Tag Archive for ‘comer’

Como amenizar a vontade de comer doces no inverno

Imagem Juliet James

doces

O inverno está chegando, e a maioria das pessoas sente mais vontade de comer nesta época do ano, principalmente doces – maiores vilões para quem não quer engordar! Aqui vai algumas dicas de como podemos curtir o “doce friozinho” sem exagerar nas calorias.

Para quem não deixa o chocolate de lado, o amargo é uma excelente opção, pois é rico em flavonóides que têm poder antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres – moléculas tóxicas que comprometem o bom funcionamento do organismo e impedem o depósito de placas gordurosas nas artérias, causadoras de infarto e derrame e polifenóis. Além disso, a ingestão de flavonóides se mostrou eficaz no combate à hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Para quem gosta de frutas, a banana é uma ótima opção. Considerada uma das principais fontes de amido na dieta dos trópicos, é consumida normalmente cozida quando ainda verde. A análise da composição química comprova que a banana não é somente rica em carboidratos e energia, mas possui também elevadas proporções de minerais e vitaminas.

Aquecer a banana e adicionar canela é uma ótima combinação, pois a banana possui triptofano que é precursor do neurotransmissor serotonina, responsável pelo bem-estar e pela saciedade, e com o aquecimento a reação é potencializada.

Abaixo tem exemplos de dois fondues funcionais que pode aquecer as noites de inverno:

Fondue Contemporâneo
Calda espessa de chocolate amargo servido em temperatura branda com espetinhos de morango, manga e uva, geléia de pimenta ou gengibre.

Fondue Funcional Isento de Lactose e Glúten
Calda espessa a base de cacau puro, biomassa de banana verde não aclimatizada e leite de arroz com espetinhos de morango, manga e uva, geléia de pimenta ou gengibre.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com
Frases e Poemas na Web - Um pouco de cultura todo dia.

Minha dieta – Os 3 primeiros dias

montagem

Diferente da primeira semana que foi meio desastrosa, esta semana tem sido muito boa, por isso eu reconsiderei e resolvi que na terça-feira passada foi o primeiro dia da minha dieta.

Eu lembro que quando eu consegui perder peso em 1998, a minha meta não era perder peso mas fazer exercícios todos os dias de 5 a 6 vezes por semana, por isso eu acho que agora eu estou indo bem pois a minha meta é ficar 3 meses sem comer doces, é claro que perder peso é o objetivo geral, mas como eu estou focado em não comer doces, na minha cabeça a pressão é menor e pra te falar a verdade eu não sei porque mas é este o meu sentimento.

Quanto a dieta ela está indo bem, eu não mudei muito, na verdade eu não mudei nada, pois eu não costumava comer fast food ou comidas hiper calóricas por isso eu acredito que não precisarei mudar a minha alimentação.  Na verdade o que vai decidir se a minha alimentação está adequada ou não vai ser a minha pesagem oficial que vai acontecer na próxima segunda feira (16/02/09), se os números baixarem eu vou manter a mesma dieta, caso contrário vou fazer alguns reajustes.

Deste terça-feira (10/02/09) tenho feito exercícios todos os dias, eu não sou uma pessoa que funciona muito bem de manhã mas se eu fizer os exercícios logo quando eu acordo, antes do café da manhã, eu tenho uma tendência a manter o ritmo e não pular nenhum dia.  Hoje está sendo uma excessão, pois eu acordei muito cansado, quebrado mesmo, e ainda não fiz nenhum exercício e para ser sincero não tenho muita gana de fazer qualquer atividade física, mas podem ficar tranquilos que após terminar este post eu vou direto para a bicicleta.

A foto montagem acima é a prova que eu finalmente consegui terminar o meu calendário e ele está funcionando a todo vapor, depois vem a foto da minha “estação de exercícios” que é a bicicleta onde eu treino e depois eu jogando o wii boxe.  Diariamente eu estou fazendo a bike por 30 minutos e jogando o wii boxe por 10, combinando estes dois exercícios eu estou gastando uma média de 630 calorias em 40 minutos, acredito que será suficiente para perder peso, contudo os exercícios terão o mesmo método de avaliação da dieta, se eu não perder peso terei que revisar o meu conceito.

Desejo a todos um bom final de semana e espero ver todos vocês na segunda.

Comer é prazeroso para você?

Imagem SXC

Pesquisas recentes demonstraram que muitas pessoas acima do peso ideal não tem prazer em comer doces e comidas gordurosas. Aliás, têm menos prazer do que pessoas magras. Como resultado, os obesos comem mais destes alimentos menos saudáveis justamente procurando satisfação. Em geral, mulheres com menos receptores de dopamina no cérebro tendem a comer mais justamente para provocar uma resposta de prazer, enquanto aquelas mulheres com mais receptores de dopamina no cérebro podem sentir prazer comendo menos.

O ato de comer deve ser agradável, mas não ao ponto de ir acima das necessidades diárias do seu corpo.

Uma recomendação boa para quem está tentando emagrecer é de levar mais tempo nas refeições – deitar seu garfo entre cada “bocada”, mastigar lentamente e realmente procurar sentir o gosto e o prazer em comer. Quando tomamos mais tempo para comer, o corpo sente o gosto dos alimentos, e você descobrirá que necessita menos quantidade.

Fonte: that’s fit

7 Alimentos que você deveria comer todos os dias

Espinafre

O espinafre é uma fonte rica de ômega-3 e folato, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, e osteoporose.  É também uma rica fonte de ferro, de acordo com o USDA, 180 gramas de espinafre cozido contém 6,43 mg de ferro, enquanto um hambúrguer de 170 gramas contém no máximo 4,42 mg.  O espinafre ainda tem um grande valor nutricional, principalmente quando fresco, cozido ao vapor, ou fervido por um tempo curto.

