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Link love #1 – Links interessantes sobre saúde e dietas

link-love-1Imagem Robert Proksa

Diferentemente sobre os grandes sites e portais sobre saúde, o Blog da Dieta não tem o lucro como o principal foco.

O nosso objetivo principal é divulgar notícias interessantes que possam te ajudar na sua dieta e/ou saúde.

Por isso, toda sexta-feira eu decidi criar o link love, que vai tentar divulgar outras matérias com notícias interessantes de outros sites e blogs.

Os links seguem abaixo:

Pesquisadores acham pistas sobre o que faz as pessoas comerem mesmo depois de satisfeitas

Saiba como contornar aquela escapadinha na dieta

Saiba qual é a ingestão ideal de cada adoçante

Conheça um pouco mais sobre os benefícios dos exercícios

Teste o seu conhecimento sobre calorias

Se você tem um blog e escreveu alguma coisa que acha que seria interessante clique aqui e envie o link, no campo assunto escreva link love, assim fica mais fácil de selecionar. Vale destacar que a matéria deve ser original ou deve ser a sua opinião pessoal sobre algum tema relacionado a saúde. Caso você não tenha um blog mas quer contribuir, é só enviar um link de alguma matéria interessante que você achou na net.

Qual é o melhor tipo de dieta?

balança

Nos últimos anos muitas dietas foram criadas e proclamadas como sendo uma melhor do que as outras. Dieta do DNA, USP, sopa, pontos e etc.

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine, aponta que na verdade não existe uma dieta melhor do que a outra e no final das contas, o que conta mesmo é o número de calorias que você esta consumindo.

Este estudo contou com 811 pessoas obesas que foram supervisionadas por 2 anos. Para este grupo, foram selecionadas 4 tipos de dieta onde o consumo de gordura, proteína e carboidrato foram controlados.

As dietas foram classificas de acordo com o consumo (baixo, médio e alto) de gordura e proteína:

  • Baixa gordura, proteína média: 20% de gordura, 15% de proteína, carboidrato 65%.
  • Baixa gordura, proteína alta: 20% de gordura, 25% de proteína, carboidrato 55%.
  • Alta gordura, proteína média de 40% de gordura, 15% de proteína, carboidrato 45%.
  • Alta gordura, proteína alta: 40% de gordura, 25% de proteína, carboidrato 35%.

Vale destacar que as dietas tinham alimentos similares e seguiam orientações de uma dieta saudável, ou seja, pobre em gordura saturada e colesterol e rica em fibras. Os participantes foram obrigados a frequentar sessões de aconselhamento em grupo e individual por dois anos, eles também receberam metas específicas para a sua ingestão calórica diária, e foram encorajados a fazerem exercícios (níveis moderados), como caminhada rápida, por ao menos 90 minutos por semana.

Quais foram os resultados?

Depois de seis meses, os participantes em geral perderam 6 kg em média. Isso foi cerca de 7% do seu peso inicial. Entretanto, a maioria começou a ganhar peso depois de doze meses. Ao final do estudo, depois de dois anos a perda média de peso foi de 4 kg, independentemente do teor de carboidrato, gordura ou proteína da sua dieta.

Curiosidades

  • A perda de peso do grupo que seguiu a dieta de 15% de proteína e de 25% de proteína foi semelhante.
  • A perda de peso do grupo que seguiu a dieta de 20% de gordura foi semelhante aos de 40% de gordura.
  • A perda de peso do grupo que seguiu a dieta de 65% de carboidratos foi semelhante à de 35% de carboidratos.
  • 14-15% dos participantes perderam pelo menos 10% do seu peso inicial durante os 2 anos.
  • Durante as sessões de aconselhamento as percepções de saciedade, fome e satisfação com a dieta foram semelhantes em todos os grupos.
  • Participação nas sessões de aconselhamento foi fortemente ligada à perda de peso.
  • Todas as dietas reduziram alguns fatores de risco, tais como a redução de triglicérides, colesterol (LDL), pressão arterial e aumento do colesterol HDL.
  • Em média os participantes reduziram suas cinturas entre 2,5 a 7,5 centimetros, até ao final do estudo.

