Conheça a dieta ideal para seu organismo

Monday, February 1st, 2010

Link love #1 – Links interessantes sobre saúde e dietas

Friday, January 8th, 2010

link-love-1Imagem Robert Proksa

Diferentemente sobre os grandes sites e portais sobre saúde, o Blog da Dieta não tem o lucro como o principal foco.

O nosso objetivo principal é divulgar notícias interessantes que possam te ajudar na sua dieta e/ou saúde.

Por isso, toda sexta-feira eu decidi criar o link love, que vai tentar divulgar outras matérias com notícias interessantes de outros sites e blogs.

Os links seguem abaixo:

Pesquisadores acham pistas sobre o que faz as pessoas comerem mesmo depois de satisfeitas

Saiba como contornar aquela escapadinha na dieta

Saiba qual é a ingestão ideal de cada adoçante

Conheça um pouco mais sobre os benefícios dos exercícios

Teste o seu conhecimento sobre calorias

Se você tem um blog e escreveu alguma coisa que acha que seria interessante clique aqui e envie o link, no campo assunto escreva link love, assim fica mais fácil de selecionar. Vale destacar que a matéria deve ser original ou deve ser a sua opinião pessoal sobre algum tema relacionado a saúde. Caso você não tenha um blog mas quer contribuir, é só enviar um link de alguma matéria interessante que você achou na net.

Calcule o seu IMC – Índice de Massa Corporal

Tuesday, July 28th, 2009


O que significa o seu resultado?

Resultado  IMC Diagnóstico
Abaixo de 18,5 Você está abaixo do seu peso ideal.
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está na faixa do seu peso ideal.
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso ideal. (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I.
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II.
40,0 e acima Obesidade grau III.

Nozes – Um alimento ideal para o lanche da tarde

Tuesday, April 7th, 2009

Imagens SXC e Wikimedia Commons

nozes

Uma das horas mais difíceis de seguir na dieta, ao menos para mim, é a hora que bate aquela fome durante a tarde. Um dos alimentos que eu prefiro nesta hora são as nozes.

As nozes são ricas em proteínas, não possuem colesterol e possuem muitos nutrientes. Elas são o alimento vegetal que possui a maior quantidade de antioxidantes e apesar de possuírem um alto teor de gordura, as nozes possuem os melhores tipos de gordura que são a monoinsaturada ou poliinsaturada. Este tipo de gordura ajuda a combater o colesterol (LDL) e se você consumi-las regularmente, estará diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Mas qual será a quantidade certa?

Um dos problemas que eu tenho com as nozes é de saber qual é a quantidade ideal, e sempre quando eu vejo uma matéria sobre este alimento a quantidade sugerida é a de um punhado.  O único problema é que eu sou um cara grande (1,83m) e o meu punhado cabe muita noz, principalmente quando estou com fome.

Depois de muito pesquisar na net, eu acabei encontrando em diversas matérias que a quantidade ideal é de 28 gramas, porém eu não tinha a minima ideia de quantas nozes cabem em 28 gramas.  Para saber a quantidade certa de nozes que cabe em 28 gramas eu achei um site bem interessante que se chama Nutrion Data e lá eu acabei encontrando a informação que eu queria e acabei montando uma pequena tabela com as principais informações de algumas nozes.

Tabelas

nozes-valor-nutricional1

castanha-do-para-valor-nutricional1

castanha-de-caju-valor-nutricional1

amendoas-valor-nutricional1

Tenha em mente que este quadro é um valor aproximado pois as nozes podem variar de peso.

Comer é prazeroso para você?

Thursday, October 23rd, 2008

Imagem SXC

Pesquisas recentes demonstraram que muitas pessoas acima do peso ideal não tem prazer em comer doces e comidas gordurosas. Aliás, têm menos prazer do que pessoas magras. Como resultado, os obesos comem mais destes alimentos menos saudáveis justamente procurando satisfação. Em geral, mulheres com menos receptores de dopamina no cérebro tendem a comer mais justamente para provocar uma resposta de prazer, enquanto aquelas mulheres com mais receptores de dopamina no cérebro podem sentir prazer comendo menos.

O ato de comer deve ser agradável, mas não ao ponto de ir acima das necessidades diárias do seu corpo.

Uma recomendação boa para quem está tentando emagrecer é de levar mais tempo nas refeições – deitar seu garfo entre cada “bocada”, mastigar lentamente e realmente procurar sentir o gosto e o prazer em comer. Quando tomamos mais tempo para comer, o corpo sente o gosto dos alimentos, e você descobrirá que necessita menos quantidade.

Fonte: that’s fit

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