Adoçante: Uso diário pode ser prejucial à saúde

Monday, June 15th, 2009

Ninguém engorda por excesso de caloria

Friday, April 10th, 2009

Imagem SXC

ovo-frito

“Ninguém engorda por excesso de caloria. Se fosse assim não teriam pessoas que se entopem de comer porcarias e não engordam. A gente engorda por um desequilíbrio hormonal”.

A afirmação acima é do estudioso sobre alimentação Leandro Zanutto, que há dez anos pesquisa engenharia biomédica para investigar as respostas orgânicas que os alimentos provocam.

As velhas dietas que levam em consideração os valores calóricos dos alimentos são “vazias”, na opinião de Zanutto. “Tudo no seu corpo funciona de acordo com os hormônios. Eles são a chave para o funcionamento do organismo. Então, se eles estiverem desequilibrados, todo o resto vai estar também”, explica.

Outra frase interessante de Zanutto: “Sou contra o consumo de leite. O ser humano não foi feito para tomar leite, ainda mais de outra espécie. Nem o bezerro toma leite da própria mãe depois que cresce. São mais do que conhecidos os efeitos alérgicos do leite”.

Segundo o pesquisador, apesar de o leite ser uma boa fonte de cálcio, ele deve ser ingerido através de outras fontes de alimento como por exemplo: amêndoas, brócolis, couve-manteiga, castanha do pára. Zanutto sugere que o leite deve ser consumido apenas fermentado, na forma de iogurte ou queijos bem curados. De acordo com o Ministério da Saúde 56% da população consome leite integral, que contém um alto teor de gordura.

O pesquisador também critica a pirâmide alimentar sugerida pelo Ministério da Saúde que é formada por 70% de carboidratos e 30% de proteínas. “A alimentação do brasileiro é riquíssima em carboidrato, a cesta básica inclui uma latinha de atum que não dá nem para o consumo diário de proteína para uma pessoa. E entre carboidrato, proteína e gordura, o carboidrato é o que a pessoa menos precisa em termos nutricionais. Não em termos energéticos, em termos nutricionais”, explica Zannuto.

Zanutto ressalta que a alimentação deve ser voltada para o equilíbrio hormonal. Para isso, é necessário adotar uma dieta em que as proporções de carboidratos, proteínas e gorduras sejam mais equilibradas, e lembrar que frutas e hortaliças também são carboidratos.

Para ele, a diminuição na ingestão de carnes com gordura, observada pelo ministério por meio da pesquisa Vigitel, feita em todas as capitais com pessoas adultas, não é um fator que vá necessariamente ajudar na queda da obesidade – doença que já atinge 13% da população. “A queda no consumo de carnes gordurosas pode ser considerado um avanço sim, porque essa gordura não vai trazer benefícios diretos para o organismo, e esse consumo excessivo pode ser prejudicial porque a gordura poderá colar no interior das artérias. Mas não é de todo ruim o consumo de gorduras com as carnes, porque alguns tipos de gorduras estimulam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos”, explica Zanutto.

O pesquisador ressalta ainda que o consumo de gordura não está diretamente ligado à obesidade. “Acharam um vilão para a obesidade e tentam associar isso à gordura, sendo que comer gordura não te faz mais gordo, não necessariamente vai aumentar seu colesterol. O consumo de carboidrato com toda certeza está mais relacionado ao excesso de peso e obesidade”.

Para finalizar, Zanutto também critica a comum substituição do açúcar pelo adoçante. Segundo ele, nenhum dos dois faz bem, mas o aspartame – uma das substâncias que dá o efeito adocicado na maior parte dos adoçantes – é muito mais prejudicial à saúde. Assim, segundo o pesquisador, o ideal é que as pessoas deixem de usar os dois e passem a consumir os alimentos naturalmente doces, como as frutas. “A maioria das frutas já é adoçada naturalmente, mas o paladar já está tão viciado pelo açúcar dos produtos industrializados que as pessoas não sentem o gosto”.

Fonte: O DIA <online>

Receitas Light com Sucos prontos e Concentrados

Thursday, January 8th, 2009

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Salmão ao molho de maracujá

Ingredientes:

– 600 gr de filé de salmão

– 3 colheres (sopa) de suco concentrado de maracujá (39 ml)

– sal, pimenta e endro picado a gosto

Molho

meia xícara (chá) de SUCO CONCENTRADO DE MARACUJÁ MILANI (110 ml)

2 colheres (sopa) de maionese light

2 colheres (sopa) de creme de leite light

Modo de Preparo

1. Corte o filé em 4 ou 5 postas. Tempere com o Suco de Maracujá, sal e pimenta.

2. Aqueça uma grelha ou frigideira e doure 2 filés de cada vez

3. Misture o Suco de Maracujá, a maionese e o creme de leite para obter um molho espesso.

Sirva sobre o salmão e finalize com o endro.

Rendimento: 4 a 5 porções

Tempo de Preparo: 15 minutos

Dica:

Retire a pele do filé antes de cortar as postas

Frango Indiano

Ingredientes

– 2 peitos de frango sem pele (cerca de 600 g)

– 1 xícara (chá) de água

– 1 tablete de caldo de galinha light

– 1 colher (sopa) de curry

– 1 garrafa de SUCO CONCENTRADO DE CAJU MILANI (500 ml)

– 300 gr de palmito picado

– cebolinha verde picada

Modo de Preparo

1. Cozinhe o peito de frango na água com o caldo e o curry. Deixe esfriar, desosse e desfie.

2. Junte a carne desfiada, o caldo do cozimento, o Suco de Caju e o palmito

3. Ferva a até obter um molho encorpado e, se necessário, tempere com sal.

Sirva salpicado de cebolinha verde.

Rendimento: 5 a 6 porções

Tempo de Preparo: 20 minutos

Dica: Se preferir, polvilhe o frango com 2 colheres (sopa) de castanha de caju picada

Sopa fria de laranja e cenoura

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de cenoura limpa e picada

– 2 batatas médias descascadas e cortadas

– 2 xícaras (chá) de água

– 1 tablete de caldo de galinha light

– 2 xícaras (chá) de SUCO DE LARANJA ORGÂNICA MARAÚ (440 ml)

– 1 ramo de tomilho

– 10 cubos de gelo

Modo de Preparo

1. Cozinhe a cenoura e a batata na água com o caldo. Deixe esfriar.

2. No liqüidificador bata os legumes cozidos, o Suco de Laranja, o tomilho e o gelo

3. Sirva a sopa logo após ser batida, decorada com ramo de tomilho

Rendimento: 3 a 4 porções

Tempo de Preparo: 15 minutos

Dica: Ao cozinhar os legumes, reduza a quantidade do caldo até obter 1 xícara (chá) para que a sopa fique cremosa

Crepe ao Maracujá

Ingredientes

· Massa

– 1 ovo

– 1 xícara (chá) de leite desnatado

– meia xícara (chá) de farinha de trigo

– 2 colheres (sopa) de SUCO CONCENTRADO DE MARACUJÁ MILANI (26 ml)

– pitada de sal

· Recheio e cobertura

– 2 maçãs grandes descascadas e picadas

– 1 xícara (chá) de água

– meia xícara (chá) de SUCO CONCENTRADO DE MARACUJÁ MILANI (110 ml)

– 5 a 6 pacotinhos de adoçante

Modo de Preparo

1. No liquidificador bata todos os ingredientes da massa e deixe descansar por 10 minutos

2. Cozinhe a maçã na água. Acrescente o Suco de Maracujá e deixe formar um doce de maçã transparente. Junte o adoçante.

3. Aqueça uma frigideira antiaderente com 18 cm de diâmetro e prepare os crepes. Recheie com o doce de maçã e dobre no formato de triângulo. Sirva acompanhado de sorvete light.

Rendimento: 7 a 8 porções

Tempo de Preparo: 7 a 8 crepres

Dica: Para preparar o crepe, utilize uma concha pequena e despeje a massa no centro da frigideira. Faça movimentos circulares para espalhar a massa no fundo. Quando as bordas estiverem cozidas, vire o crepe e cozinhe o outro lado.

Fonte: ABN

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