Os resultados deste estudo indicam que se você seguir uma dieta de calorias reduzidas, a proporção de ingestão de gordura, proteína ou carboidrato parece ter pouca importância na perda de peso, desde que seja seguido algumas regras de uma dieta saudável como o baixo consumo de gordura saturada e colesterol e rica em fibras.

Outro resultado muito interessante deste estudo é que mostra como é difícil perder peso e manter o peso por um longo período. Todos participantes receberam aconselhamento e um programa nutricional, ainda assim conseguiram só perder em média 4 kg em dois anos.

Por isso, o mais importante é você seguir uma dieta na qual você possa se adequar o mais fácil possível, assim você terá maiores chances de obter sucesso e alcançar o seu objetivo.

Fonte: Diet Blog

Muita força em 2010 para todos nós

planoImagem Jan Willem Geertsma

Eu estava aqui pensando no que eu queria escrever, estou mais de 1 hora e não consegui achar nada que fosse interessante.

Eu sei que muitas pessoas fizeram aquela famosa resolução, de que depois da virada iriam entrar em uma dieta e começar a fazer exercícios, certo?

Eu também fiz, só que desta vez eu não vou começar sem ter um planejamento. Eu acredito que muitas vezes nós falhamos na nossa dieta, pelo simples fato de que não temos um plano.

Imagine, se você vai viajar de férias para um lugar que você não conhece, qual é a primeira coisa que você pensa em fazer? No meu caso, eu vou sempre dar uma olhada no que este lugar tem de interessante, como museus, parques, restaurantes, bairros e etc.

Eu não estou dizendo que eu crio um plano militar e sigo a risca, mas é interessante você se informar para saber quais opções que você tem quando vai visitar um lugar, certo?

Por isso, eu acredito que em uma dieta você deve fazer o mesmo. Criar um plano de ação com quais exercícios você gosta de fazer, e planificar uma dieta.

É lógico que você não vai seguir 100%, mas imagina se você conseguir seguir o seu plano em 90% ou 85%, você não acha que isto já vai melhorar a sua saúde?

Eu vou passar esta semana fazendo alguns testes, sobre alguns alimentos e alguns tipos de exercícios e tenho certeza que isto vai me ajudar. Vou analisar quais são os horários que são mais difíceis de manter a dieta, de fazer exercícios e depois vou montar em programa.

É verdade que não existe uma fórmula certa para perder peso, e se você fizer tudo isto que eu estou falando você ainda pode falhar, mas eu acredito que quando se faz um planejamento as chances de você obter sucesso são maiores.

Abraço a todos e um feliz 2010.

Feliz Natal para todos

feliz-natalImagem Katerina Chuchuva

Eu gostaria de escrever um texto bem especial hoje, mas como eu estou em um café muito barulhento é muito difícil de manter a concentração, por isso eu serei breve.

Eu sei que hoje é um dia muito especial para muitas pessoas, por isso eu acredito que você deva curtir muito com a sua família a ceia de natal.

Se você está com aquele pique e quer continuar perdendo peso e você acha que é importante manter a dieta, siga em frente e faça da melhor maneira possível.

Agora se você esta querendo ter uma pausa, nada melhor do que o dia do natal, pois afinal de contas, hoje é um dia em que você vai poder comer um monte de comida gostosa.

Seja qual for a sua opção, o Blog da Dieta deseja um feliz natal para todos.

Eu voltei para ficar

Oi pessoal, tudo bem?

Depois de um longo tempo sem colocar nenhum post aqui, eu resolvi voltar.

Eu estava um pouco cansado e estressado com o blog, é realmente difícil ter que atualizar todos os dias e manter um blog.

Além do mais a minha dieta não estava lá essas coisas e acho que isto acabou me desmotivando um pouco.

Agora não é que a minha dieta está as mil maravilhas, porém esta melhor do que há 1 mês e isto já é um ponto positivo.

Acredito que o que me fez voltar é o fato de não deixar esta espaço morrer, pois deu um trabalhão para chegar até aqui e deixar ele acabar seria uma pena, além do mais ainda recebo muitos comentários de como o blog ajudou algumas pessoas e isto é bem legal.

Bom, agora chega das desculpas e vamos seguir em frente.

Abraço a todos, Alex.

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