Chá vermelho, o poderoso da família Camellia Sinensis

Imagem Wikimedia Commons

red_tea_with_silver_tea_bag_in_cup-web

O chá vermelho também é conhecido como o devorador de gorduras. A bebida é uma variação do chá verde e branco, pois também é extraído da erva camellia sinensis.

A diferença entre eles é que o processo de maturação do chá vermelho demora cerca de 60 anos. As folhas são comprimidas e armazenadas em barris, em condições especiais e durante o processo, a erva ganha cor de terra avermelhada com sabor terroso, porém sem amargor.

Os benefícios deste chá, também conhecido como Pu-erh, vão muito além das já conhecidas propriedades adelgaçantes e purificantes. A bebida acelera o metabolismo do fígado, é depurativo, desintoxicante, antidepressivo e ainda facilita a digestão.

O chá vermelho também é rico em vitamina C, sais minerais, antioxidantes, e reduz o colesterol ruim, e por acelerar o metabolismo, queima calorias e medidas.

O consumo recomendado é de no mínimo quatro xícaras por dia, “porém deve-se evitar o consumo a noite, por conter cafeína”, recomenda Dra. Daniela Jobst, Nutricionista Clínica funcional. Outro cuidado – “é contra indicados para pessoas com gastrite, arritmia cardíaca e gestantes”, complementa Daniela.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com
Blog Widget by LinkWithin

Acompanhe o Blog

Me siga no Twitter Receba as últimas notícias no seu email Assine o nosso RSS Visite o meu perfil no Orkut

23 Responses to “Chá vermelho, o poderoso da família Camellia Sinensis”

  1. Diana disse:

    Oi, gosto muito do seu Blog e o acompanho todas as semanas.
    Sou uma consumidora assidua de chás , principalmente da família da camelia sinensis.
    Ainda não tive a oportunidade de experimentar o chá branco ,mas já está na minha lista.
    Esse chá vermelho que vc cita no último post é o Ban-chá???
    Eu tomo ban-chá regularmente ,e na terceira xícara, ele já me obriga a ir no banheiro e literalmente “limpa” tudo.
    No período pré-menstrual , se tomo Ban-chá regularmente, praticamente não tenho retenção de líquidos.
    Então eu gostaria de saber se o chá vermelho é o Ban-chá ou é outro processo de preparo da camélia sinensis…
    obrigada.
    Diana

  2. Luana disse:

    O efeito do chá vermelho é o mesmo se for ingerido em cápulas??

  3. fabiana disse:

    tenho hérnia hiatal e esofagite erosiva.
    Posso tomar o chá vermelho, só que já comprei.

  4. Eliane disse:

    Olá…sou lactante e tenho um bebe de 5 meses, que nasceu prematuro (3 meses0 ele é saudável e eu também, será que eu posso consumir o chá vermelho?

  5. Maria Helena Mommensohn disse:

    Porque o chá vermelho = Camélia Sinensis, que comprei nõ tem a cor vermelha, não tem sabor nenhum, a não ser um gosto ruim de foha velha? É muito estranho o comércio de chás de todas as cores. O responsável técnico: Marcelo M. Paiva da Farmacopéia brasileira Rua Tiradentes, 121 – Cuiabá – MT. A Internetete me diz que o chá tem cor avermelhada e sabor que lembra terra sem ser amargo.Cada vez que tomo o chá me dá muita dor de cabeça. Podem me esclarecer algo a respeito do “cha vermelho” que não é vermelho e sim esverdeado

  6. Marli disse:

    Gostaria de saber se tem contra indicação o chá vermelho para quem tem excesso de gases no estomago. Estou sempre com impressão que devo arrotar, mas aí tomo um dimeticona e passa. Posso tomar o chá?

