Não existe uma fórmula única para emagrecer

Wednesday, March 17th, 2010

Muito interessante esta matéria do Globo Repórter. Você pode constatar que os dois grupos entrevistados possuem diferentes métodos para ter uma alimentação saudável e balanceada.

Isso mostra que não existe uma única fórmula para você atingir o seu objetivo.

O que mais me chamou atenção, foi uma declaração de uma das participantes do grupo Gesto aos 8:28, que diz que foi muito difícil se adaptar a nova rotina.

E porque me chamou atenção esta declaração? Porque é verdade, não é fácil você mudar os seus hábitos alimentares, se fosse fácil nós não teríamos tantos obesos ou tantas pessoas que fracassam na tentativa de perder peso.

Eu não quero desanimar ninguém, mas eu acho importante todos saberem que quando vão começar um processo de reeducação alimentar, estarem conscientes que não vai ser um passeio no parque.

Para mais informações sobre os grupos:

Terrapia

GESTO (Grupo de Estudo e Tratamento dos Obesos) – Email: [email protected] (eu não achei um website para este grupo)

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Colesterol: Saiba como evitar

Tuesday, January 19th, 2010

colesterolImagem Kauê Turcati

A melhor forma de controlar o colesterol é manter hábitos saudáveis, como dieta balanceada, rica em frutas, legumes e verduras; praticar atividade física, o que ajuda a aumentar o colesterol bom e reduzir o ruim; não fumar porque o fumo reduz o colesterol bom; e pessoas com antecedentes familiares, ou seja, cujos parentes têm histórico de colesterol elevado, devem buscar orientação médica e controlar o nível de gordura no sangue o mais cedo possível, o que pode até ser na infância.

Perigo

O colesterol elevado, especialmente a fração ruim, LDL, está relacionado ao surgimento de doenças nas artérias e ao desenvolvimento de aterosclerose que, em geral, leva à obstrução das artérias e consequentemente a outros problemas graves, como Infarto e Acidente Vascular Cerebral. O importante é lembrar que o entupimento das artérias pode ocorrer em qualquer parte do organismo e, portanto, pode comprometer a irrigação sanguínea de vários órgãos, como os rins.

Idade

O aumento do colesterol não está relacionado à idade, mas sim aos hábitos de vida, como má alimentação, sedentarismo e tabagismo, e a aspectos genéticos. Hoje, sabe-se que muitas crianças têm colesterol elevado em função de maus hábitos, como alimentação à base de fast food, e sedentarismo na frente do computador, ou da televisão. Quanto mais jovem a pessoa apresenta colesterol elevado, mais jovem desenvolve doenças nas artérias.

Alimentação

A alimentação de quem tem colesterol elevado deve ser rica em carnes brancas, frango e peixes, em especial, os de água fria, como bacalhau, truta e sardinha. Também deve ser rica em frutas, verduras e legumes. As frutas secas, como avelã e nozes, também são uma boa opção, mas é preciso tomar cuidado porque são calóricas. Estudos provam que os flavonóides contidos em vinhos de boa qualidade ajudam a reduzir o colesterol ruim, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade consumida. A soja também tem mostrado bons resultados no aumento do bom colesterol e na redução do ruim.

Pessoas com colesterol elevado devem evitar gordura saturada, encontrada em carnes vermelhas, nos embutidos, pele de aves, frutos do mar (camarão, lula, ostra, lagosta, polvo e marisco), gema de ovo, frios, leite integral e derivados, biscoitos amanteigados, folhados, sorvetes cremosos e chantilly. Nos casos comprovados de problema metabólico, além destes cuidados, é necessária a administração de medicamentos, que somente o médico pode receitar.

Fonte: ABN News

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Comer virou uma religião

Sunday, August 31st, 2008

Image courtesy of SXC

O americano Barry Glassner é um crítico da cultura alimentar contemporânea, autor do livro Os Segredos da Alimentação Saudável.  Segundo ele, a fixação por alimentos saudáveis rouba o prazer de uma boa refeição.

…Nos dias de hoje…um grande número de pessoas come como se seguisse uma religião. Temos rituais no preparo dos alimentos, no modo como comemos. Restaurantes são como templos e conferem status. Imaginamos que alimentos naturais serão especiais para nós de alguma maneira.

Sou a favor de uma alimentação saudável. Devemos ter uma dieta o mais equilibrada possível. Não significa idealizar certos tipos de comida. Por exemplo, comidas com altos teores de gordura são desconsideradas. A indústria criou os alimentos light. Mas a gordura é fonte de energia e também ajuda na absorção de uma série de nutrientes.

…Uma verdade óbvia é que as pessoas estão mais gordas porque comem demais. Mais do que precisam. Mas também há pessoas obesas que não comem muito. Como explicar isso? E outras que comem muito e são magras. Temos de olhar para as respostas da ciência, como casos de hereditariedade. E os hábitos das pessoas, como comer muito e não se exercitar.

…Por exemplo, alguém que sofre de diabetes não pode ingerir açúcar. Mas quem não tem, por que deixa o açúcar? Porque essa pessoa acredita que será melhor, quando na verdade pode até fazer falta dentro de sua dieta geral. Torna-se insuportável viver assim. A pessoa perde o prazer de se alimentar com o que gosta e enxerga a comida como algo negativo. Emocionalmente, não é saudável.

O que importa é manter pelo menos duas das refeições diárias balanceadas, consumindo uma boa quantidade de frutas, legumes e verduras. As pessoas precisam gostar do que comem.

Hoje, os vilões são alimentos com alto teor de gordura e carboidratos (pães, massas). O problema é que é muito difícil conseguir uma dieta saudável e prazerosa sem esse tipo de comida. É gostoso e ajuda o organismo a funcionar bem. Um bom exemplo de ex-vilão é o ovo. Há 20 anos, o ovo era demonizado por causa do alto colesterol. Hoje, os ovos são considerados um grande alimento porque têm muitos nutrientes e podem ser preparados e combinados em diferentes pratos.

…Coma suas comidas favoritas, mas em pequenas quantidades. O maior erro que as pessoas cometem é comer grandes quantidades de poucos itens. Aí não agüentam nem comer os pratos que mais gostam.

Nota do Blog

Concordamos com as idéias do Sr. Barry Glassner que diz que o mais importante é ter uma refeição balanceada.  Evitar de comer comidas que gostamos só vai te levar a frustração à constante batalha do peso.

O que as pessoas tem que compreender é que elas não ganharam todos os seus extra quilos em uma semana ou em um mês, por isso você não ira perder o seu peso em 30 dias e mesmo se perder não vai conseguir manter o peso perdido por muito tempo.

Por isso que nosso blog prega que o mais importante é a reeducação alimentar e saber diferenciar e escolher alimentos que são mais nutritivos, pois seguindo este caminho com certeza você ira atingir o seu objetivo, amém.

Revista Época

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