

Imagem OneMoreBite

Esta é uma réplica exata de 2.3 kg de músculo e de gordura.

Este é um dos grandes mitos da perda de peso e também uma das grandes desculpas que damos quando não atingimos um objetivo, mas será verdade que músculo pesa mais que a gordura?

Eu posso te responder com aquela famosa pegadinha, o que pesa mais 1kg de pena ou 1 kg de chumbo? Como todos (ou quase) conhecem essa, vão responder que se é 1 kg é 1kg não importa do que. Então eu te pergunto, porque com gordura e músculo seria diferente?

Esta é a dura realidade, gordura não pesa mais que músculo porém a gordura ocupa mais espaço. Por exemplo, se você comparar duas pessoas do mesmo peso que ganharam 5 kg mas a primeira foi de gordura e a outra de músculo, o primeiro vai apresentar um volume maior e aparentemente vai parecer mais pesado que a segunda mas não é.

Um outro fato é que não se ganha músculo de um dia para outro, portanto se você esta treinando por 1 mês e quando for medir o seu peso e constatar que ganhou peso, as chances são muito remotas de que é devido ao ganho de massa muscular.

Podem ocorrer casos em que se ganha peso e perde-se gordura, porém são casos em que a pessoa está muito perto do seu peso ideal e está fazendo exercícios muito intensos. Mas se este não for o seu caso é porque você infelizmente ganhou gordura.

Então se você quiser usar este conceito, o certo seria dizer que o músculo é mais pesado por volume do que a gordura.

Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

13 Responses to “Músculo pesa mais que gordura?”

  1. Músculo pesa mais que gordura? « Blog da Dieta…

    Este é um dos grandes mitos da perda de peso e também uma das grandes desculpas que damos quando não atingimos um objetivo, mas será verdade que músculo pesa mais que a gordura?

    Eu posso te responder com aquela famosa pegadinha, o que pesa mais…

  2. Olá Alex, tudo bem?

    Estou interessado sim, em uma parceria. Como respondi lá no meu blog, “Trabalhar entre amigos” é sempre o melhor negócio. :)

    Mas e então, em que tipo de parceria você está pensando? Troca de banners/links ou alguma de outro tipo?

    Um abraço e até mais!

  3. Erick disse:

    Creio que o certo seja dizer que a gordura é mais densa que o músculo…

    o que equivale a dizer que com o mesmo volume de gordura e de músculo, o músculo é mais pesado. O que, aliás, responde sua pergunta no título.

    Isso porque quando perguntamos o que é mais pesado, 1 kg de algodão ou 1 kg de chumbo, não é a mesma coisa que perguntar o que é mais pesado, algodão ou chumbo. Sendo mais claro, a pergunta: o que é mais pesado, X ou Y ? Assume que estamos falando de mesmo volume de material e é sinônimo de: quem é mais denso, X ou Y ?

    ok?

  4. Gostei muito da resposta dada pelo Erick. Muito inteligente e objetivo. As pessoas costumam confundir peso com volume e a maioria não tem a menor noção do que ver a ser a densidade da matéria.
    A frase “gordura não pesa mais que músculo porém a gordura ocupa mais espaço” é uma contradição porque se gordura ocupa mais espaço que músculo de mesmo peso, consequentemente gordura é mais leve. Olhando de outra forma, se enchermos dois frascos iguais, um com gordura e outro com músculo. O peso da gordura será menor, portanto, ela é mais leve.

  5. Deise disse:

    Corrigindo a resposta do Erick: “Creio que o certo seja dizer que a gordura é mais densa que o músculo… ”

    A gordura é MENOS densa que o músculo, por isso ocupa um volume maior. Volume e densidade são grandezas inversamente proporcionais!

  6. Filipe disse:

    Na verdade, essa desculpa (a de engordar porque está malhando) muito usada por pessoas que frequentam academia irregularmente e não seguem uma dieta adequada é facilmente refutada por qualquer exame de avaliação física, no qual é calculada a massa magra e massa “gorda”, com o uso do adipômetro e tudo mais. Portanto, se o indivíduo acredita que está hipertrofiando sua musculatura em uma velocidade surpreendente (e isso é possível, só depende do metabolismo da pessoa), tudo o que ele precisa é calcular se houve um aumento de sua massa magra (que inclui todo o sistema musculoesquelético) e pronto. Ganho de peso sem aumento de massa magra é, naturalmente, resultado de uma dieta não-balanceada ou, para não ferir o ego de alguns, consequência de distúrbios metabólicos importantes. O cálculo da sua massa total é uma medida que deve ser levada em conta, mas não possui uma especificidade absoluta. O IMC, por outro lado, é um pouco mais preciso. Contudo, somente o cálculo de massa magra e exames endrocrinológicos (como o de apolipoproteínas, que define sua concentração de HDL, que é o colesterol “bom”, LDL e VLDL) podem realmente ditar a condição do seu organismo em relação à gordura que você armazena nele. Abraços =D

  7. Anderson Almeida disse:

    É claro que a massa muscular tem maior peso que o tecido adiposo,desde que seja na mesma proporção,pois o músculo possui uma maior densidade que a gordura ,ok?

  8. Ana Paula disse:

    Infelizmente discordo do seu texto. É provado que uma pessoa que começou musculação regular há pouco tenha um ganho maior de massa muscular em menos tempo do que aqueles que já praticam atividade há certo tempo.

    Então é possível sim que, por exemplo, uma pessoa de 100 kg que não tenha começado uma dieta hipocalórica e iniciado treinos com exercícios de moderados à fortes regularmente tenha perca menos peso do que se não fizesse a musculação, isso porque o ganho da massa para esse gordinho é maior do que para alguém que já pratica exercícios e “viciou” o músculo.

    Com o passar do tempo o ganho de massa muscular vai acentuando e diminuindo, e aí sim poderá ser dito que ao ganhar peso na balança é gordura e não músculo.

    A melhor maneira de controlar o peso quando se quer emagrecer e fazer musculação ao mesmo tempo é medindo a massa magra exporadicamente!

  9. edna santana disse:

    Bom eu sinceramente acho que o musculo pesa mais porém dizem que é saudável ter musculos mas vai do gosto de cada um né verdade ?
    As vezes o que não é bonito para mim é para outras pessoas !!!
    Parabéns pelo blog é muito informativo
    abraços

  10. Walter disse:

    Isso explica por que eu quando pesava 95 quilos tinha 18 % de gordura e estava bem magro, povo achava que eu pesava 75 por ai

Leave a Reply





SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline