É possível entrar em forma com 6 minutos por semana de exercícios? Aprenda um pouco mais sobre o HIIT

Tuesday, June 30th, 2009

Imagem Real Ryderreal-rider

Há alguns anos os cientistas pensavam que para você adquirir uma resistência muscular só era possível através da prática de exercícios de resistência como longas corridas, pedaladas ou nadar por algumas horas. Porém este conceito está ficando ultrapassado.

Um método de treinamento chamado HIIT (High-intensity interval training) que nada mais é do que fazer exercícios com uma intensidade muito alta, alternando com curtos intervalos de descanso e por um curto espaço de tempo está chamando a atenção da comunidade de cientistas cada vez mais.

Um estudo realizado pelo Dr. Martin Gibala da Universidade de McMaster em Ontario no Canadá, constatou que você pode ficar em forma com apenas 6 minutos de exercícios diários.

A pesquisa foi realizada com um grupo de estudantes que estavam saudáveis mas não eram atletas, eles foram requisitados a usarem uma bicicleta estacionaria por 3 vezes por semana. Um grupo pedalou entre 90 a 120 minutos. Outro grupo fez uma série de pedaladas curtas com uma intensidade muito alta (20 a 30 segundos) e breve períodos de descanso (4 minutos), este ciclo foi repetido entre 4 e 6 vezes.

Depois de 2 semanas os dois grupos foram analisados e apresentaram praticamente o mesmo ganho de resistência muscular. As modificações moleculares que mostravam uma melhora no físico dos estudantes eram evidentes nos dois grupos. Em resumo, 6 minutos semanais de exercícios de alta intensidade trazem os mesmos benefícios que longas horas de exercícios moderados.

Mas segundo o Dr. Gibala, para você atingir bons resultados com o HIIT, você tem que fazer os exercícios no máximo da sua capacidade física, isso significa ir muito além da sua zona de conforto.

A minha opinião pessoal é que se você já pratica algum exercício regularmente e tem plena consciência do que o seu corpo pode suportar, este método pode ser uma boa alternativa.

Agora, se você está na mesma categoria como a minha e está muito acima do peso, ou não tem a mínima ideia do que você pode suportar em uma série de exercícios, mas mesmo assim tem vontade de tentar o método HIIT, o meu conselho seria de procurar um médico e um profissional de educação física para fazer os testes necessários para ver se você está apto para este tipo de treinamento intenso.

Fonte: NYT – Well

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Treinos de alta intensidade são mais eficientes na queima de gordura – HIIT

Thursday, June 11th, 2009

marathoner_sprinter2

Você gostaria que seu corpo parecesse com o de um “sprinter” ou de um maratonista?

Maratonistas correm grandes distâncias com intensidade moderada por longos períodos, queimando relativamente mais gordura do que açúcar. “Sprinters” treinam com alta intensidade, explosão por períodos curtos, queimando mais açúcar, e menos gordura durante o treino.

“Sprinters” tendem a ser magros e musculosos, enquanto maratonistas tendem a ser magros e muito delgados. A razão para isso é porque quando um exercício de explosão de alta intensidade é realizado o corpo queima relativamente mais açúcar, mas queima mais gordura e calorias após o treino. Esse efeito pode durar de 16 até 48 horas, enquanto intensidade baixa ou moderada não tem efeito de pós-queima. Outro aspecto importante desse tipo de exercício é o equilíbrio hormonal que ele cria.

Exercícios de intensidade baixa e moderada produzem muito cortisol, levando ao catabolismo, estado queimador de músculos. Exercícios de alta intensidade também produzem cortisol, mas junto produzem também hormônio do crescimento e testosterona, intensificando a queima de gordura, levando ao anabolismo, estado construtor de músculos.

Estudos (documento PDF em Inglês) demonstraram que métodos de alta intensidade são mais eficientes na queima de gordura e manutenção ou construção de massa muscular do que treinos aeróbicos de longa duração e baixa intensidade.

Fonte: The Better Weigh
Tradução: xfreddyx

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