Iogurte

Fermentação desova centenas de milhões de probióticos organismos que servem como reforços para os batalhões de bactérias benéficas no seu organismo, que impulsiona o sistema imunológico e fornece proteção contra o câncer.  De a preferência ao iogurte natural e use mel ou açucar mascavo para adoçar.

Tomate

Os tomates contém muito do antioxidante licopeno.  Estudos mostram que uma dieta rica em licopeno pode diminuir o risco de câncer da bexiga, pulmão, próstata, pele, estômago, assim como reduzir o risco de uma doença arterial coronariana.  Os molhos de tomates são tão bons como os frescos, porque facilita a absorção do licopeno pelo organismo.

Cenoura

A maioria das verduras e frutas vermelhas, amarelas, laranjas são enriquecidas com carotenóides, compostos solúveis em gordura que estão associados a uma redução em uma ampla variedade de cânceres, bem como a redução de risco e gravidade de condições inflamatórias como a asma e artrite reumatóide.  A vantagem da cenoura é que é um alimento de fácil preparação.

Aveia

Elas estão embaladas em uma fibra solúvel, o que diminui o risco de doenças cardíacas.  A aveia contém muito carboidrato, mas a liberação destes açúcares é desacelerado pela fibra, e também contém 10 gramas de proteína por 1/2 xícara o que torna a aveia um alimento favorável para o crescimento muscular.

Noz

A noz contém mais ômega-3 do que o salmão, mais anti-inflamatórios polifenóis do que o vinho tinto, e contém metade da quantidade de proteínas do frango.  Outras outras nozes combinam apenas uma ou duas dessas características, mas não todas as três.

Feijão Preto

Todos os feijões são bons para o coração, mas nenhum pode aumentar seu poder cerebral como feijão preto. Isso porque eles estão cheios de antocianinas, compostos antioxidantes que melhoraram a função cerebral. 1/2 xícara contém 8 gramas de proteína e 7,5 gramas de fibra, e é um alimento baixo em calorias e livre de gorduras saturadas.

Fonte: BestLife

Comer virou uma religião

Image courtesy of SXC

O americano Barry Glassner é um crítico da cultura alimentar contemporânea, autor do livro Os Segredos da Alimentação Saudável.  Segundo ele, a fixação por alimentos saudáveis rouba o prazer de uma boa refeição.

…Nos dias de hoje…um grande número de pessoas come como se seguisse uma religião. Temos rituais no preparo dos alimentos, no modo como comemos. Restaurantes são como templos e conferem status. Imaginamos que alimentos naturais serão especiais para nós de alguma maneira.

Sou a favor de uma alimentação saudável. Devemos ter uma dieta o mais equilibrada possível. Não significa idealizar certos tipos de comida. Por exemplo, comidas com altos teores de gordura são desconsideradas. A indústria criou os alimentos light. Mas a gordura é fonte de energia e também ajuda na absorção de uma série de nutrientes.

…Uma verdade óbvia é que as pessoas estão mais gordas porque comem demais. Mais do que precisam. Mas também há pessoas obesas que não comem muito. Como explicar isso? E outras que comem muito e são magras. Temos de olhar para as respostas da ciência, como casos de hereditariedade. E os hábitos das pessoas, como comer muito e não se exercitar.

…Por exemplo, alguém que sofre de diabetes não pode ingerir açúcar. Mas quem não tem, por que deixa o açúcar? Porque essa pessoa acredita que será melhor, quando na verdade pode até fazer falta dentro de sua dieta geral. Torna-se insuportável viver assim. A pessoa perde o prazer de se alimentar com o que gosta e enxerga a comida como algo negativo. Emocionalmente, não é saudável.

O que importa é manter pelo menos duas das refeições diárias balanceadas, consumindo uma boa quantidade de frutas, legumes e verduras. As pessoas precisam gostar do que comem.

Hoje, os vilões são alimentos com alto teor de gordura e carboidratos (pães, massas). O problema é que é muito difícil conseguir uma dieta saudável e prazerosa sem esse tipo de comida. É gostoso e ajuda o organismo a funcionar bem. Um bom exemplo de ex-vilão é o ovo. Há 20 anos, o ovo era demonizado por causa do alto colesterol. Hoje, os ovos são considerados um grande alimento porque têm muitos nutrientes e podem ser preparados e combinados em diferentes pratos.

…Coma suas comidas favoritas, mas em pequenas quantidades. O maior erro que as pessoas cometem é comer grandes quantidades de poucos itens. Aí não agüentam nem comer os pratos que mais gostam.

Nota do Blog

Concordamos com as idéias do Sr. Barry Glassner que diz que o mais importante é ter uma refeição balanceada.  Evitar de comer comidas que gostamos só vai te levar a frustração à constante batalha do peso.

O que as pessoas tem que compreender é que elas não ganharam todos os seus extra quilos em uma semana ou em um mês, por isso você não ira perder o seu peso em 30 dias e mesmo se perder não vai conseguir manter o peso perdido por muito tempo.

Por isso que nosso blog prega que o mais importante é a reeducação alimentar e saber diferenciar e escolher alimentos que são mais nutritivos, pois seguindo este caminho com certeza você ira atingir o seu objetivo, amém.

Revista Época

Se gostou deste post, assine o nosso RSS Feed

Blog Widget by LinkWithin