Os 6 erros mais comuns que os pais fazem ao alimentar seus filhos

1 – Mandar os filhos para fora da cozinha

É compreensível que os pais não queiram que as crianças estejam perto do fogão quente, água fervente e facas afiadas. Mas estudos sugerem que a participação das crianças na preparação da comida é um passo importante no sentido delas experimentarem novos alimentos.

2 – Fazer pressão para comer alimentos

Exigir que uma criança experimente tudo é susceptível a produzir efeitos negativos. Estudos mostram que as crianças reagem negativamente quando os pais fazem pressão aos filhos para comer os alimentos, mesmo se a pressão oferece uma recompensa.

3 – Manter as guloseimas fora do alcance

Os pais se preocupam que seus filhos vão comer muitas guloseimas, por isso, eles as colocam longe do alcance ou em lugares de difícil acesso. Mas estudos mostram que quanto mais proibido é um alimento, mais as crianças o desejam.

4 – Fazer dietas na frente do seus filhos

As crianças estão sintonizadas com seus pais, isso se aplica a preferências alimentares também, por isso elas têm muito mais probabilidade de experimentar os alimentos que seus pais estão comendo. Os pais que estão tentando perder peso devem estar ciente de como os seus hábitos alimentares podem influenciar a percepção da criança sobre a comida e uma alimentação saudável.

5 – Servindo legumes “sem graça”

Por contar as calorias os pais muitas vezes servem legumes cozidos no vapor, sem nenhum molho ou tempero, por isso as crianças são relutantes em comê-los. Nutricionistas dizem os pais não devem ter medo de colocar molhos ou temperos nos legumes.

6 – Desistir logo no começo

Hábitos alimentares mudam freqüentemente. Os pais devem preparar uma grande variedade de alimentos saudáveis e colocá-los na mesa, mesmo que uma criança se recuse a experimentar. Crianças pequenas, podem demorar 10 ou mais tentativas durante vários meses para começar a comer um alimento novo.

Frases e Poemas na Web - Um pouco de cultura todo dia.
Blog Widget by LinkWithin

5 Responses to “Os 6 erros mais comuns que os pais fazem ao alimentar seus filhos”


  • Concordo plenamente com tudo que foi dito acima , o grande problema é a realidade financeira brasileira onde muitas vezes um legumes mal cozido é a unica coisa que se tem pra comer a semana toda….

  • Adorei as dicas, tenho uma filha de 3 anos que graças a Deus come muito bem, mas preciso insistir muito para que ela experimente coisas novas, vou seguir estas dicas. Obrigada

  • Concordo com tudo, mas algumas coisas devem trazer a faixa etária, pois crinça de até 4 anos, só deve estar na cozinha com um adulto,cuidando, por perto. É bastante perigoso.Quando ele tiver idade para entender, e até ajudar ou conseguir(com supervisão de adulto)fazer algum tipo de alimento, deve sim ser estimulado a entrar e aprender a utilizar os utensílios.Por isso acho que nas dicas , devem constar idades, para melhor entendimento. Acho este tipo de artigo de grande utilidade. Parabéns!

  • tenho um filho de 8 anos que está 10 kgs acima do peso,leve-o ao médico e ele me informou que vamos começar uma dieta alimentar urgente,gostaria de saber,se tem alguma a mais pra ajudá-lo .

  • Obrigado Isis, sua sugestão está anotada.

    Abraço

Leave a Reply