  7. martha disse:

    Daniela,ola! com seu jeito simples e agradavel fiquei motivada por saber da nutrigenomica.Estou fascinada lendo Ultrametabolismo!!!nota mil. Muito obrigada, Martha

  8. MARIA AURORA disse:

    SÃO PAULO, 10 DE MARÇO DE 2009

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE AS CAPSULAS FAZ O MESMO EFEITO QUE O CHÁ SOLUVEL
    PORQUE EU QUERO EMAGRECER 8 KILOS, E COMESEI A TOMA AS CAPSULAS HOJE. OBRIGADA

  9. já tomei varios chas mais nao tive sorte com nenhum,o unico que me faz ir ao banheiro é o plan trinta dias,so que qdo.eu tomo esse cha vou ao banheiro umas 8 vezes(sera que isso é normal)so que se não for assim eu tenho dificuldade de ir ao banheiro passo 8 dias ou mais sem fazer nada.Me ajude

  10. […] Chá vermelho, o poderoso da família Camellia Sinensis […]

  11. Mariana disse:

    ola. assim como outras colegas, comprei o chá vermelho, mas preparei ele conforme recomendado (após fervura, 2 colheres de sopa para 1 L de água), deixei bastante tempo sobre pressão e a coloração ficou amarelada, não ficou vermelho como falam que fica. As ervas são verdes tb, não são vermelhas, gostaria de saber se é normal ou há algum problema com meu produto. Obrigada, espero resposta

  12. Midian disse:

    ola. assim como outras colegas, comprei o chá vermelho, mas preparei ele conforme recomendado (após fervura, 2 colheres de sopa para 1 L de água), deixei bastante tempo sobre pressão e a coloração ficou amarelada, não ficou vermelho como falam que fica. As ervas são verdes tb, não são vermelhas, gostaria de saber se é normal ou há algum problema com meu produto. Obrigada, espero resposta

  13. leandro silva sales disse:

    tomo o chá vermelho qual a diferença tomar com a capsula ou tomar o pó que tem dentro.obrg

  14. terezinha disse:

    gostaria de saber onde comprar o chá desenvolvido pelo marcelo m.paiva

  15. patricia disse:

    PORQUE O MEU CHA NAO TEM COR A VERMELHADA E NEM GOSTO DE CHA COMPREI DO FARMACEUTICO MARCELO M. PAIVA .E AS CAPSULAS SAO MAIS EFICAZ DO QUE A ERVA MATE OU E TD IGUAL.

  16. ruan disse:

    Olha, eu tomo o chá vermelho diariamente, não por querer emagrecer, mas porque sou um consumidor assiduo do chá vermelho, tomo ele sempre, o que tenho é aqueles de sache e ele é otimo, vou ao banheiro regularmente e ele é vermelho e não é amargo, como já foi citado, recomendo]!

  17. Antonio disse:

    Tem algumas informações erradas sobre as características do chá vermelho. Para começar, a família de chás da Caméllia Sinenses, não é apenas o chá branco, chá verde e chá vermelho, pois temos ainda o chá preto e o chá amarelo. Outro erro é que para chá chá vermelho existem dois tipos, sendo os dois tipos manipulados pelo mesmo processo, sendo a diferença apenas com relação ao tempo de maturação. O chá vermelho fresco, ou seja, recém fabricado recebe o nome de chá de oolong, enquanto o chá vermelho envelhecido, recebe o nome Pu-erh. Mas não se iludam com o tempo de maturação de 60 anos, se assim fosse você não custaria apenas R$ 8,00 uma caixinha com 20 sachês. A verdade é que o chá Pu-erh que se compra por aí sofreu um processo ARTIFICIAL de envelhecimento.

  18. pligg.com disse:

    Chá vermelho, o poderoso da família Camellia Sinensis…

    O chá vermelho também é conhecido como o devorador de gorduras. A bebida é uma variação do chá verde e branco, pois também é extraído da erva camellia sinensis….

  19. Lilia disse:

    Boa Tarde, Gostaria saber o endereço para poder comprar o Cha Verde, poderia me passar o contato pelo email: [editado] . Obrigado

  20. Sidyneia disse:

    Esse chá pode ser dado para crianças de 07 anos?

  21. Míriam disse:

    Faltou as contraindicações.

  22. Luciane disse:

    Oi, eu tambem notei isso no chá, comprei o mesmo que vc citou aqui e fiquei curiosa…..quanto a coloração…

Leave a Reply





SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline